18/12/2008
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Utilize o recurso interativo Lixo? Nem pensar! disponível no Portal do Professor para introduzir a discussão da problemática do lixo com os alunos.
Estimule que experimentem os dois finais disponíveis para a história.
Provoque que os alunos discutam qual final seria escolhido pela maioria dos moradores da cidade onde vivem. Investigue o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto.
Pesquisem quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, se houver, para convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual.
Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.
No Portal EDUCAREDE é possível agendar o uso de uma Sala de Bate-Papo com fins educacionais. Para agendar um bate-papo, cadastre-se no site e clicando na ferramenta Bate Papo, determine o horário, assunto e tipo de acesso – aberto ou restrito.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=batepapo.ds_home&id_comunidade=0
Antes do Bate Papo, proponha aos aluno a formação de grupos. Cada grupo deverá pesquisar uma das questões levantadas inicialmente, usando a Internet na sala de informática. É importante orientar os alunos sobre as ferramentas de busca e como avaliar a confiabilidade das páginas encontradas.
Promova a socialização das pesquisas realizadas pelos alunos. Conduza a discussão de forma que os alunos tenham novas questões a pesquisar. Organize as questões que surgirem durante a discussão para que as utilizem no Bate Papo.
Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos em www.educarede.org.br
Antes do Bate papo é necessário combinar as regras de comportamento na sala virtual onde ocorrerá a conversa. No caso dessa atividade é interessante que os alunos identifiquem- se pelo nome e não por apelidos para que o acompanhamento seja mais fácil.
Para organizar a atividade, proponha a divisão de responsabilidades durante o bate-papo:
- Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes
- Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá
- Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.
Em outros momentos, outros grupos deverão assumir o papel de especialistas. O bate-papo pode ser ainda mais interessante se for possível envolver outras turmas ou escolas de outras localidades, pois os alunos costumam ficar motivados quando percebem o potencial de uso da Internet para interagir com pessoas de fora da escola.
Depois do bate-papo, promova uma discussão para sintetizarem as dúvidas respondidas.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo? Nem pensar! | Animação/simulação |
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasNossa! Esta aula é de grande valia. Vi, gostei e passei para uma colega que procurava alguma coisa sobre meio ambiente, ela ficou radiante! Parabéns! Continuem nos auxiliando com vossas brilhantes idéias.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei interessante este projeto, vou pegar como sugestão.
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS! O USO DA MÍDIA NAS AULAS LEVAM OS ALUNOS A DETER UM MAIOR INTERESSE,PORQUE O NOVO, ELE CAUSA EXPECTATIVA E PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA,ALÉM DE DISPONIBILIZAR UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES QUE O LEVARÁ A UMA PRÁTICA POSITIVA EM RELAÇÃO AO TEMA PROPOSTO E AS CONTRIBUIÇÕES QUE O MESMO ENRIQUECERÁ NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.
24/03/2010
Cinco estrelasEstou conhecendo este novo portal de ensino. Fiquei surpreso. Parabenizo professora Eliane Candida pelo excelente elaboração do trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem!Considero Excelente,a mídia em ação,nas aulas.Desperta nos alunos,um lado positivo,"interesse maior,"com um jeito novo de aprender.Dessa forma as expectativas ficam afloradas e proporcionam uma aprendizagem rápida,gostosa e eficiente.Levando em conta também as inúmeras informações que podem obter,contribuindo assim,no enriquecimento de suas práticas habituais e educativas.
24/03/2010
Cinco estrelasachei muito interessante essa forma de trabalhar .