Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HISTÓRIA DA ESCRITA: descobrindo as letras.

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Compreender o processo da evolução da escrita.

  Conhecer diferentes tipos de alfabeto e letras.

  Conhecer os suportes da escrita.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem e evolução da escrita. Tipos de alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

 1º MOMENTO-Conhecendo tipos de letras e alfabetos.

 O(A) professor(a) faz a leitura do livro A História da Escrita de Ruth Rocha. Depois inicia um diálogo com as crianças e retoma as informações sobre as fases da escrita, pontuando como aconteceu o surgimento das letras e alfabetos em algumas civilizações na antiguidade. Apresenta imagens dos alfabetos para as crianças observarem como era as letras, mostrando a evolução no traçado das letras e o seu significado.

undefined

Fonte das imagens dos tipos de alfabetos:

Hieróglifos cursivos no Papiro de Ani (Livro dos Mortos):hieroglifos.com.sapo.pt/

Alfabeto grego:www.profwillian.com/_diversos/alfa_grego.asp

 Alfabeto sumérico: www.weisetraducoes.com.br/origem.html

Alfabeto romano:www.radames.manosso.nom.br/gramatica/romanaalfabeto.htm

Alfabeto japonês:  elpaisdelsolnaciente.wordpress.com/.../

Alfabeto chines: cotidianosantanaemfoco.wordpress.com/.../

O(A) professor(a) deverá apresenta também imagens dos alfabetos que as pessoas com deficiência visual e auditiva usam, para as crianças observarem como é a organização das letras e a forma de escrita.

Alfabeto Braile. Fonte:jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/edicao13/braille.htm

 

undefined

2º MOMENTO - Oficinas

Após leitura dos textos s obre a evolução da esc rita e dos alfabetos, o professor propõe uma oficina de diferentes escritas  para possibilitar às crianças pensar em o que distingue as escritas, por exemplo, a escrita que elas us am da escrita dos greg os. Essas atividades serão realizadas durante a semana.

ESCRITA EM ARGILA.

Para essa atividade o(a) professor(a) deverá providenciar argila, palitos de churrasco, potes com água e flanela. Ele propõe para cada grupo o registro da escrita de um texto criado a partir da leitura dos pictogramas e/ou hieróglifos.  Esse texto deverá ser escrito antes pelas duplas, no papel, com o palito as crianças desenham e escrevem em placas de argila. 

ESCRITA EM PAPEL RECICLADO

O(A) professor(a) inicia um diálogo com as crianças para retomar as informações sobre as fases da escrita, apresenta o alfabeto dos povos do oriente, mostrando o tipo de escrita usando em alguns países. Além disso, comunica a importância da descoberta do papel pelos chineses mais a invenção da imprensa para a propagação da escrita. O(A) professor(a) propõe a confecção de papel reciclado e pintura como atividade de arte.

Para o papel reciclado o professor deverá providenciar os seguintes materiais: restos de papeis, água, telas de papel reciclado, liquidificador, cola branca, tinta guache, flanelas e bacia grande. As crianças picam o papel e deixam de molho por 1 hora. Depois colocam porções do papel, água, cola, a tinta na cor da preferência do grupo no liquidificador e bate aos poucos. Em seguida, colocam na bacia a massa do papel e mais água, tendo o cuidado de não deixar a massa muito fina nem muito grossa. Com a tela retiram um pouco da massa do papel reciclado, põem a flanela por cima apertando a massa para escorrer bem a água e dar forma ao papel. Levam a tela para secar ao sol. Depois que o papel secar, as crianças irão fazer algum registro da escrita dos chineses ou japoneses, usando caneta hidrocor.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5B - 2007. NEI-CAP/UFRN.

SUGESTÃO DE VÍDEO SOBRE COMO FAZER PAPEL RECICLADO

www.sonholilas.com.br/2009/08/17/video-como-reciclar-papel/

CONFECCIONANDO LETRAS

O(A) professor(a) retoma com os alunos a origem do alfabeto romano, que o alfabeto usado no Brasil. Após essa conversa, propõe a confecção de um alfabetário em gesso. Para isso, providencia com antecedência letras vasadas de plástico, gesso em pó, água, pincel e tinta guache. Outra opção é fazer a forma das letras com barbante em cima da mesa para colocar o gesso dentro. Depois que as letras estiverem secas as crianças pintam e colam em fita de cetim fazendo uma faixa com o seu nome. O(A) professor(a) poderá usar outros materiais para fazer as letras como, EVA, papel cartão, lixa, palitos e etc. Essas letras poderão ser utilizadas em outras atividades, tais como: cruzadinha, jogo da velha, jogo da memória, forca.

Recursos Complementares

SUGESTÃO DE LIVROS


O livro da Escrita
. Ruth Rocha.Melhoramentos. 

A história do alfabeto. Luiz Carlos Cagliari.Editora Paulistana.

SUGESTÃO DE SITES SOBRE A HISTÓRIA DA ESCRITA

www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/alfa.html

www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7 

Avaliação

Observar  se o aluno e capaz de:

Relatar oralmente fatos relacionados a evolução da escrita.

Identificar os tipos de alfabetos trabalhados.

Colaborar com o grupo nas atividade coletivas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.