Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Racism (using suffixes)

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso de sufixos que acompanham substantivos, adjetivos e verbos. Além disso, vão poder discutir questões que envolvem o racismo, desenvolvendo uma visão crítica sobre o assunto.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple past tense
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa em sala de aula

- Uso da sala de vídeo (opcional)       

AULA 1
MOTIVAÇÃO:


Mostre aos alunos o vídeo Onde você guarda seu racismo?, encontrado em:
http://www.youtube.com/watch?v=ojg07xOt8CY

http://portaldovoluntario.org.br/photos/0007/4905/113234316639_profile.jpg - acesso em 25/10/09


Observação: no link a seguir você encontra dicas para aprender a baixar vídeos do You Tube
http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php



Após assistir o vídeo, escreva no quadro: Racism


Discuta com os alunos o tema. Pergunte se eles já presenciaram alguma cena de racismo, ou se eles próprios já foram vítimas de racismo.

Peça, então, que os alunos trabalhem em duplas. Eles vão contar um para o outro sobre algum acontecimento de cunho racista que sofreram ou presenciaram. Se alguns deles argumentarem que isso nunca aconteceu, peça que descrevam alguma cena que viram na televisão (filmes ou novelas). Escreva no quadro as perguntas que devem ser feitas:

• Where did it happen?
• When did it happen?
• Who was involved?
• What happened?

AULA 2

Escreva no quadro: RACISM

Comente que o substantivo race se transformou no substantivo racism. Para tal, foi adicionado a ele o sufixo 'ism'.
Explique aos alunos que se acrescentarmos o sufixo 'ism' a substantivos, esse sufixo não altera a classe de palavras a qual pertence o vocábulo modificado. Ou seja, o que era um substantivo, continua a ser um substantivo. Dê alguns exemplos, como:


christian - christianism
alcohol - alcohilism
terror - terrorism

Diga aos alunos que há vários outros sufixos em inglês. Às vezes, um sufixo muda a classe a qual a palavra pertence, ou seja, ela passa de adjetivo para substantivo, por exemplo. Este seria o caso, dentre outros, do sufixo 'ness'. Escreva no quadro:

happy - happiness
sad - sadness

Entregue aos alunos uma folha com um resumo de alguns dos sufixos encontrados em língua inglesa, disponível em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/wordbuilding/suffixes/factsheet1.shtml



Após ler com os alunos, entregue a eles a folha de atividades 1, disponível em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/wordbuilding/suffixes/worksheet1.shtml


A atividade deve ser feita em duplas ou trios.
Chave de resposta:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/wordbuilding/suffixes/worksheet2.shtml



Como atividade extra classe, entregue a folha de atividades 2, disponível em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/wordbuilding/suffixes/worksheet3.shtml


Chave de resposta:
http://www.bbc.co.uk/s killswise/words/spelli ng/wordbuilding/suffixes/worksheet4.shtml



Para inf ormações sobre o uso de sufixos, consulte:
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/askaboutenglish/2009/04/090324_aae_archive_affixes.shtml



Para informações sobre regras ortográficas relacionadas a sufixos, consulte:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/wordbuilding/suffixes/factsheet.shtml




AULA 3

Pergunte aos alunos se sabem quem é o atual presidente dos Estados Unidos.

http://www.ustream.tv/blog/wp-content/uploads/2009/01/obama-official-photo.jpeg - acesso em 25/10/09

Comente que Barack Obama também já foi vítima do racismo. Ele é o primeiro presidente negro a governar os EUA.

Pergunte o que sabem sobre o Presisente Obama. Em seguida escreva no quadro:

1. Where was Obama born?
2. Where are his parents from?
3. What university did he attend?
4. What did he do while working in the Illinois State Senate?
5. Does he have children? How many?

Entregue aos alunos a folha de atividades 3, disponível em:   http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/racism

Os alunos devem trabalhar em duplas para acharem as respostas no texto. Ao corrigir a atividade, peça aos alunos que dêem respostas em inglês.
Em seguida, peça aos alunos que façam a atividade proposta na folha de atividades.

AULAS 4 e 5

Exiba o filme Crash, vencedor de 3 Oscars em 2005, dirigido por Paul Haggins.
O filme apresenta a temática do racismo e conflitos sociais em Los Angeles, EUA. São apresentados variados tipos de racismo: para com negros, latinos, asiáticos, entre outros. Você pode encontrar o título em locadoras de vídeo.

Para mais informações sobre o filme, acesse:

Este é um ótimo filme para trabalhar em sala de aula a questão dos preconceitos - mais especificamente o racismo.
Após a exibição do filme, você pode promover um debate sobre a origem do preconceito e por que ele se permeia na sociedade. Comente também sobre as punições aplicadas aos racistas e como isso acontece.

Os alunos podem, ao final, fazer cartazes com ilustrações com o tema Racism.

http://www.embracebc.ca/images/together.jpg - acesso em 25/10/2009

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário Português-Inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

A avaliação deve se basear, principalmente, na produção escrita dos alunos. É importante notar se os alunos conseguem distinguir palavras com e sem sufixos. No caso das palavras com sufixos, é interessante que os alunos saibam dizer a que classe de palavras o vocábulo passa a pertencer após a sufixação.  

Promova uma atividade final oral com os alunos como uma outra forma de avaliação: você pode dividir a turma em duas equipes e dizer palavras sufixadas para que cada equipe dê a palavra-raiz certa ou você pode dar a raiz e pedir a eles uma palavra sufixada a partir da que você disse. Avalei o conhecimento lexical e o desempenho oral dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.