Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Reciclagem na Sociedade

 

09/12/2008

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar Reciclagem e a sua utilização/necessidade na Sociedade Humana;
• Compreender e utilizar o significado da teoria dos 3R’s.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tipos de Poluição.
Estratégias e recursos da aula

Recursos educacionais:

  • O jogo da reciclagem:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1158/imagens/Aul_Nov_2_1.jpgJogo da reciclagem

 

 

Aula 1                                            


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de a aula começar acesse o recurso educacional: O jogo da Reciclagem presente no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1158/imagens/Aul_Nov_2_2.jpg


Explore o recurso e crie um atalho no desktop para o seu acesso em todos os computadores do laboratório de informática.
Feito isso, inicie a aula.
Na sala de aula, peça para os alunos citarem produtos que são comprados no supermercado. Escreva pelo menos dez itens em um dos lados do quadro e em seguida pergunte: “Qual desses produtos vira lixo?”, a partir das respostas dos alunos circule os produtos que viram lixo após o consumo. Faça a seguinte pergunta: “Será que podemos reutilizar esse lixo? De que forma?” Haverá inúmeras respostas, e após ouvi-las, faça então um desafio – solicite que eles pesquisem os seguintes tópicos:

  1. Educação Ambiental
  2. Reciclagem

Após isso, explique aos alunos que alguns autores citam a teoria dos 3 R’s quando tratam do assunto resíduo:


O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos.
O segundo R significa Reutilizar o resíduo.
O terceiro R significa Reciclar o resíduo.


Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto). Peça para que cada dupla inicie o jogo da reciclagem, diga que existe um atalho na área de trabalho dos computadores.

Após isso, peça para a turma fazer um círculo e discuta novamente o assunto (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicite a participação de todos e incentive-os a responder tais questões. Essa discussão deve durar, no máximo, 10 minutos.

 

Aula 2                                             

Na sala de aula, inicie uma discussão do assunto da aula passada e colocando como pergunta inicial: O que podemos reciclar do nosso lixo? O que podemos fazer? É possível fazer algo sobre esse assunto?
Após a discussão desse assunto, anote algumas respostas no quadro como: a)podemos realizar um programa de reciclagem na escola; b)podemos produzir um objeto reciclado; etc.

No laboratório de informática, peça para que os alunos mantenham as mesmas duplas da aula anterior. Solicite que cada grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre as soluções obtidas em sala de aula. Para um maior aprofundamento do mesmo, você pode sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “reciclagem” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto). Você, professor(a), pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos. Grave o produto do grupo e o imprima e o apresente para os outros alunos.

Atividades complementares:

  1. Você pode discutir o que o Governo Brasileiro, o seu governo estadual/municipal/distrital e o que você estão fazendo para aumentar a reciclagem na sua cidade;
  2. Propor que os alunos façam uma campanha de reciclagem na sua escola/cidade/município. Inclusive, (por meio de uma campanha na comunidade escolar e/ou, na reunião de pais, cada turma irá conscientizar os pais da turma ao lado sobre esta questão e/ou outra atividade social);
  3. Propor aos alunos que confeccionem produtos reciclados e que eles os exponham na reunião de pais/mestres em stands, incluindo um pequeno manual que explique como o produto reciclado foi feito (optativo).
  4. Ensinar os alunos a manipular um programa de criação de homepages (por exemplo, dreamweaver ou o pagemaker) de forma que cada turma monte uma homepage sobre a exposição na escola no site da escola (optativo).

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da reciclagem Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira:
1. Discussão sobre o assunto na turma;
2. O grupo responder as questões propostas no recurso digital;
3. Elaboração de um cartaz/folder no computador sobre o assunto pelos alunos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • eunicesilva, escola municipal alexandre martins , Minas Gerais - dijo:
    eunicesilva22@yahoo.com.br

    17/07/2015

    Cinco estrelas

    posso trabalhar essa atividade com meus alunos numa sala de recurso?


  • Abadia Gonçalves da Silva, Escola Municipal Estrelinha do norte , Mato Grosso - dijo:
    abadiaescola@hotmail.com

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei do plano de aula: É criativo e com informações, no qual posso trabalhar com meus alunos cientificamente.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.