Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HISTÓRIA DA ESCRITA

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos S.Victor e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a evolução da escrita.

Compreender como algumas formas de escrita se constituiram em diferentes culturas.

Procurar informações em mapas.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada momento
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudar a origem da escrita ajuda o aluno a compreender a organização e o surgimento da escrita.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Para essa aula o(a) professor(a) deverá assistir vídeos sobre a História da Escrita. Uma opção é baixar vídeos que estão  disponíveis no youtube ou locar vídeos documentários sobre a História da Escrita. Sugerimos o vídeo abaixo:

História da Escrita - do papiro à tela do computador :www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA

Esse vídeo tem duração de 5 minutos. Após sua exibição, o(a) professor(a) inicia um diálogo com as crianças sobre o que assistiram, registrando numa cartolina o que as crianças falam, organizando um texto coletivo sobre a origem da escrita e crianças fazem os desenhos. O(A) professor(a) deverá expor o texto para que as crianças possam ler em outros momentos. 

undefined

Fonte: Coisas de crianças: suas histórias, suas lembranças. Livro da Turma 5. 2007. NEI-CAp/UFRN.

O(A) professor(a) pode propor como atividade de sistematização da escrita o registro do vídeo. É importante retomar oralmente com as crianças os acontecimentos sobre a origem da escrita.

2º MOMENTO

O(A) professor(a) propõe a leitura de mapa on line, mostrando a localização atual das civilizações antigas que contribuiram com a descoberta e evolução da escrita. Para essa atividade o(a) professor(a), deverá levar as crianças para a sala de multimídia ou outra sala onde tenha computador com acesso a internet, para visualizarem as regiões no site do  Google Earth. Durante a visualização o(a) professor(a) deverá fazer comentários sobre como era o modo de vida dos povos antigos, mais especificamente como usavam a escrita.

undefined

Imagem do Google Earth. Fonte: earth.google.com 

Depois em sala, propõe para os alunos procurarem no mapa mundi o nome dos países, marcando através de um objeto com o registro do tipo de escrita usado na epóca. Para isso, coloca o mapa no chão, distribue os cartões entre as crianças. Ao ler a informação que tem no cartão para o grupo, a criança procura no ma pa o nome do país, em seguida põe o cartão lá.

3º MOMENTO

O(A) professor(a) propõe a vivência lúdica no faz-de-conta onde as crianças se fantasiam de egípios, gregos, romanos  e representam situações de vida usando a escrita ou não. Poderá inclusive aprofundar o estudo sobre um desses povos, pesquisando informações em livros, revistas e sites, pontuando a cultura, moradia, alimentação, as brincadeiras infantis, o trabalho, etc.

Recursos Complementares

O livro da Escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos. 

A história do alfabeto. Luiz Carlos Cagliari. Editora Paulistana.

Avaliação

Analisar se os alunos são capaz de:

Compreender o processo de produção da escrita.

Procurar informações em mapas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ALINNE FERREIRA RAMOS DE SAZA, PUC GOIAS , Goiás - dijo:
    alinneramossaza@gmail.com

    27/03/2014

    Cinco estrelas

    MUITO BOA A AULA, TEM CONTRIBUÍDO MUITO PARA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA.


  • marcia santana, Colégio Wagner Sant´Anna , Bahia - dijo:
    gaia.santana@hotmail.com

    13/01/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito das propostas e das indicações literárias. Parabens


  • Lucivaldo Farias dos Santos, E E E F JOAQUIM DE SOUZA LIMA , Pará - dijo:
    lucivaldo.educ@yahoo.com.br

    16/02/2013

    Três estrelas

    Lucivaldo Farias dos Santos lucivaldo.educ@yahoo.com.br Gostei muito das atividades propostas nessa aula sobre a origem da escrita, pois a mesma possibilita uma exploração sobre o surgimento da escrita desde o papiro até os dias atuais.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.