Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Arte Indígena e Resistência Cultural

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Expansão Marítima.
  • Pioneirismo português.
  • A descoberta do Brasil.
  • Os índios brasileiros.
Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

O professor pode falar sobre o modo próprio de expressão da arte indígena. Através de cânticos, vestuários, utensílios, pintura corporal, perfuração da pele, danças. Se for possível desenvolva as aulas com o professor de artes.

Seria muito produtivo o uso de materiais como argila, tinta, cola, papéis coloridos, plantas, cartolina, revistas, recortes diversos, etc.

É interessante trabalhar as imagens com os alunos. A partir de cada imagem o professor pode aproveitar para explicar a função de tal manifestação artística na cultura indígena e como ela é importante, atualmente, para a manutenção dos costumes, dos rituais, das tribos existentes no Brasil:

PINTURA CORPORAL

É usada como uma forma de indicar os grupos sociais existentes entre os índios. Os materiais utilizados normalmente são tintas como o urucum que produz o vermelho, o genipapo do qual se adquire uma coloração azul marinho quase preta, o pó de carvão e o calcáreo, do qual se extrai a cor branca.

PINTURAS E DESENHOS

Os desenhos e as pinturas em geral são acompanhados de outras formas de arte. Estão diretamente ligados a cerâmica, ornamentação do corpo, cestarias, etc. Os desenhos indígenas são normalmente elaborados de forma abstrata e geométrica.

CERÂMICA

A fabricação de artefatos de cerâmica não é característica de todas as tribos indígenas. As cerâmicas são utilizadas na fabricação de bonecas, panela, vasos e outros recipientes.  A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó. Daí o nome de Marajoara.

TRANÇADOS

É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.

ARTE PLUMÁRIA

As vestimentas adornadas de plumas são geralmente utilizadas em ocasiões especiais como os rituais. O uso de plumas na arte indígena se dá de dois modos, para colagem de penas no corpo e para confecção e decoração de artefatos como por exemplo, as máscaras, colares, etc.

2ª ETAPA:

Cada aluno pode produzir um trabalho artístico de sua escolha, relacionado ao que aprendeu sobre a arte indígena. O professor pode dividir a temática em três tipos: adornos (pulseiras, colares, cocares), máscaras (ambos feitos com o material disponível), utensílios (que podem ser feitos com argila) e a produção de murais que tratem dos rituais e da tradição oral dos índios brasileiros.

Nos sites a baixo os alunos irão encontrar instrumentos para auxiliar na  confecção de seus trabalhos, além de um vasto histórico sobre as tribos indígenas do Brasil.

http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm#A%20arte%20dos%20índios%20brasileiros

http://www.museudoindio.org.br/

http://www.funai.gov.br/

Recursos Complementares
Avaliação

A partir do texto abaixo peça aos alunos para fazer uma comparação entre a situação dos índios durante o período inicial de ocupação do território brasileiro e a situação atual.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG69236-5856,00.html

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.