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Ondas

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender os conceitos envolvidos com ondas. Identificar em situações do cotidiano esses fenômenos. Caracterizar os tipos de ondas
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ondulatória.
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

 

Período, freqüência e amplitude de ondas são grandezas fundamentais da física, podemos entender esses fenômenos estudando ondas Longitudinais, como as sonoras, e ondas transversais, como as ondas eletromagnéticas ou ondas numa corda.

 

Na Sala de aula (20 min)

Nesta aula estudaremos os tipos de ondas. Uma onda é um pulso energético que se propaga no espaço e é caracterizada pela sua freqüência, comprimento de onda e amplitude. Como freqüência da onda, entendemos número de vezes em que cada oscilação ocorre, a unidade de freqüência no Sistema Internacional é o [Hz]. O ouvido humano sensível a freqüências na faixa de 20Hz a 20000Hz, uma corda de um violão afinada na nota lá, emite um som na freqüência de 440Hz. Uma onda sonora de alta freqüência é percebida como um som agudo, uma baixa freqüência, como um som grave.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1197/imagens/ondas.jpg

A amplitude de uma onda é a medida da sua magnitude máxima, ondas sonoras precisam de um meio para se propagar, por isso são chamadas ondas mecânicas. Ondas eletromagnéticas, como ondas luminosas, não precisam de um meio de propagação, como a luz, onda eletromagnética que se propaga no vácuo. O comprimento de uma onda é a distancia entre duas cristas de onda, ou dois valores máximos repetidos.

Algebricamente, podemos encontrar a velocidade de propagação de uma onda, utilizando a relação:

V= λ.f

Sendo V a velocidade, “λ” o comprimento de onda e “f” a freqüência.

 

 

Atividade no laboratório de informática.(30 min)

Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no portal do professor, chamado “interferência de ondas”.

Com esse objeto podemos controlar a freqüência e o período de vários tipos de ondas, ma aba “water” é possível controlar a freqüência com que a torneira “pinga”, e a amplitude da onda, controlando o tamanho da gota que cai na água.

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1197/imagens/ondas1.jpg

Na aba “sound” controlamos a freqüência e a amplitude de um ou dois auto-falantes, com a opção de ouvir o som resultante da mudança:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1197/imagens/ondas2.jpg

Formulário de Avaliação

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1197/imagens/tabelaavalia.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Interferência de ondas Animação/simulação
Recursos Complementares
http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/ondas/ondas.htm http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ondas2.html
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário no final da aula, o critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações:
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