06/12/2009
Analice Cordeiro dos S.Victor e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Conhecer a evolução da escrita.
Compreender como algumas formas de escrita se constituiram em diferentes culturas.
Procurar informações em mapas.
Estudar a origem da escrita ajuda o aluno a compreender a organização e o surgimento da escrita.
Para essa aula o(a) professor(a) deverá assistir vídeos sobre a História da Escrita. Uma opção é baixar vídeos que estão disponíveis no youtube ou locar vídeos documentários sobre a História da Escrita. Sugerimos o vídeo abaixo:
Esse vídeo tem duração de 5 minutos. Após sua exibição, o(a) professor(a) inicia um diálogo com as crianças sobre o que assistiram, registrando numa cartolina o que as crianças falam, organizando um texto coletivo sobre a origem da escrita e crianças fazem os desenhos. O(A) professor(a) deverá expor o texto para que as crianças possam ler em outros momentos.
Fonte: Coisas de crianças: suas histórias, suas lembranças. Livro da Turma 5. 2007. NEI-CAp/UFRN.
O(A) professor(a) pode propor como atividade de sistematização da escrita o registro do vídeo. É importante retomar oralmente com as crianças os acontecimentos sobre a origem da escrita.
O(A) professor(a) propõe a leitura de mapa on line, mostrando a localização atual das civilizações antigas que contribuiram com a descoberta e evolução da escrita. Para essa atividade o(a) professor(a), deverá levar as crianças para a sala de multimídia ou outra sala onde tenha computador com acesso a internet, para visualizarem as regiões no site do Google Earth. Durante a visualização o(a) professor(a) deverá fazer comentários sobre como era o modo de vida dos povos antigos, mais especificamente como usavam a escrita.
Imagem do Google Earth. Fonte: earth.google.com
Depois em sala, propõe para os alunos procurarem no mapa mundi o nome dos países, marcando através de um objeto com o registro do tipo de escrita usado na epóca. Para isso, coloca o mapa no chão, distribue os cartões entre as crianças. Ao ler a informação que tem no cartão para o grupo, a criança procura no ma pa o nome do país, em seguida põe o cartão lá.
O(A) professor(a) propõe a vivência lúdica no faz-de-conta onde as crianças se fantasiam de egípios, gregos, romanos e representam situações de vida usando a escrita ou não. Poderá inclusive aprofundar o estudo sobre um desses povos, pesquisando informações em livros, revistas e sites, pontuando a cultura, moradia, alimentação, as brincadeiras infantis, o trabalho, etc.
O livro da Escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos.
A história do alfabeto. Luiz Carlos Cagliari. Editora Paulistana.
Analisar se os alunos são capaz de:
Compreender o processo de produção da escrita.
Procurar informações em mapas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/03/2014
Cinco estrelasMUITO BOA A AULA, TEM CONTRIBUÍDO MUITO PARA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
13/01/2014
Quatro estrelasGostei muito das propostas e das indicações literárias. Parabens
16/02/2013
Três estrelasLucivaldo Farias dos Santos lucivaldo.educ@yahoo.com.br Gostei muito das atividades propostas nessa aula sobre a origem da escrita, pois a mesma possibilita uma exploração sobre o surgimento da escrita desde o papiro até os dias atuais.