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QUE ECOLOGIA VOCÊ APRENDE?

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
FRANCISCO CARLOS SOARES COSTA
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BRASILIA - DF CEF 427 DE SAMAMBAIA

Cleia Nog ueira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá identificar a importância da ecologia e seus conceitos básicos, associando os conceitos de ecossistema e fatores bióticos e abióticos, bem como definir e classificar as relações ecológicas e entender a importância do estudo da ecologia e da conservação do ambiente, e ainda diferenciar os integrantes das relações ecológicas e suas classificações.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ETIMOLOGIA ECOLÓGICA.

Estratégias e recursos da aula

A aula de início dessa seqüência didática será utilizando uma apresentação multimídia com o tema ECOLOGIA e seus conceitos básicos, que está disponível no endereço eletrônico http://www.slideshare.net/carlinhosbio/ecologia-2396983.

Com o auxílio do texto de apoio que está abaixo estes temas serão inicialmente apresentados para em um segundo momento as aulas práticas se tornem mais produtivas.

Ecologia
Conceitos Básicos
a. Espécie à conjunto de indivíduos semelhantes que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.
b. População à conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa determinada área e num determinado período. Ex.: população de ratos em um boeiro.
c. Comunidade ou Biocinese à conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago, etc.
d. Ecossistema ou sistema ecológico à conjunto formado pelo BIÓTOPO + COMUNIDADE que com o meio se relaciona. Ex.: uma floresta, o fundo do mar, um aquário, etc.
e. Biótopo à local da natureza onde vive a comunidade, o meio físico (ar, água, solo)
f. Biosfera à conjunto de todos os ecossistemas. Toda área habitada por vida na Terra.
• Habitat, nicho ecológico e ecótono
a. Habitat à lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada. Endereço dentro do ecossistema.
b. Nicho Ecológico à papel que o organismo desempenha no ecossistema. Profissão no ecossistema.
c. Ecótono à região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Podemos encontrar grande número de espécies.
Relações entre os seres vivos
Relações harmônicas: benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um, sem prejudicar o outro. (+ +) (+ 0)
Relações desarmônicas: prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. (+ - )
Relações intra-específicas: entre organismos de mesma espécie.
Relações interespecíficas: entre organismos de espécies diferentes.
• Relações entre os seres vivos
1. Relações Harmônicas
1.1) Relações Harmônicas Intra-específicas
a. Colônias: Associações harmônicas entre indivíduos de mesma espécie anatomicamente ligados que em geral perderam sua capacidade de viver isoladamente. A separação de um indivíduo da colônia determina a morte.
a.1) Homomorfas ou Isomorfas à todos os indivíduos são iguais e executam as mesmas funções. Não há divisão do trabalho. Ex.: Colônias de corais, de cracas (Balanus), certos protozoários e bactérias.
a.2) Heteromorfas à indivíduos com formas e funções diferentes, ocorre uma divisão do trabalho. Ex.: Caravelas (Phisalia caravelas)
b. Sociedades: associações de indivíduos de mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Mantém unidos graças à estímulos recíprocos entre eles.
b.1) Homomorfas ou Isomorfas
b.2) Heteromorfas
b.3) Sociedade das abelhas (Apis mellifera)
- Divisão das castas: operárias, rainha e zangão.
- Cada colméia de abelhas melíferas só tem uma rainha adulta. Esta controla as operárias graças à secreção de uma substância chamada feromônio que inibe o desenvolvimento do ovário nas operárias.
- Durante o vôo nupcial, a abelha libera o feromônio, que atrai os zangões, e depois é fecundada. Dependendo da espécie de abelha, a rainha poderá ser fecundada por apenas um zangão ou por vários.
- As rainhas e as operárias são diplóides ou 2n. Os zangões são haplóides ou n.
- Os zangões são originados de células não fecundadas.
1.2) Relações Harmônicas Interespecíficas
a. Mutualismo (=simbiose): associação entre indivíduos diferentes na qual ambos se beneficiam. Eles morreriam se fossem separados.
a.1) Liquens – associação mutualística entre algas e fungos.
Alga à realiza fotossíntese e cede ao fungo parte da matéria orgânica sintetizada.
Fungo à protege a alga, além de cede umidade e sais minerais que absorve.
a.2) Bacteriorriza – associação formada por bactérias Rhizobium nas raízes leguminosas.
a.3) Micorriza – associação entre fungos e as raízes de certas orquídeas e da maioria das árvores florestais.
a.4) Cupins e protozoários – O protozoário Tryconinpha ajuda a digerir a celulose para o cupim.
a.5) Ruminantes e microrganismo – os microrganismos ajudam a digerir a celulose para os ruminantes que são herbívoros.
b. Protocooperação (=mutualismo): associação entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam, mas cuja coexistência não é obrigatória.
b.1) paguro-eremita e as anêmonas-do-mar: As anêmonas dão segurança ao paguro que em troca locomove a anêmona que está presa em seu casco.
b.2) pássaro anu e certos mamíferos: o pássaro alimenta-se de carrapatos e outros bichos presos na pele dos mamíferos.
b.3) pássaro-pálito e o crocodilo: o pássaro alimenta-se de restos de comida presos entre os dentes, livrando o crocodilo de certos parasitas.
b.4) polinização por animais
c. Comensalismo: associação entre indivíduos diferentes na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.
c.1) Rêmora e tubarão
c.2) Hienas e os leões
d. Inquilinismo: associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um deles procura abrigo ou suporte no corpo do outro, sem prejudicar.
d.1) Peixe-agulha e a holotúria
d.2) Orquídeas e bromélias que vivem em troncos: recebem também o nome de epifitismo. Elas conseguem, vivendo sobre os troncos de árvores, o suprimento ideal de luz para realizarem a fotossíntese.
e. Foresia: associação entre indivíduos de espécies diferentes em que se utiliza do outro para transporte, sem prejudicá-lo.
e.1) Rêmora ou peixe-piolho e tubarão
2) Relações Desarmônicas
2.1) Relações Desarmônicas Intra-específicas
a) Canibalismo: interação desarmônica onde um indivíduo mata e devora outro da mesma espécie. Ex.: Viúva Negra - a fêmea mata e devora o macho após o ato sexual.
2.2) Relações Desarmônicas Interespecíficas
a) Parasitismo: associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual um vive à custa do outro, prejudicando-o . Eles podem ou não determinar a morte do hospedeiro. Ex.: fungos, vírus, bactérias, vermes, etc.
a.1) Holoparasitas: são os vegetais que não realizam a fotossíntese ou a quimiossíntese. Parasitam os vegetais superiores, roubando-lhes a seiva elaborada. Ex.: cipó-chumbo
a.2) Hemiparasitas: são os vegetais que, embora realizando a fotossíntese, retiram do hospedeiro apenas a seiva bruta. Apresentam nutrição autótrofa e heterótrofa. Ex.: erva-de-passarinho.
b) Predatismo: interação desarmônica na qual um indivíduo (predador) ataca, mata e devora outro (presa) de espécie diferente.
b.1) Camuflagem: ocorre quando uma espécie adquire a mesma cor (homocromia) ou a mesma forma (homotipia) do meio ambiente. Ex.: urso polar, aves e insetos de cor verde, etc.
b.2) Mimetismo: ocorre quando uma espécie adquire o aspecto da outra. Ex.: mariposas imitando vespas, moscas inócuas imitando abelhas, etc.
c) Amensalismo: interação desarmônica onde uma espécie produz e libera substâncias que dificultam o crescimento ou a reprodução de outras podendo até mesmo matá-las. Ex.: fungos do gênero penicillium produzem penicilina, antibiótico que mata bactérias.
d) Esclavagismo: interação desarmônica na qual uma espécie captura e faz uso do trabalho, das atividades e até dos alimentos de outra espécie. Ex.: relação entre formigas e os pulgões.
- Associação Competitiva: compreende a interação ecológica em que indivíduos de mesma espécie ou indivíduos de espécies diferentes disputam alguma coisa, como por exemplo, alimento, território, luminosidade, etc. Pode ser intra-específica ou interespecífica.

Avaliação

Será feita através do acompanhamento e envolvimento dos alunos durante as aulas, bem como a execução do exercício de fixação que está abaixo.


CEF 427 - Samambaia
Prof.: Carlinhos
Disciplina: BIOLOGIA
Exercício de fixação

1) Num parque, Marina observou várias orquídeas vivendo sobre árvores diversas. Sugeriu, então, aos funcionários desse parque que retirassem as orquídeas, pois elas poderiam comprometer o desenvolvimento das árvores hospedeiras. Você concorda com essa preocupação demonstrada pela pessoa? Por quê?

2) As relações entre os seres vivos podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas. Observe as relações abaixo descritas:

I - Relação harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas.
II - Relação harmônica m que apenas uma espécie é beneficiada.
III - Relação desarmônica em que uma única espécie é prejudicada.
IV - Relação desarmônica em que ambas as espécies são prejudicadas.

a. ( ) Comensalismo
b. ( ) Inquilinismo
c. ( ) Predatismo
d. ( ) Competição

3) A pesca predatória é um crime ambiental. Leia o que caracteriza uma pesca como predatória:

É praticada em épocas de desova dos animais;
Retira do ambiente espécies ameaçadas de extinção;
Retira do ambiente uma quantidade de animais superior à permitida por lei;
Retira do ambiente indivíduos com tamanhos inferiores ao permitido;
É praticada com instrumentos proibidos, como redes de malha fina, explosivos e bombas que sugam água e levam os peixes capturados para barcos pesqueiros.

Escolha um dos itens acima e explique por que esse procedimento deve ser proibido por lei.

4) Julgues os itens seguintes em certo (C) ou errado (E) e justifique-os quando falsos.

( ) Todos os seres que se alimentam dos produtores são herbívoros.
( ) Sociedade é um tipo de relação ecológica estabelecida entre indivíduos da mesma espécie.
( ) Liquens é o resultado da associação entre fungos e algas.
( ) Relações intra-específica são as que ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
( ) Parasitismo é um tipo de relação em que nenhuma das espécies são prejudicadas.

5) Identifique o tipo de relação entre os seres vivos existente nas seguintes situações:
a) Rêmora e o tubarão. A rêmora ou peixe-piolho é um peixe que se fixa ao corpo do tubarão. A rêmora além de ser transportada pelo tubarão, aproveita os restos de sua alimentação. O tubarão não é prejudicado, pois o peso da rêmora é insignificante. Os alimentos ingeridos pela rêmora correspondem aos desprezados pelo tubarão.
b) Crocodilo e ave palito. O crocodilo deixa sua mandíbula aberta para que a ave palito coma os detritos presos em seus dentes.
c) Carrapato e cachorro. O carrapato fixasse no cachorro sugando dele o sangue necessário para se nutrir. O carrapato é beneficiado, mas em grandes quantidades pode levar o cachorro a morte.
d) Orquídeas e bromélias. Essas plantas não conseguem, vivendo sobre o solo, a quantidade ideal de luz para fazerem a fotossíntese. Por este motivo vivem sobre os troncos das arvores que em nada são prejudicadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Daniel Ibiapina, ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES , Pernambuco - dijo:
    d.ibiapina@gmail.com

    19/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom o material de apoio as aulas de ecologia.


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