Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo narrativa com humor

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o gênero textual narrativa e as suas características  a partir de escuta de um livro de literatura infantil.

 Produzir um texto narrativo com marcas de humor.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha tido, em outros momentos, contato com textos narrativos orais e/ou escritos.

Estratégias e recursos da aula

1. Sentados em círculo o professor fará a leitura do livro Um pipi choveu aqui, de Sílvia Orthof. São Paulo, Global, 1989.

http://pnldcapas.edunet.sp.gov.br/19413.GIF

2. Conversar com os alunos sobre as principais características do gênero narrativa: a narrativa deve ter narrador, personagem (quem), espaço (aonde), tempo (quando) e enredo (o que aconteceu).

3. Após a leitura, fazer os seguintes questionamentos, oralmente:

a) Na sua opinião, essa é uma história engraçada? Por quê?

b) Pense na atitude do aluno e da professora: ele estava certo ou errado? E a professora?

c) Você já passou por alguma situação parecida? Conte.

d) Como você imagina o menino da história?

e) E a professora? Como ela é na sua opinião?

f) Onde está o humor na história?

* Caso o professor ache necessário, poderá passar o livro para os alunos observarem as ilustrações.

4. Após a conversa orientada, através dos questionamentos descritos propor a seguinte atividade.

Procure  se lembrar de situações engraçadas acontecidas com você ou com alguém conhecido para escrever um texto com humor. Antes de começar a escrever, faça um rascunho atendendo às seguintes orientações: (se o aluno não lembrar de alguma situação peça-o que imagine uma)

* nome das personagens;

* características das personagens;

* o que aconteceu;

* quando aconteceu;

* em que local;

* a reação das pessoas que viram o acontecido.

PROFESSOR: O aluno, como personagem da história, deverá escrever na primeira pessoa. Se escolher contar algo que aconteceu com outra pessoa, deverá escrever na terceira pessoa.

5. A seguir, formar duplas para que as mesmas troquem os seus textos, passando de escritores a leitores/revisores.

6. Orientar os alunos a reescrever os textos, aprimorando-os de acordo com as sugestões e as críticas feitas pelo colega.

7 . Posteriormente, o aluno lerá para a turma seu texto, momento esse em que a professora perceberá se o mesmo possui marcas de humor diante da reação produzida nos demais alunos.

Avaliação

O professor  recolherá as produções dos alunos e avaliará se:

* as ideias estão claras;

* possui  título;

* apresenta as principais características do gênero narrativa;

* se o aluno se coloca como narrador ou personagem;

* se a narrativa possui início, meio e fim;

* se o texto apresenta marcas de humor.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.