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O Maravilhoso Mundo dos Fungos

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características gerais dos fungos. Exemplificar doenças causadas por fungos. Compreender a importância dos fungos para o ambiente. Conhecer os usos que o ser humano faz dos fungos. Diferenciar liquens de fungos.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de taxonomia.
Estratégias e recursos da aula

O Reino Fungi é um assunto bastante interessante para trabalhar com nossos alunos. Para iniciar o assunto, o professor pode levar os alunos para o laboratório de informática, pedir que eles acessem o endereço abaixo:
http://www.planetabio.com/monera.html Este endereço apresenta as características do Reino Fungi, as partes do corpo de um deuteromiceto, e a importância dos fungos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1176/imagens/fungosweb.jpg


O áudio da Escola Brasil, “Fungos”, traz uma história do “Matuto” que resolveu estudar estes organismos.

Neste áudio fala-se das doenças causadas pelos fungos, mas dá ênfase aos usos destes seres vivos pela medicina. Conta da descoberta da penicilina e de Alexander Flemming.
De que maneira os fungos podem afetar o meio ambiente e a nossa saúde? Ressalte aspectos positivos e negativos. Instrua seus alunos a fazerem uma pesquisa rápida, para responderem esta questão. Peça que registrem a pesquisa, pois ela poderá ser útil nas próximas atividades desta aula.
Interdisciplinaridade
Havendo interesse do professor e do colega da disciplina de Inglês, sugerimos acessar a página “The Fungi Kingdom”, no seguinte endereço:
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=BIO304 que traz uma animação sucinta sobre os fungos e sua importância para o ambiente. Está em inglês.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1176/imagens/labquimica.png
Instrua os alunos a anotarem tudo que chamarem a atenção durante as experiências. Ao fim da atividade, eles deverão fazer um relatório.
Objetivos:
1) Observar e diferenciar os fungos comestíveis;

2) Participar, questionar e levantar hipóteses durante a execução da atividade prática;
3) Entender o método científico e suas etapas.
MATERIAL
1) O professor deverá adquirir previamente, diferentes tipos de cogumelos (shitake, pleurotus, shimeji, champignon) e fermento biológico. Cada grupo de alunos deve ter:
a) 1 Lupa;
b) 3 Becker (ou copinhos plásticos de café);
c) 2 colheres de açúcar;
d) H2O morna;
e) Lâmina;
f) Microscópio.

PROCEDIMENTO
1) O professor deverá separar o material (um cogumelo inteiro e um pela metade de cada tipo) em cada bancada do laboratório e um tablete de fermento biológico. Também colocará o Becker, o açúcar e a água.
2) Escreva no Becker (ou copinho plástico) n°1 - água morna; no Becker n° 2 – água morna e sal; no Becker n° 3 – água morna e açúcar. Deve-se mexer bem e deixar descansar.
3) Nesta etapa, os alunos devem observar os cogumelos a olho nu e através da lupa, verificando a formação do chapéu, cores, cheiros, etc. e farão anotações em seu caderno ou no relatório de observação.
4) Após terminarem os registros da observação dos cogumelos, o grupo verificará os Beckers, descrevendo-os e levantando hipóteses para o ocorrido em cada recipiente.
5) Após a discussão de hipóteses, os alunos devem preparar uma lâmina com o líquido do Becker n° 3, levar ao microscópio, observar e relatar o que foi visto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1176/imagens/srfungo.jpg

Imagem: Andrea Castagini http://finalcrit.com/graphic/deiacastagini

DICA
O professor poderá produzir uma massa de pão ou de pizza, para explicar a reação química ocorrida (Açúcar = Álcool etílico + CO2 + calor). A partir do açúcar e do calor inicial (água ou leite morno), o fungo transforma-se nas substâncias citadas anteriormente, sendo que o álcool evapora ao assar o pão e o CO2 é o responsável pelo crescimento da massa.
DICA 2
Use o tablete de fermento biológico, o açúcar e a água morna. Nesta experiência também é necessário uma garrafa plástica e uma bexiga (balão de festa).
Procedimento:
- Esquente a água até deixá-la morna.
- Misture a água, o açúcar e o tablete de fermento.
- Coloque a mistura dentro da garrafa e complete com água morna.
- Retire todo o ar da bexiga  (balão de festa) e prenda-a ao gargalo da garrafa.
- Deixe a garrafa em local escuro e quente por 1 hora e observe.
Após as experiências discuta com os alunos, o que encheu os balões de festa. Por que isto ocorreu? De que forma este fenômeno ocorre na natureza, e qual sua importância?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1176/imagens/atvcomplementar.png
O Professor poderá fazer um café da manhã comunitário, em sala de aula. Para isto, combine com os alunos o dia e o que cada um trará. Detalhe: só podem alimentos ou receitas que tenha como ingredientes, um fungo (queijos, pães, alguns doces, iogurtes, etc). Se for do interesse do professor, poderá registrar o momento com fotografias para depois colocar na internet, em um blog, com o relato do que os alunos aprenderam com esta aula.
Uma variante desta atividade consiste em fazer um passeio com os alunos, em parques da cidade ou áreas verdes públicas. Para isto lembre-se de pedir autorização tanto aos responsáveis pelos alunos, como também para os responsáveis pelo local da visitação. Peça aos alunos para levarem os lanches que tenham como ingrediente um fungo. Avise-os que esta saída a campo é para encontrar fungos. Aqueles que tiverem máquina fotográfica podem levar, pois não será retirado nenhum organismo do ambiente visitado. A intenção desta saída é encontrar fungos na natureza. E observar que condições ambientais são necessárias para o desenvolvimento destes seres. Se for possível, remexa o solo para mostrar a ação de decomposição que os fungos executam. Peça aos alunos que façam um relatório de saída de campo ao fim desta atividade.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fungos Áudio
Avaliação
AVALIAÇÃO A avaliação pode ser sobre a produção dos relatórios dos alunos, sugerimos algumas questões para averiguar a aprendizagem dos alunos. Questões interessantes sobre os fungos. • De que maneira os fungos diferem de todas as outras formas de vida? Em outras palavras, quais são as características distintivas do reino Fungi? • O que é uma levedura, e quais suas relações com os outros grupos de fungos? • Que alimentos existem devido aos fungos? • Quais os tipos de relações simbióticas existentes entre os fungos e outros tipos de organismos? • Alguns fungos produzem antibióticos. Qual será a importância destes antibióticos para os fungos que os produzem? • Que condições um ambiente tem que apresentar para o pleno desenvolvimento dos fungos? • Em que materiais os fungos podem se desenvolver? Exemplifique o maior número de materiais que souber.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/9 - 55,56%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44,44%
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