04/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.
1ª ETAPA:
O professor pode falar sobre o modo próprio de expressão da arte indígena. Através de cânticos, vestuários, utensílios, pintura corporal, perfuração da pele, danças. Se for possível desenvolva as aulas com o professor de artes.
Seria muito produtivo o uso de materiais como argila, tinta, cola, papéis coloridos, plantas, cartolina, revistas, recortes diversos, etc.
É interessante trabalhar as imagens com os alunos. A partir de cada imagem o professor pode aproveitar para explicar a função de tal manifestação artística na cultura indígena e como ela é importante, atualmente, para a manutenção dos costumes, dos rituais, das tribos existentes no Brasil:
PINTURA CORPORAL
É usada como uma forma de indicar os grupos sociais existentes entre os índios. Os materiais utilizados normalmente são tintas como o urucum que produz o vermelho, o genipapo do qual se adquire uma coloração azul marinho quase preta, o pó de carvão e o calcáreo, do qual se extrai a cor branca.
PINTURAS E DESENHOS
Os desenhos e as pinturas em geral são acompanhados de outras formas de arte. Estão diretamente ligados a cerâmica, ornamentação do corpo, cestarias, etc. Os desenhos indígenas são normalmente elaborados de forma abstrata e geométrica.
CERÂMICA
A fabricação de artefatos de cerâmica não é característica de todas as tribos indígenas. As cerâmicas são utilizadas na fabricação de bonecas, panela, vasos e outros recipientes. A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó. Daí o nome de Marajoara.
TRANÇADOS
É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.
ARTE PLUMÁRIA
As vestimentas adornadas de plumas são geralmente utilizadas em ocasiões especiais como os rituais. O uso de plumas na arte indígena se dá de dois modos, para colagem de penas no corpo e para confecção e decoração de artefatos como por exemplo, as máscaras, colares, etc.
2ª ETAPA:
Cada aluno pode produzir um trabalho artístico de sua escolha, relacionado ao que aprendeu sobre a arte indígena. O professor pode dividir a temática em três tipos: adornos (pulseiras, colares, cocares), máscaras (ambos feitos com o material disponível), utensílios (que podem ser feitos com argila) e a produção de murais que tratem dos rituais e da tradição oral dos índios brasileiros.
Nos sites a baixo os alunos irão encontrar instrumentos para auxiliar na confecção de seus trabalhos, além de um vasto histórico sobre as tribos indígenas do Brasil.
A partir do texto abaixo peça aos alunos para fazer uma comparação entre a situação dos índios durante o período inicial de ocupação do território brasileiro e a situação atual.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG69236-5856,00.html
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2014
Três estrelasgostei
17/04/2012
Cinco estrelasgostei muito muito bom poara a minha aula de historia
16/03/2012
Cinco estrelasadorei muito sem contar que me ajudou a passar no trabalho em kkkkk