29/11/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar o gênero textual narrativa e as suas características a partir de escuta de um livro de literatura infantil.
Produzir um texto narrativo com marcas de humor.
É necessário que o aluno tenha tido, em outros momentos, contato com textos narrativos orais e/ou escritos.
1. Sentados em círculo o professor fará a leitura do livro Um pipi choveu aqui, de Sílvia Orthof. São Paulo, Global, 1989.
2. Conversar com os alunos sobre as principais características do gênero narrativa: a narrativa deve ter narrador, personagem (quem), espaço (aonde), tempo (quando) e enredo (o que aconteceu).
3. Após a leitura, fazer os seguintes questionamentos, oralmente:
a) Na sua opinião, essa é uma história engraçada? Por quê?
b) Pense na atitude do aluno e da professora: ele estava certo ou errado? E a professora?
c) Você já passou por alguma situação parecida? Conte.
d) Como você imagina o menino da história?
e) E a professora? Como ela é na sua opinião?
f) Onde está o humor na história?
* Caso o professor ache necessário, poderá passar o livro para os alunos observarem as ilustrações.
4. Após a conversa orientada, através dos questionamentos descritos propor a seguinte atividade.
Procure se lembrar de situações engraçadas acontecidas com você ou com alguém conhecido para escrever um texto com humor. Antes de começar a escrever, faça um rascunho atendendo às seguintes orientações: (se o aluno não lembrar de alguma situação peça-o que imagine uma)
* nome das personagens;
* características das personagens;
* o que aconteceu;
* quando aconteceu;
* em que local;
* a reação das pessoas que viram o acontecido.
PROFESSOR: O aluno, como personagem da história, deverá escrever na primeira pessoa. Se escolher contar algo que aconteceu com outra pessoa, deverá escrever na terceira pessoa.
5. A seguir, formar duplas para que as mesmas troquem os seus textos, passando de escritores a leitores/revisores.
6. Orientar os alunos a reescrever os textos, aprimorando-os de acordo com as sugestões e as críticas feitas pelo colega.
7 . Posteriormente, o aluno lerá para a turma seu texto, momento esse em que a professora perceberá se o mesmo possui marcas de humor diante da reação produzida nos demais alunos.
O professor recolherá as produções dos alunos e avaliará se:
* as ideias estão claras;
* possui título;
* apresenta as principais características do gênero narrativa;
* se o aluno se coloca como narrador ou personagem;
* se a narrativa possui início, meio e fim;
* se o texto apresenta marcas de humor.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!