Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância dos polinizadores

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a relação entre plantas e animais Compreender o processo de polinização. Conhecer a importância dos polinizadores.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para visualização dos objetos de aprendizagem 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática para pesquisa. 1 a 2 aulas para exibição do filme 1 aula para realização de atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características das angiospermas. Características dos insetos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, após iniciar o assunto sobre aspectos da reprodução das angiospermas, questione qual é a relação ecológica existente entre plantas angiospermas e animais. Pergunte ainda sobre que animais estão relacionados à reprodução das angiospermas. Após isto, leve seus alunos para o laboratório de informática.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1171/imagens/labinformatica.png
A primeira tarefa é encontrada na Webquest elaborada por Bruna De Pieri e outros autores, disponível no Portal da PUC Minas. Nesta atividade os alunos deverão pesquisar sobre as partes reprodutivas das flores e seus polinizadores. Este recurso está disponível no endereço abaixo. http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-2/2-1/index.html#Tarefa
Após a realização da webquest, mostre aos alunos o recurso do Portal do Professor, a imagem de uma abelha. 

 Melipona marginata

Visualizando a imagem da abelha, levante questionamentos junto aos alunos:
• Que recursos as flores tem para atrair os polinizadores?
• De que forma estes polinizadores realizam a reprodução nas angiospermas?
•O que as abelhas buscam nas flores, e qual a importância das flores para as colméias?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1171/imagens/curiosidades.png
Este recurso traz o vídeo do desabrochar da flor cadáver (Amorphophallus titanum).A flor cadáver é um exemplo interessante de inflorescência que ao se abrir exala um cheiro pútrido, atraindo moscas, suas polinizadoras. 

 Uma Flor-Cadáver Floresce em Brooklyn

Este endereço eletrônico traz belas imagens de gérberas e margaridas. A amplificação das fotos é grande sendo possível visualizar as partes femininas e masculinas destas flores. http://miriamsalles.info/wp/?p=171

 ATIVIDADE 1
Ainda no laboratório de informática acesse a atividade interessante intitulada “Observando os insetos nas flores”,  disponível neste endereço eletrônico:http://www.webbee.org.br/didatico/pg06.htm

Peça que os alunos se organizem em pequenos grupos para pesquisar sobre polinizadores e as adaptações que estes e as plantas possuem. A pesquisa deve conter dados teóricos e de observação. A atividade pode ser feita em grupos de até 3 alunos. O resultado deverá ser registrado por meio de um blog, aberto e mantido por cada grupo. Neste deverá constar o texto final, os locais de pesquisa consultados e as imagens escolhidas pelo grupo para ilustrar seu trabalho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1171/imagens/filmes.png
Exibição do filme “Bee Movie”

.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/02269885970/img/bee_movie_370x270_(1).jpg
Imagem disponível em: http://anayjaimec.blogspot.com/2007/10/jaime-camil-en-bee-movie.html


O filme Bee Movie é uma animação traz a história de uma abelha que não queria ser apenas uma operária. Desejava conhecer o mundo. Ela foge da colméia e interage com uma florista humana. Estas personagens decidem lutar pelos direitos das abelhas, pois entendem que elas são exploradas em sua produção (mel, própolis, etc.) que é comercializada e elas nada recebem com isso. As ações dos protagonistas acabam por desarticular os trabalhos das abelhas nas colméias, e a conseqüência é a morte das plantas com flores e frutos.
Aqui sugerimos que o professor aprofunde os questionamentos acerca da relação planta e polinizadores. De que maneira animais e plantas estão ligados? O que acarretaria a extinção dos polinizadores para determinadas espécies de plantas? Por outro lado, a extinção de uma planta que fornece alimento para seus polinizadores, pode afetá-los? Que ações antrópicas podem ser feitas para viabilizar este equilíbrio ecológico?


Uma atividade interessante e divertida é instruir os alunos a confeccionarem uma história em quadrinhos que mostre a importância das flores e dos polinizadores para o ambiente. Esta atividade deverá ser feita individualmente. Os alunos poderão utilizar desenhos ou recortes. Também é possível fazer a atividade diretamente em um computador. Para isto os alunos deverão pesquisar as imagens que querem usar na história em quadrinhos, ou desenhá-las. Um software disponível para a confecção de histórias em quadrinhos é o “HagaQuê”, distribuído gratuitamente e que pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/. As histórias poderão ser colocadas no blog aberto pelos alunos para a atividade 1, e se for do interesse do professor, poderá fazer uma exposição de todas as histórias em quadrinhos, imprimindo-as e expondo-as nos corredores da escola.
Abaixo alguns sítios que trazem informações sobre o uso das histórias em quadrinhos na educação e do software “HagaQuê”.
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/
http://hagaques.blogspot.com/2007/05/hagqu-construo-de-quadrinhos.html
http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/paper41.pdf


INTERDISCIPLINARIDADE
A confecção da história em quadrinhos pode levar a uma interação com os colegas professores das disciplinas de Artes, que poderá contribuir com a estética e enquadramento das cenas, e de Língua Portuguesa, com o tipo de linguagem e o desenvolvimento do enredo feito pelos alunos.



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1171/imagens/sitios.gif
http://static.publico.clix.pt/borboletasnaweb/ As borboletas também são polinizadoras. Aqui nestes sítios, belas imagens destes animais.
http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=3156 Sítio com notícias sobre incentivo à criação de abelhas.
http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=1573 e http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha8.htm Estes sítios trabalham a hipótese da extinção das abelhas e o perigo de extinção de algumas espécies de abelhas é mencionado em alguns trabalhos científicos.
http://www.ufpe.br/plebeia/arquivos/Encontro%20Abelhas%20RP%20Schlindwein%202000.pdf
Artigo sobre a importância da conservação de abelhas polinizadoras de plantas nativas para a conservação do meio ambiente.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Melipona marginata 4 Imagem
Uma Flor-Cadáver Floresce em Brooklyn Vídeo
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir do acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos, do conteúdo colocado no blog da atividade 1, das contribuições dos alunos nos questionamentos propostos e da história em quadrinhos confeccionada por cada aluno.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 2/3 - 66,67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • eliane, ULBRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    elianegreve@gmail.com

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    A aula está dinâmica, utilizando recursos diferentes, o que torna o conteúdo extremamente atrativo aos nossos alunos... Adorei! Acho que tem tudo que nós professores precisamos para tornar uma aula interessante e produtiva.


  • Jocyel Jeffson Rodrigues de Sousa, PREF MUN DE PEDREIRAS , Maranhão - dijo:
    jocyelsousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito de sua proposta de aula. Já conhecia o filme Bee Movie, mas sua proposta de contrução de quadrinhos e as pesquisas na Web completam a aula. Muito bom.


  • João Perez, ESC EST MARIA ENEDINA MARQUES COSTA , Amapá - dijo:
    jperez@globo.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito legal sua aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.