Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vida nas cidades

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A vida na cidade vem sendo marcada pelo consumismo, pela degradação ambiental, concentração populacional marcada pela divisão de classes gerada pelo capitalismo. Diante das discussões desses temas pretende-se que o estudante tenha consciência da situação em que se encontra, identificando o seu contexto social e estabelecendo ações para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de capitalismo e classes sociais.
Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/esquema_aula.jpg

Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel sobre a Metodologia da Problematização.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/observacao.jpg

 
Iniciar a aula com um diálogo com a turma reconstruindo a história das origens da turma, isto é, procurando levá-los a lembrar ou mesmo a pesquisar de onde vieram seus pais, avós, ancestrais, onde moravam: na área urbana, suburbana ou rural. Construir com a turma um perfil geral. Fazer o registro das discussões, solicitando ajuda de um dos estudantes, como relator.
 

Solicitar à turma que entreviste seus antepassados ou pessoas que conhecem a história de sua família, no sentido de reconstruir a trajetória de vida familiar. Sugerimos as seguintes questões:

  • Qual a origem de seus familiares? De onde vieram? De que país ou eram todos brasileiros?
  • Seus antepassados moravam em que lugar?
  • Como era a vida naquela época? Existiam os mesmos recursos que hoje?
  • Que tipo de atividade produtiva predomina entre eles?
  • Como era a qualidade de vida?
  • Existia um cuidado com as questões ambientais? Existia poluição como hoje?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/problematizando.jpg

Serão levantados vários dados que serão apresentados na próxima aula. Solicite que os estudantes relatem sua pesquisa, primeiro em grupos de 4 a 5 alunos, façam uma síntese dos principais dados levantados. Os grupos apresentam seus dados para a turma. De acordo com o tempo disponível para as aulas propostas para este tema, analisar com a turma se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/pontos-chave.jpg

Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte: a vida na cidade vem sendo marcada pelo consumismo, pela degradação ambiental, concentração populacional marcada pela divisão de classes gerada pelo capitalismo.

  • Quais as suas possíveis causas? Será que somos determinados pelo capitalismo ou escolhemos nosso destino?
  • Quais seus possíveis determinantes contextuais?
  • Quais seus componentes e seus desdobramentos? Como nossa atitude interfere na sociedade em que vivemos?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/teorizacao.jpg

Diante das hipóteses levantadas com a turma, vamos solicitar novamente que o relator da turma faça o registro das preocupações iniciais, dos conhecimentos que a turma possui sobre o tema (senso comum).
Com base nestes dados vamos pesquisar quais são as teorias sociológicas que explicam as questões levantadas.
 

 

Atividade 1:

 

Vamos assistir a animação disponível para download no Portal do MEC sobre as Mudanças Ambientais Globais, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html

Mudanças Ambientais Globais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/muda_global.jpg
Tela da animação: Mudanças Ambientais Globais

A animação está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de links para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/7.jpg

Imagem das principais telas da animação

 

Vamos discutir os seguintes conceitos:


a) O que são mudanças climáticas antropogênicas e a que estão associadas?
b) Quando iniciou um grande aumento de poluentes no planeta?
c) Quais os efeitos das mudanças climáticas na vida do homem e nos ecossistemas?
d) Qual a influência do consumismo na vida do cidadão brasileiro? Como isto interfere na degradação ambiental, concentração populacional e divisão de classes.
e) Vamos relacionar o modo de vida de nossos antepassados com a sociedade atual?
f) A vida na cidade gera mais doenças que a vida no campo? Ou... A vida nas cidades hoje gera mais doenças do que em tempos anteriores? Que doenças são essas?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/aprofundando.jpg

 
Atividade 2:

 

 

Sugestão de temas para serem discutidos com a turma:

  • Modo de produção capitalista e as relações sociais.
  • Processo de urbanização e concentração populacional.
  • Mercado consumidor e classes sociais.
  • O problema ambiental e a qualidade de vida nas cidades.
  • O papel do ser humano na construção social de sua comunidade.

 


Atividade 3:

 

 

Sugestão de atividade complementar para aprofundar o tema O Trabalho nas diferentes sociedades, através da Webquest criada por Sergio Kakucsi Pires, disponível no site da Escolabr em http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 onde busca pesquisar como se davam as relações de trabalho, desde as sociedades mais antigas até os dias atuais. 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/8wq.jpg

Imagem da Webquest

Sugerimos que os estudantes estabeleçam relações entre o trabalho de seus antepassados com os contextos apresentados na webquest, compreendendo de forma o modo de produção capitalista vem determinando o modo de vida nas cidades e na comunidade em que vive.

Sugestão de recursos

Áudio do Portal do MEC: Cidades Educadoras

  • Cidades educadoras: Episódio do programa Escola Brasil que apresenta o projeto "cidades educadoras", que propicia ao aluno a aprendizagem ligada à realidade. Estimula a valorização do idoso, com exemplos de inserção dos mesmos no meio escolar. Além de descrever a cultura, as características, a extensão, a fauna, as lendas e a musicalidade da região amazônica. Discorre também sobre projeto de educação temática da escola "Jardim Iguatemi", em São Paulo que desenvolve os conteúdos programáticos de forma temática


Indicação de Livro: Cidade Educadora

  • Título: Livro - Cidade Educadora
  • Subtítulo: Princípios e experiências
  • Autor: Moacir Gadotti, Paulo Roberto Padilha, Alicia Cabezudo
  • Editora: Cortez Editora
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8524910143
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 159

Indicação de site: Cidade Educadora

  • Endereço: http://www.cidadeeducadora.com.br/
  • Descrição: Apresenta o programa Cidade Educadora, que tem por objetivo despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa. Apresenta o programa, a transformação do município, resultados, coleção Cidade Educadora e Galeria de Personagens. Este site tem propostas muito interessantes que poderão ser discutidas com a turma.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/hipoteses.jpg

 

Atividade 4:

 

 

  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos a divisão do quadro de giz em três partes: podem-se colocar no lado esquerdo do quadro de giz, em forma de tópicos as principais idéias levantadas anteriormente pelo relator, registramos no centro do quadro os novos conceitos e no lado direito as alternativas de ações que o estudante pode assumir diante das questões levantadas.
  • Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores.
  • Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais. Parafraseando o conceito de Marx, podemos dizer que o homem transforma o local em que vive: o meio ambiente, as relações sócio-econômicas, a cultura – e ao fazê-lo, transforma a si mesmo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/aplicacao.jpg

 

 

Atividade 5:

 

 

Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no site da escola. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:

 

Aplicação à realidade

  • O que fazer
  • Como fazer, em que condições
  • Com que estratégias
  • Com que recursos
  • Para obter que efeitos
  • Com que finalidade e para beneficiar a quem

Condições objetivas

  • Nível de conhecimento necessário
  • Disponibilidades das pessoas envolvidas
  • Autoridade: poder necessário para intervenção na temática apresentada
  • Uso das estratégias: momento oportuno para efetivarmos nossas ações
  • Grau de comprometimento e consciência social necessários para o sucesso do proposto.

 

Atividade 6:

 

 

Apresentar um texto individual, dissertativo, com argumentos que fundamentem as questões levantadas e proposta de ação junto à comunidade. As propostas serão posteriormente discutidas com a turma e selecionadas para publicação no site da escola.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/autoavalia.jpg

Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/autocidade.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1168/imagens/referencias.jpg


1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
 

2. VIANA, Nildo. A vida nas cidades. In: CIÊNCIA & VIDA. As cidades e as sociedades. Ano 1, n. 1, São Paulo: Editora Escala, s.d. Revista Sociologia Especial.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidades educadoras Áudio
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação
Recursos Complementares
Sugerimos a página da disciplina de Sociologia para o Ensino Médio do portal da educação do Governo do Estado do Paraná no seguinte endereço: http://sociologia.seed.pr.gov.br/
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vera lúcia bizarro dutra, Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão , Rio de Janeiro - dijo:
    verabizarrodutra@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima suas aulas sobre "A vida nas cidades"As aulas sugerem conteúdos ricos e necessários na vida de nossos alunos, para que se tenha um mundo melhor e, é isso que todos nós queremos.Você me pareceu uma professora simpática , alegre e dinâmica. Os recursos que você usou foram interessantes e atraentes. Os alunos devem ter crescido muito com estas atividades. Tomara que eles coloquem em prática e ajudem o nossa sociedade ser preservada e mais humana. A animação foi de boa escolha. Parabéns!


  • vera lúcia bizarro dutra, Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão , Rio de Janeiro - dijo:
    verabizarrodutra@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima suas aulas sobre "A vida nas cidades"As aulas sugerem conteúdos ricos e necessários na vida de nossos alunos, para que se tenha um mundo melhor e, é isso que todos nós queremos.Você me pareceu uma professora simpática , alegre e dinâmica. Os recursos que você usou foram interessantes e atraentes. Os alunos devem ter crescido muito com estas atividades. Tomara que eles coloquem em prática e ajudem o nossa sociedade ser preservada e mais humana. A animação foi de boa escolha. Parabéns!


  • cida, eefm prof paulo freire , Ceará - dijo:
    cidanasc@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei a atividade excelente


  • LISANGELA DA SILVA RIBEIRO, EEB PROF JOSE DUARTE MAGALHAES , Santa Catarina - dijo:
    carlisbren@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE


  • Kely Cristina de Barros Rondon, EE.Mercedes de Paula Sôda , Mato Grosso - dijo:
    kelyvitorana@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.