09/12/2008
Cláudio Ernesto Sebata
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Recursos educacionais:
Aula 1
Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de a aula começar acesse o recurso educacional: O jogo da Reciclagem presente no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf
Explore o recurso e crie um atalho no desktop para o seu acesso em todos os computadores do laboratório de informática.
Feito isso, inicie a aula.
Na sala de aula, peça para os alunos citarem produtos que são comprados no supermercado. Escreva pelo menos dez itens em um dos lados do quadro e em seguida pergunte: “Qual desses produtos vira lixo?”, a partir das respostas dos alunos circule os produtos que viram lixo após o consumo. Faça a seguinte pergunta: “Será que podemos reutilizar esse lixo? De que forma?” Haverá inúmeras respostas, e após ouvi-las, faça então um desafio – solicite que eles pesquisem os seguintes tópicos:
Após isso, explique aos alunos que alguns autores citam a teoria dos 3 R’s quando tratam do assunto resíduo:
O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos.
O segundo R significa Reutilizar o resíduo.
O terceiro R significa Reciclar o resíduo.
Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto). Peça para que cada dupla inicie o jogo da reciclagem, diga que existe um atalho na área de trabalho dos computadores.
Após isso, peça para a turma fazer um círculo e discuta novamente o assunto (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicite a participação de todos e incentive-os a responder tais questões. Essa discussão deve durar, no máximo, 10 minutos.
Aula 2
Na sala de aula, inicie uma discussão do assunto da aula passada e colocando como pergunta inicial: O que podemos reciclar do nosso lixo? O que podemos fazer? É possível fazer algo sobre esse assunto?
Após a discussão desse assunto, anote algumas respostas no quadro como: a)podemos realizar um programa de reciclagem na escola; b)podemos produzir um objeto reciclado; etc.
No laboratório de informática, peça para que os alunos mantenham as mesmas duplas da aula anterior. Solicite que cada grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre as soluções obtidas em sala de aula. Para um maior aprofundamento do mesmo, você pode sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “reciclagem” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto). Você, professor(a), pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos. Grave o produto do grupo e o imprima e o apresente para os outros alunos.
Atividades complementares:
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da reciclagem | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/07/2015
Cinco estrelasposso trabalhar essa atividade com meus alunos numa sala de recurso?
28/08/2013
Cinco estrelasGostei do plano de aula: É criativo e com informações, no qual posso trabalhar com meus alunos cientificamente.