21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01: Contextualizando
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao descobrimento do Brasil e os primeiros contatos dos portugueses com os índios. Para contextulizar o tema o professor poderá utilizar os vídeos “Dores da colônia” e “A conquista da terra e da gente” que aborda o período de colonização do país.
Após a análise do vídeo o professor deverá propor para a turma a leitura do texto de apoio 1 que aborda a construção das primeiras cidades, arquitetura, pintura e escultura. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Arte%20colonial%20brasileira.pdf
Para contextualizar o professor pode utilizar os vídeos:
Aula 02: Explorando o conhecimento
No laboratório de informática os alunos irão explorar o simulador “Artistas viajantes” disponível no site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/viajantes/default.html?cd_pagina=1246
Durante a exploração os alunos conheceram um pouco mais sobre as obras produzidas no Brasil nesse período e os primeiros artistas.
Professor caso seja possível, agende com os alunos uma visita ao museu da cidade ou a patrimônios históricos, vale a pena estudar antes sobre a história do lugar e o que o espaço representa para a cidade.
Caso não seja possível, o professor deverá propor uma pesquisa sobre uma cidade histórica ou patrimônio histórico onde o aluno deverá pesquisar os seguintes dados: localização, como foi descoberta, primeiros habitantes (no caso das cidades) e importância social-histórica.
Aula 04: Registrando o conhecimento
Os alunos deverão construir um blog para registrar suas impressões e descobertas. Como sugestão os alunos podem utilizar o blogger do Google, nele é possível inserir, textos, imagens, áudios e vídeos. (disponível em: http://www.blogger.com/features)
No blog os alunos deverão desenvolver alguns textos com os seguintes temas:
- Apresentação: quem é?, da onde vem?, quando veio? e para onde vai?
- O que entende por... descobrimento do Brasil.
- Eu gosto de... escolher um dos artistas que mais lhe interessou quando explorou o simulador “Artistas viajantes” explicar o por que e comentar uma de suas obras.
- Patrimônio histórico...registrar o resultado da pesquisa sobre sua cidade ou patrimônio histórico escolhido. Não esqueça das fotos e referências utilizadas.
Professor comente os textos de seus alunos, indique referências e motive seu aluno a escrever e refletir sobre as descobertas.
Nome | Tipo |
---|---|
Dores de colônia | Vídeo |
Cidades históricas | Vídeo |
Olinda | Vídeo |
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] | Vídeo |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/10/2011
Cinco estrelasEeta ferramenta metodologica muito contribuirá no processo de ensino aprendizagem. Assim, o professor desenvolvera um tabalho ludico e de forma prazerosa
18/09/2011
Cinco estrelasSua aula está ótima, completa e interativa.