Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Campo Elétrico

 

19/11/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• As linhas vetoriais de um campo elétrico; • Como uma carga elétrica reage ao ser colocada num campo elétrico.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Interação entre cargas; • Campo Elétrico.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula conceitual;
- aula interativa.

O professor deve levar os alunos para o laboratório de informática, solicitando-os que se sentem em duplas ou em trios. Feito isto, peça para os alunos explorarem o seguinte recurso:

 

O recurso postado acima será muito útil para que os alunos consigam entender como são as Linhas de um Campo Elétrico produzido por uma Carga Elétrica ou um Campo Externo. Quando uma Carga Elétrica de prova está sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra, está sujeita a um campo elétrico devido a uma outra Carga Elétrica ou um Campo Elétrico Externo.
Na tela principal do recurso, como mostrada na figura abaixo, há um quadro grande em azul, onde será o lugar que o aluno deverá colocar os valores das cargas elétricas e, assim, verificar como o campo se orienta. Para adicionar o valor da carga elétrica o aluno deverá usar o botão “adicionar”, encontrado na parte inferior do recurso. Contudo, antes de adicionar o valor da carga, o aluno deverá escolher a intensidade da carga elétrica e da massa, clicando em “Propriedades”, encontrado também na parte inferior do recurso.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1099/imagens/eletrico.JPG

Clicando no botão “Propriedade” o aluno verá a seguinte tela:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1099/imagens/eletrico2.JPG


Na citada tela o aluno escolhe o valor da Carga Elétrica e o valor da Massa da Carga Elétrica. Após isto, o aluno deve adicionar uma carga ao Campo Elétrico, clicando em adicionar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1099/imagens/eletrico3.JPG

Podemos ver que agora se encontra uma carga no centro do quadro azul e as linhas do campo elétrico (representadas por setas) direcionadas para ela; nas cargas negativas as linhas de campo são direcionadas à ela; já nas positivas as linhas saem delas. Podemos acrescentar também mais de uma carga como é demonstrado no quadro abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1099/imagens/eletrico4.JPG

Agora vemos duas (2) cargas, uma positiva e outra negativa. Como podemos deduzir pelas linhas do campo elétrico, negativa – as linhas deste campo  entram; positivas – as linhas deste campo saem.
Peça para os alunos adicionarem pelo menos duas (2) cargas e após estas serem adicionadas, solicite que eles apertem o botão “Iniciar” e observe o resultado. Eles enxergarão as cargas se movimentando, devido ao Campo Elétrico.
Os alunos também poderão provocar um Campo Elétrico Externo, que podem ser linhas de força provenientes de outra partícula ou um Campo Elétrico encontrado fora da caixa, para que este venha a interferir no campo do quadro azul, como é demonstrado abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1099/imagens/eletrico5.JPG

Veja que o campo externo está direcionado para baixo e a carga elétrica colocada no centro é negativa (ela está atraindo as linhas).
Faça com que os alunos explorem todas as ferramentas do recurso, pois isto possibilita a compreensão das linhas do campo elétrico. Ressaltamos que, em geral, muitos alunos não conseguem compreender como uma carga Elétrica consegue atrair ou repelir uma outra. Este recurso potencializa esta compreensão, pois facilita a visualização desses fenômenos do campo elétrico.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Campo elétrico Animação/simulação
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_T01.asp http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_14.asp
Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na participação da aula e na exploração do recurso.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARCELO BARBOSA VIANA, ESC.MUL.PROF.RAIMUNDO GONCALVES NOGUEIRA , Amazonas - dijo:
    anaiv.olecram@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pelo trabalho....fiz o teste e aprovei!!! Espero que meus alunos gostem também.... Thanks


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.