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Variações linguísticas

 

21/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Que uma língua sofre muitas interferências;
 que as interferências podem aparecer na comunicação, tanto na pronúncia, quanto morfologia ou na sintaxe;
 que a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social, o grau de formalidade do falante são fatores que possibilitam diferentes linguagens.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Demonstrar habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula

- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.

AULA 1

ATIVIDADE 1


Como forma de motivação para o estudo do tema "variações linguísticas, o professor levará para a sala cópias do texto O poeta da roça de Patativa do Assaré, um grande poeta popular nordestino. Foi um poeta analfabeto (sua filha é quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa.

O Poeta da Roça

Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío.

Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.

Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.
(...)

Depois de lido o texto acima, os alunos deverão responder às perguntas abaixo:

  • Vocês acreditam que a forma de falar e de escrever comprometeu a emoção transmitida por essa poesia?
  • Reescrevam-na em língua padrão.
  • Qual dos textos lhes pareceu mais interessante?

ATIVIDADE 2

Levar os alunos ao laboratório para pesquisarem sobre variantes linguísticas. Para esta atividade, o professor deverá orientá-los a ler sobre o asssunto nos sites:

http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/variantes.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica)


http://www.youtube.com/watch?v=iBHMajeluNg&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=_uivcX6Wyis&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=VCJEE43Dzkc

Importante: Professor, ao realizarem os exercícios abaixo, os alunos tomarão consciência de alguns problemas que eles têm em relação à língua coloquial versus língua padrão.

AULA 2

ATIVIDADE 1

1. Leiam o quadrinho abaixo, identifiquem as marcas de língua coloquial e escrevam abaixo o correspondente em língua padrão.


ATIVIDADE 2

 Acrescentem três exemplos aos usos da língua coloquial/padrão.
1- Uso de “r” pelo “l” em final de sílaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco; ___________________________________________________________
2- Alternância de “lh” e “i”: muié/mulher; véio/velho; _____________________________________________________________________________________________
3- Tendência a tornar paroxí ton a s as palavras proparoxít onas: arve/árvor e; figo/fígado; _________________________________________________________________
4- Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe; ________________________________________________________________________________________________
5- Simplificação da concordância: as menina/as meninas;__________________________________________________________________________________________
6- Ausência de concordância verbal quando o sujeito vem depois do verbo: “Chegou” duas moças; _______________________________________________________

7- Uso do pronome pessoal tônico em função de objeto (e não só de sujeito ): Nós pegamos “ele” na hora; _________________________________________________
8- Assimilação do “ndo” em “no”( falano/falando) ou do “mb” em “m” (tamém/também);________________________________________________________________
9- Desnasalização das vogais postônicas: home/homem; _________________________________________________________________________________________
10- Redução do “e” ou “o” átonos: ovu/ovo; bebi/bebe;___________________________________________________________________________________________
11- Redução do “r” do infinitivo ou de substantivos em “or”: amá/amar; amô/amor; ___________________________________________________________________
12- Simplificação da conjugação verbal: eu amo, você ama, nós ama, eles ama; ______________________________________________________________________

AULA 3

ATIVIDADE 1

Leiam agora um poema escrito por um intelectual e poeta brasileiro, Oswald de Andrade, que, já em 1922, enfatizou a busca por uma "língua brasileira",

na sequência, reescrevam o poema em língua padrão.

Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.

Importante: O professor deverá saber que a variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.

ATIVIDADE 2

  • Definam e deem exemplos de gírias que são muito utilizadas pelos jovens na atualidade. 
  • Você percebe diferença entre a linguagem dos jovens e dos adultos? E entre a linguagem das meninas e dos meninos. Explique o porquê dessa diferença e comprove com exemplos. Você poderá acessar os sites acima novamente para ajudá-lo na pesquisa.

AULA 4


ATIVIDADE

 
Essa aula será reservada para a apresentação dos grupos para a turma e entrega do trabalho para avaliação. O professor deverá propor que os alunos se separem em grupos e pedir a eles que escolham um aluno do grupo para representá-los, apresentando para a turma as respostas que deram a cada atividade proposta nas quatro aulas. Ao longo das apresentações, o professor deverá tirar as dúvidas que, por ventura, poderão aparecer.
Avaliação
A avaliação será individual-processual e o trabalho em grupo será também avaliado com base na observação da participação dos alunos.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/13 - 46,15%
  • Quatro estrelas 5/13 - 38,46%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 1/13 - 7,69%
  • Uma estrela 1/13 - 7,69%

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Opiniones

  • Sah, Angola - dijo:
    sabrinarchaves@hotmail.com

    01/07/2013

    Cinco estrelas

    Perfect


  • Jacy Barroso, Particular , Pará - dijo:
    jacybarroso@gmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito interressante! Foi de grande valia para meus alunos.


  • Vera lúcia Pereira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - dijo:
    velups2004@yahoo.com.br

    30/04/2012

    Quatro estrelas

    Aulas muito criativas. Abordagem abrangente e criteriosa


  • Marluce Passos de Menezes, ESCOLA MUNICIPAL , Bahia - dijo:
    marlucepmenezes@hotmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI A AULA, VOU USÁ-LA PARA ENFATIZAR A APRENDIZAGEM.PARABÉNS!


  • Simone de Jesus de Oliveira Lopes, EMEF Dom Elizeu Maria Corolli , Pará - dijo:
    moneoliverlopes@gmail.com

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    As aulas são excelentes. Lamento não poder usá-las por completo uma vez que minha escola não dispõe de recursos como laboratório de informática.


  • Débora Cristiany de Fesus Fernandes, Colégio Estadual Heloisa de Fatima Vargas , Goiás - dijo:
    debora18cristiany@gmail.com

    21/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa !!!!!!!!!


  • Adriana, Diretoria de Ensino de Americana , São Paulo - dijo:
    dri_letras@yahoocom.br

    21/02/2012

    Quatro estrelas

    Um bom professor prepara-se antes de ministrar suas aulas. Essa atividade foi muito importante, pois creio ser necessário buscar novidades para nossos alunos. Agradeço pela troca de experiência e me disponho também em ajudar.


  • virginia, EEB Prof. Maria da Glória Pereira , Santa Catarina - dijo:
    vistrehl@hotmail.com

    15/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei das atividades, só achei um pouco repetitiva a atividade nº 3 porque a atividade nº é semelhante. Talvez seja para enfatizar a língua padrão. Um grande abraço e espero por mais atividades semelhantes, irei aplicar esse plano em sala de aula.


  • Sandra, IEE leda Maria Pereira da Silva , Rio Grande do Sul - dijo:
    smara.goncalves@gmail.com

    05/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito boas e de acordo com nossa realidade


  • leiliane, Escola Padre Luiz Cassiano , Pernambuco - dijo:
    leilianealine@hotmail.com

    06/03/2011

    Quatro estrelas

    as são dinamicas e estão dentro da realidade do adolescente, parabéns! espero poder em breve ver mais novidades. Obrigada


  • Adriano, seed , Paraná - dijo:
    trotskypg@hotmail.com

    21/02/2011

    Duas estrelas

    infelizmente ao reescrevermos um texto estamos mantendo o preconceito linguístico.


  • Giselaine, Professora , São Paulo - dijo:
    gisenane@hotmail.com

    27/07/2010

    Uma estrela

    Trabalhar com variações implica reconhecer e respeitar a diferença. Solicitar que os alunos "reescrevam" em língua "padrão" é voltar à estaca zero no que diz respeito à variabilidade e à aceitação das diferenças linguísticas.


  • Betania Oliveira Sousa, EEF padre Vicente , Ceará - dijo:
    bebe_sousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sequencia de atividades. Adoramos trabalhar textos do Poeta Patativa do Assaré.


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