30/11/2009
Analice Cordeiro dos Santos Victor e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Não é necessário conhecimentos prévios para essa aula.
O (A) professor(a) assiste com os alunos a reportagem sobre o modo de vida dos povos primitivos disponível em:
h?v=3qeFdg7G434&feature=related
Depois o(a) professor(a) sugere o registro da reportagem por meio do desenho. Para isso, distribue com as crianças retângulos de cartolina, lápis de cor, hidrocor. Orienta as crianças a registrarem aspectos da moradia, alimentação, vestimentas e alguma descoberta/invenção. Em seguida, organiza as informações numa linha de tempo.
Fonte: Relatório da Prática pedagógica. Turma do 1º ano do EF, 2007.NEI-CAp/UFRN.
Após a leitura de algumas informações pesquisadas e de imagens sobre o surgimento da escrita e da arte rupestre. O Professor (a) mostra imagens de pinturas rupestres do Sítio arqueológico do Lajedo de Soledade, localizado em Apodi/RN e de outros lugares do Brasil, do mundo para os alunos observarem o que está escrito. Em seguida, o(a) professor(a) propõe uma pintura na caverna.
Lajedo de Soledade-Apodi/RN Fonte:www.chaopotiguar.blogspot.com.
Pintura rupestre encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara - Pi/BR
Fonte:http://wikimapia.org/6035647/pt/Parque-Nacional-da-Serra-da-Capivara
Pintura Rupestre da Altamira
Fonte:http://www.ibtimes.com.br/data/articleimgs/273-pinturas-rupestres-da-altamira.jpg
Para isso, solicita que os alunos imaginem situações cotidianas para escrever/desenhar nas paredes da caverna.Na confecção da caverna pode-se usar papelão ou caixas grandes abertas. Os alunos realizam as pinturas com tinta guache e pincel. Depois que a pintura secar os alunos montam a caverna no chão ou usa algum suporte, como exemplo uma mesa. Pode-se fazer as pedras usando papel de embrulho.
Fonte: Relatório da Prática pedagógica. Turma do 1º ano do EF, 2007.NEI-CAp/UFRN.
Em outro momento, pode-se realizar a pintura em pedras pequenas para us ar como encosto de por ta ou objeto de decora ção.
O(A) professor(a) poderá o texto "Desenhar e pintar é escrever? parte do livro Aventura da escrita:História de um desenho que virou letra, da escritora Lia Zatz.
Pinturas rupestres do Lajedo de Soledade-Apodi/RN, disponívell em:
www.natalonline.com/lajedo_de_soledade_apodi/
Fundação do Museu do Homem Americano - pinturas rupestres.
http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp
Origem das pinturas:
Avaliar se o aluno:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2015
Cinco estrelasExcelente!
20/02/2015
Cinco estrelasAdorei tudo que vi! Como é dinâmico e prazeroso trabalhar desta forma com as crianças.
27/09/2010
Cinco estrelasParabéns! Muito criativa a sua aula, deve ter sido uma experiência fantástica realizá-la.