Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criações de animais: estimação, produção de alimentos, visitação, estudo e preservação

 

12/01/2009

Autor y Coautor(es)
karina ferreira sales
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Identificar a relação do homem com os animais. · Identificar espécies de animais e classifica-las. · Diferenciar os papeis que os animais ocupam na cultura Brasileira. · Compreender o conceito de extinção e preservação. · Relacionar os principais animais em risco de extinção. · Apreciar e respeitar a natureza.
Duração das atividades
De cinco a seis aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Seres vivos · Meio ambiente
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos


· Animais em extinção
· Relação homem-animal
· Fauna
· Importância dos animais e do meio ambiente
· Preservação do meio ambiente e da fauna

 

 

Aula

Primeira aula: Introduzir o assunto fazendo perguntas:

· Quais os animais vocês conhecem?
· Quem tem um animal de estimação?
· Qual animal? E as principais características dele?
· Vocês sabem de outros animais que as pessoas criam?
· Podemos criar animais para nossa alimentação? Quais?
· Alem de alimento e companhia que outros papeis os animais podem ocupar na nossa sociedade?

Discutir com eles sobre o papel que os animais ocupam na nossa cultura e mostrar para eles que em outras culturas como a Chinesa e a Indiana que tem formas diferentes de ver os cães e a vaca.
Mostrar para eles que os animais nos ajudam em varias atividades, como os cavalos e outros eqüinos, que nos transportam e fazem o transporte de varias coisas, as ovelhas que alem de fazer parte da nossa alimentação também produzem lã com a qual produzimos roupas e outros utensílios e mais recentemente os cães que alem de proteção e companhia passaram a ter um papel muito importante ser os olhos dos deficientes visuais “cães guia”.
No final dessa aula pedir que os alunos façam uma pesquisa e tragam figuras e informações sobre criações de animais e animais selvagens.

Segunda e terceira aulas: Com as pesquisas em mãos, pedir que eles separem os animais em duas categorias: os que são domesticados (criados pelo homem) e os selvagens, e em seguida que circulem pela sala para verem os animais que os outros coleguinhas trouxeram e como cada um fez a classificação.
Perguntar para os alunos:

· O que é fauna?
· Quais os animais fazem parte da fauna Brasileira?
· Dos animais que foram pesquisados por vocês quais fazem parte da fauna brasileira? Vocês sabem de onde são os outros?

Pedir que desenhem os animais da fauna brasileira que mais gostaram.
Perguntar:
· O que é extinção?
· O que é preservação?

Discutir sobre a importância da fauna e do meio ambiente como um todo para a conservação da vida humana e do planeta.
Perguntar:
· Porque devemos preservar a fauna?
· Como podemos preservar o meio ambiente?
· O que pode ser feito para proteger os animais?
· Como podemos conviver com os animais sem prejudica-los?

Dividir os alunos em grupos e produzir junto com eles álbuns sobre os animais pesquisados com as informações discutidas em sala.
Juntamente com as outras turmas da escola produzir uma campanha de preservação do meio ambiente e da fauna brasileira.
Produzir com a turma jogos com os animais pesquisados
Jogo da memória, dominó e quis.
Com os quais os alunos podem se divertir durante o resto do ano.

Quarta aula: Levar a turma a um passeio ao zoológico
Durante o passeio perguntar quais animais mantidos ali são originários do Brasil e mostrar de onde vieram os demais animais.
Mostrar que alguns dos animais que vivem no zoológico vieram de apreensões do ibama, animais silvestres que foram capturados, transportados de forma imprópria o que muitas vezes acarreta na morta da grande maioria e os sobreviventes são vendidos no mercado negro para colecionadores e criadores ilegais.
Mostrar para eles que ninguém deve comprar animais silvestres sem autorização do ibama, e que o lugar desses animais e solto em seus habitates.

Quinta aula: Finalização da campanha de preservação do meio ambiente e da fauna .
Com mostra dos cartazes entre as turmas e apresentação de discursos e/ou outras formais de expressão sobre o tema.
Exposição dos álbuns com a classificação dos animais.
Fazer uma competição entre as turmas ou grupos em sala, com um quis sobre a Fauna Brasileira, Preservação Ambiental e Animais em processo de extinção.

Recursos Complementares
Esses recursos podem ser usados como pesquisa previa do professor, pesquisa com os alunos na sala de informática ou dica de pesquisa para os alunos além de entretenimento, pois alguns apresentam jogos. · http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm (pesquisa) · http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm (jogo da memória com animais) · http://www.brazilnature.com/fauna/index.html (zoológico virtual da fauna brasileira) · http://www.lsi.usp.br/~tesuzuki/eco/fauna.html · http://www.girafamania.com.br/americano/materia_fauna_brasil.html · http://www.saudeanimal.com.br/fauna_brasileira.htm · http://www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/index.cfm · http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm · http://www.webciencia.com/14_extincao.htm · http://curiosidades.spaceblog.com.br/62871/Animais-em-Extincao-no-Brasil/
Avaliação
Avaliação · Discussão sobre os temas abordados. (participação) · Campanha para a preservação do meio ambiente e da fauna brasileira. Produção de cartazes, panfletos, jornal, etc. · Montagem dos álbuns com classificação dos animais. · Produção de jogos com animais. · Quis com os grupos ou turmas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.