Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bate Papo sobre o Lixo da cidade

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada a comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber se os alunos já utilizaram ferramentas de Bate Papo na Internet é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
Estratégias e recursos da aula


Utilize o recurso interativo Lixo? Nem pensar! disponível no Portal do Professor para introduzir a discussão da problemática do lixo com os alunos.

Estimule que experimentem os dois finais disponíveis para a história.

Provoque que os alunos discutam qual final seria escolhido pela maioria dos moradores da cidade onde vivem.  Investigue o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto. 
 

Pesquisem quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, se houver, para convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual.


Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.


No Portal EDUCAREDE é possível agendar o uso de uma Sala de Bate-Papo com fins educacionais. Para agendar um bate-papo, cadastre-se no site e clicando na ferramenta Bate Papo, determine o horário, assunto e tipo de acesso – aberto ou restrito.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1200/imagens/batepapoeducarede.jpg

 http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=batepapo.ds_home&id_comunidade=0

Antes do Bate Papo, proponha aos aluno a formação de grupos. Cada grupo deverá pesquisar uma das questões levantadas inicialmente, usando a Internet na sala de informática.  É importante orientar os alunos sobre as ferramentas de busca e como avaliar a confiabilidade das páginas encontradas.


Promova a socialização das pesquisas realizadas pelos alunos. Conduza a discussão de forma que os alunos tenham novas questões a pesquisar. Organize as questões que surgirem durante a discussão para que as utilizem no Bate Papo.

Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos em www.educarede.org.br

Antes do Bate papo é necessário combinar as regras de comportamento na sala virtual onde ocorrerá a conversa. No caso dessa atividade é interessante que os alunos identifiquem- se pelo nome e não por apelidos para que o acompanhamento seja mais fácil.

Para organizar a atividade, proponha a divisão de responsabilidades durante o bate-papo:

- Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes

- Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá

- Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.

Em outros momentos, outros grupos deverão assumir o papel de especialistas. O bate-papo pode ser ainda mais interessante se for possível envolver outras turmas ou escolas de outras localidades, pois os alunos costumam ficar motivados quando percebem o potencial de uso da Internet para interagir com pessoas de fora da escola.

Depois do bate-papo, promova uma discussão para sintetizarem as dúvidas respondidas.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lixo? Nem pensar! Animação/simulação
Avaliação
Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a pesquisa na Internet. Observe como os alunos se comunicam na sala virtual, perguntando, argumentando, apresentando seus pontos de vista.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elenilda Luiza dos Reis Neves, EEPG GARCA BRANCA , Mato Grosso - dijo:
    elluizaneves@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa! Esta aula é de grande valia. Vi, gostei e passei para uma colega que procurava alguma coisa sobre meio ambiente, ela ficou radiante! Parabéns! Continuem nos auxiliando com vossas brilhantes idéias.


  • Orminda Melgueiro da Silva, Escola Estadual Santa Isabel , Amazonas - dijo:
    omelsilva@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante este projeto, vou pegar como sugestão.


  • Elissandra Andrade Lins Alves, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - dijo:
    elissandra_eli@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS! O USO DA MÍDIA NAS AULAS LEVAM OS ALUNOS A DETER UM MAIOR INTERESSE,PORQUE O NOVO, ELE CAUSA EXPECTATIVA E PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA,ALÉM DE DISPONIBILIZAR UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES QUE O LEVARÁ A UMA PRÁTICA POSITIVA EM RELAÇÃO AO TEMA PROPOSTO E AS CONTRIBUIÇÕES QUE O MESMO ENRIQUECERÁ NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.


  • EDISON LIMA, E.M. JOSE EVARISTO COSTA , Mato Grosso - dijo:
    edilima2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estou conhecendo este novo portal de ensino. Fiquei surpreso. Parabenizo professora Eliane Candida pelo excelente elaboração do trabalho.


  • maria luci mattos araujo, E.M."Flavio de Souza Nogueira" , São Paulo - dijo:
    marialuci.rj@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem!Considero Excelente,a mídia em ação,nas aulas.Desperta nos alunos,um lado positivo,"interesse maior,"com um jeito novo de aprender.Dessa forma as expectativas ficam afloradas e proporcionam uma aprendizagem rápida,gostosa e eficiente.Levando em conta também as inúmeras informações que podem obter,contribuindo assim,no enriquecimento de suas práticas habituais e educativas.


  • Luciana de Souza Bueno, EEEFM CHUPINGUAIA , Rondônia - dijo:
    lucianadesouza03@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante essa forma de trabalhar .


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.