24/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Aula 1
Caro professor (a), o presente plano de aula estrutura-se nas seguintes etapas:
É muito importante esclarecer a temática das mudanças climáticas e fazer com que seus alunos realmente tenham um posicionamento sobre os fenômenos que ocorrem no mundo contemporâneo.
Inicie sua aula citando que o termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas.
Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na atividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da atividade humana. É aqui que o presente plano de aula se foca, na questão de como o homem altera os regimes climáticos.
Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da ação humana e por isso deve-se ter em mente que tipo de mudança climática se está referindo.
Para saber mais, veja:
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais
Trabalhe essa temática inicial com seus alunos apresentando a seguinte animação:
Na sequência trabalhe com seus alunos o entendimento da questão do efeito estufa, mostrando que ele é natural e que sem ele a vida na terra estaria prejudicada.
A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d’água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade.
Apresente o vídeo "Efeito Estufa. Trabalhe a temática com seus alunos. Para finalizar solicite que cada um traga na aula seguinte um desenho explicando o que entende sobre o efeito estufa.
Aula 02
Inicie sua aula recordando com seus alunos o que foi trabalhado na aula anterior. Solicite a explicação dos desenhos feitos. Lembre-os que esse é um fenômeno natural hoje está acelerado. Desde a revolução industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos. As florestas, grandes depósitos de carbono, começaram a ser destruídas e queimadas cada vez mais rápido. Com isso, imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases começaram a ser despejadas na atmosfera, tornando a camada que retém o calor mais espessa. Isso intensifica o efeito estufa. E nosso planeta, agora, já mostra sinais de febre. Por isso, o aquecimento do planeta é o maior desafio ambiental do século 21.
Parece pouco, mas nos últimos cem anos a Terra ficou 0,7º C mais quente. Como consequência já se percebe alterações climáticas em todo o planeta como derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, furacões mais intensos, enchentes e secas cada vez mais fortes.
Para se ter uma idéia, se a temperatura aumentar mais que 2º C acima dos níveis pré revolução industrial, teremos riscos de extinção em massa, colapso dos ecossistemas, falta de alimentos, escassez de água e grandes prejuízos econômicos.
Essa aparente pequena mudança tem grandes efeitos no Brasil e no Mundo.
Visite o link e conheça aguns impactos no Brasil e no Mundo: p2-raw.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/entenda/impactos#
Diante do que foi exposto, trabalhe com seus aluno a perspectiva de futuro. Convide-os a tecerem alguns cenários futuros. Os seguintes materiais podem ajudar:
O que você pode fazer?
Esse é o momento de trazer a temática mundial para a esfera local. Fazer os alunos perceberem que o global se reflete no local e vice-versa. Proponha seus alunos pensarem: o que eles podem realmente fazer para superar essa difícil realidade?
Aqui vão algumas sugestões:
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Abertura | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa | Animação/simulação |
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/09/2014
Cinco estrelasSimplesmente adorei essa proposta. Parabéns!
23/11/2010
Quatro estrelasBom Dia! Esta aula , foi bastante rica pois tás consigo varias questões a se trabalhar essas mudanças globais , mesmo com tanta destruição o próprio homem ele pode ser se quiser o herói desse subsidio que é o meio ambiente , basta colocar a mão na consciência.
11/08/2010
Cinco estrelasAchei muito bem feito e interessante. Utilizarei como meu alunos do ensino médio para um plano de ação sobre as mudanças climáticas.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima maneira de apresentar o tema aos alunos para que possam despertar interesse pelo assunto e em controlar o efeito da ação humana na alteração dos climas, através de mudanças nas ações pessoais. Outro aspecto positivo nessas sugestões é o uso do recurso das mídias que ajuda a fixar e esclarecer melhor o assunto.
24/03/2010
Cinco estrelasCaro professor essa forma de trabalhar as mundanças climáticas é maravilhosa facilitando assim a compreensão do assunto.
24/03/2010
Cinco estrelasCaro autor as propostas de estudo baseada em fatos reais e, sua proposta de atividade são comtextualizadas e pode despertar nos alunos mais vontade de aprender
24/03/2010
Cinco estrelasCaro professor, parabenizo-lhe por essas metodologias a serem trabalhadas nessa aula que tem como tema um assunto tão importante a ser discutidos com nossos alunos. E dessa maneira, concerteza haverá uma melhor compreensão.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente é o trabalho de planejamento quando fazemos com dedicação. Mais ainda, quando podemos compartilhar com outros o nosso conhecimento. Sem contar que nem te conheço mas pelas mídias podemos fazer esse comentário.