21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Motivação/introdução
No cotidiano encontramos muitos equipamentos eletrônicos que fazem uso de imas e das propriedades do magnetismo para o seu funcionamento. Os auto-falantes dos aparelhos de som, são compostos por um conjunto formado por um ima e uma bobina, que ao ser atravessada por uma corrente elétrica, movimenta-se sob a ação do campo magnético do imã.
Na Sala de aula (20 min)
Nesta aula estudaremos os imãs e sua propriedades, um imã é um material ferromagnético, que cria um campo magnético a sua volta. Os imas podem ser naturais ou permanentes, como a magnetita, um minério de ferro que conserva suas propriedades magnéticas, ou pode ser artificial, formado por um material ferromagnético, como ferro, níquel ou cobalto, que depois de imantado, ou exposto a um campo magnético, conserva propriedades magnéticas por longos períodos.
Num ima sempre encontramos um dipolo magnético, norte e sul, esse dipolo caracteriza o ima e é uma das sua propriedades fundamentais, não existe monopolo magnético, ou seja, um pólo sul separado de um pólo norte.
Espalhando limalha de ferro em uma superfície, e expondo ao campo magnético de um ima próximo, podemos visualizar as linha do campo magnético do ima.
Um outro tipo de ima fabricado artificialmente é o eletroímã, que é formado por uma bobina em volta de um material ferromagnético, ao passar corrente elétrica pela bobina, o campo magnético em volta do fio faz com que o material ferromagnético permaneça com propriedades magnéticas, ao se desligar a corrente elétrica, o eletroímã deixa de atrair metais. Este tipo de eletroímã é utilizado como guindaste para materiais metálicos, como carros e contêineres.
Atividade no laboratório de informática.(30 min)
Para compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no portal do professor, chamado “imas e eletroímãs”.
Com esse recurso podemos interagir com um imã e aproximá-lo de uma bússola, verificando o comportamento do campo magnético ao redor, escolhendo a aba ima de barra.
Na aba eletroímã, podemos entender o funcionamento de um eletroímã, movimentando uma bobina ligada a uma fonte de tensão.
Formulário de Avaliação
Nome | Tipo |
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