21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O que vê?
A maioria das coisas que nos cercam, foram pensadas milimetricamente por mentes brilhantes. A determinação do que é belo e harmônico surge quase que de forma natural nas mentes humanas
Professor,
Iniciar a aula levando o aluno a observar e relatar o que observa pode ser uma interessante estratégia de ensino, pois o levará a construir e reconstruir conceitos científicos a partir do que já conhece.
A Geometria é tida como uma das partes da Matemática. Se formos analisar historicamente, no tempo de Pitágoras, a Matemática era relacionada a quatro áreas do conhecimento, sejam elas: Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
Hoje, comumente a definimos como a parte da Matemática que estuda formas curvas, planas e espaciais, bem como suas superfícies e volumes.
Trabalhe com seus alunos os conceitos dos poliedros e não-poliedros apresente as semelhanças e diferenças no quadro de giz. Um bom método seria selecionar vários livros didáticos (do ensino fundamental e médio) e solicitar para que os alunos em grupo analisem e verifiquem como cada um dos livros apresenta os poliedros.
Após o estudo cada grupo deverá responder as seguintes questões que posteriormente serão apresentadas a toda classe:
Após a apresentação de cada grupo, estabeleça, com os alunos, conceitos para poliedros, não-poliedros, e outras formas que definam.
Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
Atividade 01 - Exploração do Recurso Educacional
Los sólidos platónicos
Os alunos deverão explorar cada sólido apresentado no recurso educacional apresentado acima.
Atividade 02 - Atividade Interativa
Dentre os objetos de aprendizagem disponibilizados no RIVED, o que trata de Geometria apresenta atividades que oportunizam ao aluno a leitura e a análise das formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Os alunos realizarão as atividades 01 e 02 do objeto "Geometria":
Se estiver online clique na imagem para acessar o objeto.
Se estiver offline terá que fazer o download do objeto no endereço http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria.zip, na página do RIVED, na seguinte url: http://rived.proinfo.mec.gov.br
A atividade 03 do objeto "Geometria" propõe que os alunos, em duplas, iniciem nomeando as formas que encontrarem e vendo se uma outra dupla consegue localizá-las na cidade pelas suas dicas. Terá melhor êxito aquela dupla que mais formas geométricas conhecer.
Vamos lá?!?
Individualmente os alunos deverão, registrar em forma de síntese, com ilustrações, em no máximo duas laudas, os traços essenciais de objetos que sejam poliedros e de objetos que não sejam poliedros.
Nome | Tipo |
---|---|
Los sólidos platónicos | Animação/simulação |
Software POLY
Software gratuito que permite construir e explorar poliedros, bem como analisar sua planificação.
Para download acessar: http://www.peda.com/poly/
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/12/2014
Cinco estrelasBom trabalho, bem apresentado. Conteúdo importante que foi visto de maneira clara e simples, com certeza foi utilizar em aulas.
31/01/2011
Cinco estrelasMuito Bom Me Ajudou, e Muito Obrigado
28/04/2010
Quatro estrelasFascinante! Comprova que é possível utilizar as tecnologias de informação e comunicação na sala de aula, inclusive no fascinante mundo da Matemática!
28/04/2010
Quatro estrelasMuito interessante, pois valida a ideia de que a interdisciplinaridade abre portas incríveis para instigar o aluno na busca do conhecimento e (re) descobrir o fantástico mundo da Matemática!!!
28/04/2010
Cinco estrelasA sugestão de aula é de grande valia, pois nos faz valer da interdisciplinaridade, buscando novos mecanismos de ensino/aprendizagem capazes de fazer com que o aluno se sinta motivado e instigado a (re) descobrir o fantástico mundo da Matemática!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO! EXCELENTE
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula professora parabéns.
24/03/2010
Três estrelasMuito boa, porém infelismente nossa rede educacional pública é precária e ainda não há tantos recursos para passarmos todos esses conhecimentos, que de certa forma ajudam e muito no processo ensino aprendizagem...PArabéns por sua linda elaboração de aula..
24/03/2010
Quatro estrelasO roteiro da aula está ótimo. Mas, o programa citado Poly não é gratuíto como foi colocado, é Shareware, ou seja tem limitações de uso e período. Portanto, é pago. Outra desvantagem, que está disponível para download apenas para windows e Macintosh. Lembrando que os laboratórios de informática das escola públicas usam o sistema operacional Linux (ubutun, kurumin, linux educacional). Nesse caso o uso do laboratório com o software fica no papel.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula com idéias novas de trabalho incluindo o laborátorio de informatica que é algo que nós professores precisamos nos apropriar. Nós ainda temos dificuldades de trabalharmos nos laboratórios.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa aula>>> criativa e interesante para os alunos
24/03/2010
Quatro estrelasSou professora de Matemática e Geometria no Ensino Fundamental da rede Estadual e gostaria de saber onde posso conseguir o material manipulado pelos alunos no vídeo sobre hexaedros ou o material que posso utilizar para confeccionar os mesmos. Já construir muitos sálidos com eles mas sempre com Duplex mas, não ficou legal como o exibido, principalmente com aqueles cortes. Agradeço antecipadamente