20/11/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
• Conhecer a estrutura de um texto – música;
• Desenvolver a linguagem oral através das rimas.
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá!
1º Momento: O professor deverá exibir para as crianças um vídeo da música “O Pato Pateta” de Toquinho. Depois da exibição do vídeo o professor deverá ler a letra da música e cantar juntamente com as crianças, em seguida deverá distribuir a letra da música questionando-as sobre os objetos/palavras (caneco, galinha, marreco, poleiro, coice, cavalo, jenipapo, papo, poço, tigela, moço, panela) seus significados e rimas.
As fotos abaxo ilustram o momento.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música
Pato Pateta
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela
OBS:A música "O Pato Pateta" pode ser encontrada nos sites abaixo:
http://letras.terra.com.br/toquinho/83410/
http://www.oyo.com.br/musicas/vinicius-de-moraes-e-toquinho/o-pato-pateta/
Atividade 2: Ilustrando a música “O Pato Pateta” –
1º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “O Pato Pateta” de Toquinho, destacando os objetos contidos nela. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música. As fotos ilustram o momento.
2º Momento: O professor deverá solicitar gravuras ou desenhos dos objetos da música “O Pato Pateta” (caneco, galinha, marreco, tigela, etc.), e depois colocá-los espalhados no chão no meio da roda e pedir que as crianças identifiquem cada objeto e no momento que estiver cantando a música colar cada objeto no local adequado, isto é, na frente da palavra.
OBS: A letra da música ilustrada deve ser fixada no mural da sala.
Avaliar se as crianças:
• Aprenderam sobre a estrutura do texto música.
• Desenvolveram a linguagem oral através das rimas;
• Apreciaram e cantaram a música “Pato Pateta”
• Participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2012
Quatro estrelasas questões trabalhadas esta adequada ao nivel da criança por meio desta conseguir realizar outras
02/05/2012
Quatro estrelasGostei muito. Adoro trabalhar com música. A música em si facilita o processo de aquisição da leitura. Parabéns!!!!
01/11/2011
Cinco estrelasAcho fundamental trabalhar com a música. Envolve a criança completamente e desvendará a veia artistíca da mesma. Excelente trabalho.
27/10/2011
Quatro estrelasADOREI A ALUNA MAS AXO Q PODERIA COMPLEMENTAR TRAZENDO OBJETOS CONCRETOS PARA A SALA , UM PATINHO, UM CANETO O QUE DER P TRAZER...
07/05/2011
Quatro estrelasgostei muito da aula, me ajudou a compreender como trabalhar significativamente a musica.parabéns aos colaboradores.
17/04/2011
Cinco estrelasmuito boa