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O mundo microscópico das Bactérias

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a existência das bactérias, conhecer características de sua estrutura e compreender que relações esses seres têm com o ser humano.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de citologia e química celular. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula


Aula 1

Elabore esse texto sobre a história da Peste Negra, que assolou a humanidade no passado. Registre alguns dados sobre a época e sobre a quantidade de pessoas que morreram através desse flagelo. Não informe, contudo, no texto, qual foi a causa da peste nem sua forma de transmissão.

Informações sobre a peste negra para a produção do texto podem ser encontradas em diversos sítios da internet (ou em livros como o que é sugerido ao final desta aula). Abaixo são sugeridos alguns sítios:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/problematizacao.gif

Inicie a aula lendo esse texto e apresentem, ao final da leitura os seguintes questionamentos:

Mas enfim, qual a ‘cara’ da peste negra? Quem era ela? Quais as conexões fatais que permitiram sua propagação e quase dizimação da espécie humana? Houve outras ‘pestes’ semelhantes na história da humanidade? É possível que ocorra algo semelhante nos dias atuais?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/nolaboratorio.gif
 

No laboratório de informática peça que os alunos explorem o recurso “Bactérias” do Portal do Professor.

O recurso apresenta informações sobre a importância médica e ecológica das bactérias, além de apresentar algumas formas de classificação.

 Bactérias

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/bacterias.jpg

Antes de iniciar a exploração dos recursos, forneça aos alunos um roteiro do que deverão observar durante a navegação. A seguir sugiro algumas questões:

• Quais os problemas causados por bactérias apresentados no recurso?
• Quais os aspectos positivos em relação às bactérias?
• Qual a diferença entre bactérias Gram Positivas e Negativas e o que isso significa?

Dica! – Uma boa parte do recurso apresenta pequenos vídeos que demonstram o processo de preparação de uma lâmina com bactérias – coloração de Gram. Na verdade essa prática é pouco comum com alunos do ensino médio, considerando a precariedade de recursos da maioria das salas de aulas e laboratórios de escolas públicas (quando há). Explore, entretanto, e explique alguns detalhes do vídeo como, por exemplo, a produção de culturas bacterianas e os cuidados com a esterilização do material utilizado.

Apresente, após a exploração do recurso, a seguinte questão:

Teria a peste negra alguma relação com a existência de bactérias? Em caso positivo, como seria a sua transmissão?


Aula 2

Novamente no laboratório de informática peça para os alunos explorarem os seguintes recursos:

Estrutura bacteriana
 Estrutura bacteriana

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/estrutura_bacteria.jpg

Conjugação bacteriana
 Conjugação bacteriana

Solicite que registrem e respondam em seus cadernos as seguintes questões:

• Observando a estrutura bacteriana indique quais são as estruturas ausentes nas bactérias e presentes nas células de outros seres como os animais?
• Qual a vantagem do processo de conjugação bacteriana em relação ao processo de reprodução assexuada?

Discuta as respostas apresentadas.
Professor, neste momento você pode apresentar algumas informações sobre a peste negra, relacionando-as com as informações sobre bactérias estudadas até o momento.

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro-projetor.
www.creativecommons.org.br

Explique, ainda nesta aula, o conceito dos seguintes medicamentos: ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, ANALGÉSICOS, ANTITÉRMICOS.

Questione: qual deles é o mais apropriado para o tratamento de doenças causadas por bactérias?
Lembre os alunos de que é comum a utilização simultânea dos medicamentos mencionados, porém seu uso deve ser sempre feito seguindo orientação médica. Ressalte que é comum as pessoas utilizarem antiinflamatório em processos infecciosos, o que promove diminuição do processo inflamatório, mas não a cura, podendo agravar o problema.

Dica! – Uma atividade interessante pode ser realizada para reforçar o que foi descrito é solicitar que os alunos observem a bula de um medicamento ANTIINFLAMATÓRIO e expliquem a o trecho destacado abaixo, presente na indicação de uso:
MEDICAMENTO X - Indicações: “- no tratamento da dor, da inflamação e da febre que acompanham os processos infecciosos do ouvido, nariz ou garganta como, por exemplo, nas faringoamigdalites e otites, respeitando os princípios terapêuticos gerais que a doença básica deve ser tratada adequadamente.


Para finalizar proponha uma reflexão (para ser apresentada na aula seguinte) sobre as seguintes questões:

• Considerando a existência dos medicamentos de hoje, seria possível o surgimento de uma epidemia como a ocorrida no passado?
• Com a facilidade de transporte no mundo na atualidade a transmissão de doenças em larga escala se torna mais fácil?
• Que medidas o ser humano (ou os países) toma para evitar novas epidemias?


RECURSOS COMPLEMENTARES

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/livros.gif

MARTHO, Gilberto. Pequenos Seres Vivos – Viagem ao mundo dos micróbios Editora Ática, 5ª Ed, São Paulo, 1996

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/sitios.gif
 

Informações complementares e imagens podem ser encontradas nos seguintes endereços:
O texto “Leituras Cruzadas: Pestes, pragas e epidemias” traz informações sobre epidemias de outras épocas e epidemias recentes.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u484.shtml

Aqui estão disponíveis mais informações sobre a Peste Negra.
http://cienciahoje.uol.com.br/3638

Na página da internet sugerida abaixo podem ser encontradas informações a respeito da origem e evolução dos antibióticos.
http://www.medstudents.com.br/historia/fleming/fleming.htm

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1153/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço a existência de seres microscópicos denominados bactérias.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que existem bactérias que têm aspectos positivos e outras com aspectos negativos em relação aos humanos.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo a classificação de bactérias em diferentes tipos conforme sua estrutura e percebo a relação que possuem com o ser humano.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes formas de bactérias. Reconheço o seu papel no ambiente e seus aspectos positivos em relação ao ser humano. Percebo-as como importantes causadoras de doenças e a participação que possuem no desenvolvimento de grandes epidemias como foi a da peste negra.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conjugação bacteriana Animação/simulação
Estrutura bacteriana Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Ao retornar às questões propostas inicialmente o professor observará o grau de compreensão adquirido pelos alunos. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
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Opiniones

  • Rogério Sales, MONSENHOR CATAO PORFIRIO SAMPAIO EEFM , Ceará - dijo:
    sales.rogerio@gmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Aula foi bem elaborada e aborda um assunto ótimo para se trabalhar com biologia. Vale destacar que se levarmos pro lado da interdisciplinalidade podemos utilizala como gancho para uma aula de história.


  • Renato da Rosa Pinheiro, E.M. RAMIZ GALVAO , Rio de Janeiro - dijo:
    renatodarosapinheiro@yaho.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Gostei da aula, mas uma realidade é que muitas escolas não possuem laboratório de infomática.


  • Alline Braga Silva, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - dijo:
    pragasilva@gmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Faltou dizer que as bactérias não são unicamente causadoras de doenças, que, pelo contrário, elas estão envolvidas em uma grande quantidade de processos vitais ao homem e ao planeta.


Sem classificação.
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