Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Educação Física junto com a Preservação

 

03/11/2009

Autor y Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar as modificações do clima com alterações da biodiversidade;
  • Entender que todo ser humano é responsável por seu ambiente e que pode melhorá-lo;
  • Desenvolver senso crítico quanto à preservação e manutenção dos recursos disponíveis na natureza;
  • Sensibilizar os alunos para a questão do uso racional da energia elétrica;
  • Desenvolver habilidades motoras
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma na sala de aula e colocar o vídeo:

Cuide do planeta

 Agora, propor as seguintes atividades para responder as perguntas listadas entre parênteses abaixo. (As perguntas não serão passadas aos alunos, apenas uma orientação ao professor)

Professor, os alunos se perdem facilmente na bate-papo, trata-se de um tema muito interessante, por isto, esteja atento para não sair do foco da aula e responder todas as perguntas e sanar qualquer curiosidade durante este tempo.

ATV1 (Posso fazer diferença no meu planeta? Como?)

Prepare o pátio da escola, ou um terreno que esteja próximo, mas que seja limpo de vegetação, com vários materiais de fácil utilização como papéis, canetinhas de colorir, um punhado de terra, algumas mudas pequenas ou mesmo galhos de árvores que não estejam secos ou sem folhas. Reúna a turma e identifique o local como sendo igual a um quadro branco, pronto para receber as pinceladas do pintor. Peça para que cada aluno construa a sua idéia de como ajudar o planeta naquele “quadro branco”. Pode ser ou não em grupo, desde que todos consigam realizar uma tarefa no sentido da preservação.

Dica 2Disponibilize cartazes referentes ao reflorestamento, à diminuição do consumo de água, consumo de energia. Cartazes que preconizem o senso ecológico e a organização da sociedade em prol de um ambiente sustentável.

Acabada esta atividade, chame a atenção dos alunos no que se refere ao antigo quadro branco e como ele está agora. O poder visual fará uma diferença grande, mas na prática o resultado é ainda maior.

eco1eco2eco3eco4

Volte com a turma para a sala de aula e passe o seguinte vídeo:

ATV1 (Minha casa é parte do processo?)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968

Divida a turma em vários grupos de 4 pessoas.

Na verdade, o número de participantes do grupo é irrisório, desde que  não seja demasiadamente grande e se perca o objetivo, ou por demais pequeno, para se apontar poucas idéias.

Distribua uma folha de cartolina para cada gr upo, assim como canetinhas, colas e revistas para o recorte de figuras para a ilustração do que será pedido.

Com base no que foi v isto no ambiente do link, peça para cada grupo reproduzir apenas um quadro do que foi visto, do que achou mais importante, ambientalizado na cartolina, usando o material sitado. Tal atitude fortalece o aprendizado e fixa melhor a atividade.

Dica 2Professor, depois dos quadros montados você pode chamar atenção das ilustrações que retratavam o mesmo ambiente, procurando saber o porquê e chamando a atenção da turma para perceberem que as preocupações como meio ambiente, muitas vezes, possuem pontos congruentes e que facilitam o trabalho de disseminação da idéia ecológica.

casaeco1casaeco2casaeco3casaeco4

pessoaeco

Ao se colocar o tema casa, leva-se em consideração a casa física, mas também as pessoas que nela moram. Será que as atitudes de cada um dentro da própria casa refletem um pensamento ecológico? Atitude é tudo.

Segunda aula

Propor que os alunos, ainda em sala de aula, coloquem os cadernos em cima da mesa para anotações que lhes forem importantes sobra os seguintes videos:

ATV3 (Educar faz a diferença? O que aprender?)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=490

Fazer uma espécie de mesa redonda para a explanação das idéias anotadas e explicação do entendido. momento de debate.

ATV4 (E ensinar, faz parte do processo? O que ensinar?)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11558

Fazer uma espécie de mesa redonda para a explanação das idéias anotadas e explicação do entendido. momento de debate. Chamar atenção do que  está se aprendendo e o que se vai colocar em prática.

Professor, para ter o momento de volta à calma, é interessante que os alunos tenham uma maior concentração e interação quanto ao debate. Além da assimilação mais fácil, o debate torna o que discutido uma realidade mais prática dentro do cotidiano de cada um.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cuide do planeta Vídeo
Bairros ecológicos Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Poderá ser medida imediatamente através do interesse/interação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.