Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A arte colonial brasileira

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a construção da identidade artística influenciada por Portugal; as primeiras pinturas, esculturas e construções; contextualizar com o período histórico séc. XVI.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
História do Brasil – período colonial, descobrimento do Brasil.
Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao descobrimento do Brasil e os primeiros contatos dos portugueses com os índios. Para contextulizar o tema o professor poderá utilizar os vídeos “Dores da colônia” e “A conquista da terra e da gente” que aborda o período de colonização do país.

 


 



Após a análise do vídeo o professor deverá propor para a turma a leitura do texto de apoio 1 que aborda a construção das primeiras cidades, arquitetura, pintura e escultura. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Arte%20colonial%20brasileira.pdf


Para contextualizar o professor pode utilizar os vídeos: 

Olinda 

 

Aula 02: Explorando o conhecimento
No laboratório de informática os alunos irão explorar o simulador “Artistas viajantes” disponível no site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/viajantes/default.html?cd_pagina=1246
Durante a exploração os alunos conheceram um pouco mais sobre as obras produzidas no Brasil nesse período e os primeiros artistas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1207/imagens/artistas_viajantes.jpg

 


Aula 03: Recordar o patrimônio histórico
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a arte colonial do Brasil, as primeiras cidades e construções, é hora de pesquisar sobre a origem da sua cidade: como foi descoberta, primeiro prédios, primeiros habitantes, prédios históricos, primeiras obras de arte, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1207/imagens/sugestoes.gif

Professor caso seja possível, agende com os alunos uma visita ao museu da cidade ou a patrimônios históricos, vale a pena estudar antes sobre a história do lugar e o que o espaço representa para a cidade.
Caso não seja possível, o professor deverá propor uma pesquisa sobre uma cidade histórica ou patrimônio histórico onde o aluno deverá pesquisar os seguintes dados: localização, como foi descoberta, primeiros habitantes (no caso das cidades) e importância social-histórica.

Aula 04: Registrando o conhecimento
Os alunos deverão construir um blog para registrar suas impressões e descobertas. Como sugestão os alunos podem utilizar o blogger do Google, nele é possível inserir, textos, imagens, áudios e vídeos. (disponível em: http://www.blogger.com/features
No blog os alunos deverão desenvolver alguns textos com os seguintes temas:
- Apresentação: quem é?, da onde vem?, quando veio? e para onde vai?
- O que entende por... descobrimento do Brasil.
- Eu gosto de... escolher um dos artistas que mais lhe interessou quando explorou o simulador “Artistas viajantes” explicar o por que e comentar uma de suas obras.
- Patrimônio histórico...registrar o resultado da pesquisa sobre sua cidade ou patrimônio histórico escolhido. Não esqueça das fotos e referências utilizadas.
Professor comente os textos de seus alunos, indique referências e motive seu aluno a escrever e refletir sobre as descobertas.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dores de colônia Vídeo
Cidades históricas Vídeo
Olinda Vídeo
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
http://www.blogger.com/features Blog do google, veja como criar o seu. http://portal.iphan.gov.br/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional http://www.cultura.gov.br/site/ Ministério da Cultura http://www.itaucultural.org.br/ Itaú Cultural
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Durante as atividades os alunos podem preferir trabalhar em equipe, o professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas, entretanto os alunos deverão fazer relatos individuais nos blogs. Incentive seus alunos a comentar os textos dos colegas, lembrando sempre que deverão ser contribuições construtivas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.