Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Minha Paisagem: O Cerrado

 

02/07/2009

Autor y Coautor(es)
Luana Bezerra Sarmento
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar elementos que caracterizam o bioma Cerrado; Reconheer a importância do Cerrado como um bioma que abriga um terço das espécies vegetais e animais; Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos ( o cerrado), as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social como, por exemplo, a utilizaçao das plantas, das frutas do cerrado. Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações. Este plano de aula visa assim ao conhecimento e à conscientização dos alunos a respeito da importância da preservação Bioma Cerrado.
Duração das atividades
2 (duas) aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante trabalhar com os alunos quais os conhecimentos que eles já possuem sobre o cerrado, qual a vegetação, os animais do nosso bioma. É interessante perguntar aos alunos se eles já observaram a paisagem local perto de suas casas, nos parques da sua cidade. O que eles podem falar sobre as árvores, como elas são; se eles acham que as pessoas contribuem para a preservação do nosso bioma; o que eles acham que se podem fazer para preservar esse ambiente.
Estratégias e recursos da aula

     A questão ambiental ultimamente tem sido um tema bastante comentado na sociedade. O mundo parece estar tomando conhecimento e em poucas vezes consciência da importância da preservação do meio ambiente. Infelizmente isso só vem acontecendo depois de diversos estudos e até mesmo catástrofes que enunciam que a natureza chora por tanta destruição. Temas como a água, o lixo, a preservação de biomas têm tomado presença em meios de comunicação, livros, artigos. Inseridos nesse contexto todos temos que tomar consciência do nosso papel como cidadãos e responsáveis pelo bem estar de todos. Nesse sentido é importante aumentar os esforços no sentido de educar os alunos para aumentar a consciência ambiental.
     O cerrado é um dos temas de grande importância nessa conscientização ,principalmente para os alunos que habitam no Centro-Oeste, pois está inserido em suas realidades. Há pouco tempo muitas pessoas pensavam que o Cerrado não tinha importância e que era uma área perdida. Hoje muito já se sabe, como: o Cerrado contém um terço da biodiversidade do nosso país,ele é o segundo maior bioma do Brasil ,20 % existe de sua formação original e apenas 2% de todo esse bioma está preservado em reservas ecológicas. Nesse sentido muito tem que ser feito para que o Cerrado não seja extinto, mas não é isso que temos visto. Devastação através da agricultura, lixo em locais inapropriados e poluição das nascentes são alguns dos descasos. Antes do que nunca temos que conscientizar nossos alunos da importância desse bioma para o Brasil e consequentemente para o Mundo.
     Mas será que os alunos estão sendo educados para se tornarem agentes deste processo? Será que a nossa escola está partindo da realidade do aluno e o inserindo como cidadão que pode e deve ajudar nesse contexto? Será que estão sendo educados sobre a importância do Cerrado?

 

1 Aula:

- Fazer uma breve introdução sobre o Cerrado.
- Pedir que os alunos escrevam sobre o que eles sabem, já ouviram falar ou que imaginam sobre o Bioma Cerrado em uma folha de papel ( Falar que não precisa se identificar).Conforme eles forem terminando, deixarem em cima da mesa do professor o que ele escreveram.
- Após toda a turma terminar pedir que voluntários leiam o que está escrito no papel. Durante a leitura gerar o debate sobre o tema: Cerrado. Para isso o professor deve instigar os alunos com perguntas referentes ao tema.
- Fazer pequenas intervenções durante as leituras.
- Para acabar a aula, pedir que os alunos pesquisem em casa curiosidades sobre o Cerrado. (obs: caso a aula seja dupla não precisa ser solicitado este tópico).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/cerrado7.jpg       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/lobo.jpg   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/cerrado1.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/images.jpg  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/cerrado2.jpg  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/cerrado4.jpg  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1173/imagens/arvore.jpg

2 Aula:

O professor fará uma síntese da aula anterior sobre o bioma cerrado , sobre a preservação do cerrado, o que as pessoas podem fazer para contribuir para essa preservação,sanando dúvidas, explicando alguns conceitos referentes ao tema, , comentando sobre a variedade de plantas e animais, ressaltando a importância e preservação da natureza local aproveitando o material que os alunos trouxeram de casa das suas pesquisas sobre curiosidades do cerrado; em seguida passará um vídeo ( Cerrado: o berço das águas) relacionado à paisagem cerrado enfatizando a vegetação e o solo pertinentes a nossa região. Após o vídeo o professor dividirá a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel ,cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo ao filme, descrevendo as paisagens por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza. Montado os painéis, cada grupo falará brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.


 



 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cerrado o berço das águas Vídeo
Recursos Complementares
Sala de aula, revistas, jornais, giz de cera, papel cartolina, televisão, vídeo relacionado à paisagem cerrado.
Avaliação
Avaliar o envolvimento dos alunos em grupo para produzir e representar os cartazes através de desenhos e textos sobre elementos que caracterizam o cerrado (árvores, flores, animais, solo). Pode-se pedir também para ser feita uma redação sobre o cerrado , falando sobre sua preservação, se eles acham isso importante e o que pode ser feito por eles para ajudaram nessa preservação.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • thaynara, premen , Paraíba - dijo:
    thaynaramorim@gmail.com

    08/12/2010

    Quatro estrelas

    agente ja estudou essa atividade é muito interesante de mas falar sobre as paisagem é muito linda de mais


  • Cilmar de Oliveira Silva Nunes, Escola Estadual Evangélica Betel , Goiás - dijo:
    cilmarnunes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Luana, amei sua aula, como gostaria de ter estudado com uma professora criativa assim.Parabéns! Se existissem mais professores com você, com certeza a educação só ganharia, pois as aulas seriam mis atrativas e dinâmicas e com isso o resultado seria cada vez melhor, continue assim... Cilmar.


  • Maria Luisa Domingues Ferreira, EPROINFO , Mato Grosso - dijo:
    mldferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sobre o material da aula achei adoravel, realmente assim nossos alunos tendem a parender muito mais com tantas informações bem atuais e utilizou muito bem os recurso tecnológicos.


  • Jasselma Guerra Valadão, Escola Municipal Maria Izabel de Figueiredo e Colégio Estadual Ana Algemira do Prado , Goiás - dijo:
    jasselmaguerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Luana ,amei sua aula .Parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.