Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Barroco de Aleijadinho

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as diferenças do barroco europeu para o barroco brasileiro, tendo como ícone maior o escultor Aleijadinho.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
História do Brasil – período colonial, descobrimento do Brasil. Atenção Professor!! Caso seja possível, o professor de artes poderá trabalhar esse conteúdo junto com o professor de história.
Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao descobrimento do Brasil e os primeiros contatos dos portugueses com os índios.

Para conhecer sobre o Barroco sugerimos a WebQuest sobre Barroco, disponível no site: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=10354&id_pagina=1

 

Aula 02: O Barroco no Brasil

Para contextulizar o tema o professor poderá utilizar os vídeos “Dores da colônia”,  “A conquista da terra e da gente”  e "Fausto e a pobreza de Minas" que aborda o período de colonização do país.

 Após a análise do vídeo o professor deverá propor para a turma a leitura do texto de apoio 1 de Lygia Fagundes Telles, extraído da Revista Bravo, que trata de Aleijadinho.

 Com base na leitura do texto, o professor deve levantar essas polêmicas sobre a autoria das obras de Aleijadinho (questionada até hoje por estudiosos), fazendo isso ao comparar as obras de Aleijadinho com esculturas do barroco europeu, instigando os alunos a perceberem as diferenças formais e estilísticas presentes nas obras do mestre brasileiro.

Para conhecer um pouco mais sobre o Barroco Brasileiro e as obras de Aleijadinho assista ao vídeo: Barroco Brasileiro disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=Mf8ueO4P6E4

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/videoYoutube.jpg

Conheça algumas obras do Barroco Europeu:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/bernini_anima.jpg

Escultura - Caravaggio

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/barroco12.jpg

A deposição de Cristo - Caravaggio

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/caravaggio_stigma.jpg

Caravaggio

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/SuperStock_457-2455~Ecstasy-of-St-Theresa-Posters.jpg

Êxtase de Santa Teresa - Bernini

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/Pieter_Paul_rubens.jpg

Pieter Paul Rubens

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/jusepe_de_Ribera.jpg

Jiusepe Ribera

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/Judite_matando_Holofernes-_Artemisia__Gentileschi.jpg

Judite matando Holofernes - Artemísia Gentileschi  

 Aula 03: Registrando o conhecimento
Os alunos em 3 pequenos grupos deverão construir um blog para registrar as diferenças notadas entre o barroco brasileiro e o europeu. Como sugestão os alunos podem utilizar o blogger do Google, nele é possível inserir, textos, imagens, áudios e vídeos.
Os grupos serão divididos da seguinte maneira:
- Grupo 1: Quem foi Aleijadinho e o que representa sua obra para a história da arte brasileira?
- Grupo 2: No que a arte de Aleijadinho se difere da arte do mestre italiano da escultura barroca Bernini?
- Grupo 3: Com base no que foi estudado e exemplificado por meio da obra de Aleijadinho, no que o barroco brasileiro se difere do europeu?

Professor comente os textos de seus alunos, indique referências e motive seu aluno a escrever e refletir sobre as descobertas.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dores de colônia Vídeo
Fausto e a pobreza das minas Vídeo
Recursos Complementares
http://www.blogger.com/features Blog do google, veja como criar o seu. http://portal.iphan.gov.br/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional http://www.cultura.gov.br/site/ Ministério da Cultura http://www.itaucultural.org.br/ Itaú Cultural http://www.aleijadinho.com/
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes. Incentive seus alunos a comentar sobre os blogs dos colegas, lembrando sempre que deverão ser contribuições construtivas. Na webquest sobre Barroco há uma sugestão de avaliação, sugerimos que o professor a utilize.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/9 - 77,78%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 1/9 - 11,11%
  • Uma estrela 1/9 - 11,11%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ludmila, colégio diocesano pe. anchieta , Ceará - dijo:
    millachaves7@gmail.com

    16/09/2013

    Duas estrelas

    muito detalhado falta as características sua biografia praticamente quase tudo.....


  • Neide Nunes, Colegio Estadual Nossa Senhora da Conceição , Bahia - dijo:
    edineidenunes@hotmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Exelente o material desta aula, adorei .


  • Francisco Felix, Escola Municipal Nova Candeias , Bahia - dijo:
    felixdepa@gmail.com

    07/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Um material excelente, tudo que eu precisava para complementar minha aula sobre o Barroco, uma direção perfeita para ajudar a minha turma gostar dese conteúdo. Obrigado!


  • joão, não sei , São Paulo - dijo:
    joao_beikin@hotmail.com

    01/12/2010

    Uma estrela

    não achei exelemte,bom,nem regular eu achei ruim por causa da mulher cortendo o pescoço do homem!!!!


  • Micilene G. Lima, CEF 03 de Planaltina , Distrito Federal - dijo:
    micilima@ig.com.br

    04/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula maravilhasa só completaria com um pouco de trabalhos manuais que poderiam ser feitos com tinta guache retratando um dos filmes ou esculturas na argila referente as imagens vistas no You Tube. Parabéns!


  • idenir, escola municipal tancredo neves , Mato Grosso do Sul - dijo:
    idfae@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens!! com o uso da tecnologia este assunto toma a aula atrativa, desperta a curiosidade e a necessidade de saber mais sobre o assunto, que a arte no periodo colonial seja vista como fato historico e cultural, e o educando necessita de inovação e não podemos deixar de utilizar ferramentas tecnologicas para que isso se torne uma realidade necessaria nas escolas nao esquecendo de que os objetivos devem ser alcançados para um aprendizado efetivo e a avaliação tenha claro os seus critérios.


  • mica, e.e.josé maria hugo rodrigues , Mato Grosso do Sul - dijo:
    jessica_doidona_0@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    artes tem varis imagens e artes q são interesantes mas pra mim artes é uma coisa para q tudos se inspirem e sejam insentivados a arte pq sem a arte a vida ñ tem sentido


  • LUIZ CLÁUDIO REBELLO PONTES , SEC , Bahia - dijo:
    luizclaudiorebello@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostaria de parabenizar a autora pela brilhante construção dos caminhos para aprendizagem da temática .


  • Regina Silva, UNAMA , Pará - dijo:
    reginashew@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o site, foi de grande ajuda para um seminário que estou preparando.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.