14/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
1ª ETAPA:
Apresente para os alunos as imagens, em slides, utilizando o power point.
Detalhe importante: exiba primeiro todas as imagens sem as legendas.
Siga o esquema a seguir e depois exiba todas, novamente, com as legendas.
Ao final, diga aos alunos que não vale acrescentar nada às anotações já feitas.
Passo a passo:
A cada imagem apresentada, peça que eles anotem sua impressão: sobre as cores, a disposição das estrelas, as formas geométricas, se existe alguma semelhança com outra bandeira que conheçam.
1) Organize os slides de forma que as imagens fiquem expostas tempo suficiente para a observação e as anotações dos alunos.
Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889.
2) Nesta imagem, devem ser adotados os mesmos procedimentos da anterior, observação e anotação dos dados.
19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.
3) Aqui, o detalhe é o número de estrelas que mudou e eles precisam estar atentos.
Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.
4) Continue da mesma forma, observação e anotação antes, legenda depois.
28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.
5) Esta é nossa bandeira atual. Aqui também as estrelas estão em maior número, pois foram acrescentados mais Estados. Entretanto, deixe que o aluno faça suas anotações e tire suas próprias conclusões.
11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Terminado esse primeiro momento, os alunos irão para o laboratório de informática com suas anotações.
2ª ETAPA:
Trabalhe a imagem abaixo de acordo com o passo a passo a seguir:
1 - Divida a turma em seis grupos;
2 - Cada grupo irá pesquisar sobre os seis tópicos em destaque na imagem.
3 - A pesquisa está direcionada para a busca dos motivos que levaram nossa bandeira a assumir a forma atual.
4 - Portanto, os grupos vão investigar os seguintes elementos:
5 - O objetivo final é entender como esses elementos foram inseridos na Bandeira Nacional e com que finalidade.
6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana.
Utilize os links abaixo para todos os grupos:
http://www.on.br/glossario/alfabeto/b/bandeirabrasil.html
http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/bandeira-nacional-brasileira.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
http://www.signomes.com/brasil/bandeira.php
Os grupos vão organizar os resultados das pesquisas sobre a bandeira e o significado dos símbolos nela contidos para montar uma apresentação de slides. Esta apresentação pode ser exibida para outras turmas.
Os alunos vão montar uma Bandeira Nacional unindo várias cartolinas, se possível em um espaço aberto, na qual todos elementos simbólicos serão explicados, através de legendas e de glossário. Ex: Cada estrela corresponde a qual estado? Explicar o motivo das cores, do lema 'Ordem e Progresso', utilizando legendas e fazendo um glossário para os termos menos conhecidos.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/03/2012
Cinco estrelasmuito bom, esses exercícios são ótimos e bom de fazer com os alunos!
18/10/2010
Cinco estrelasVivemos em uma época em que civísmo-para os jovens- é coisa ultrapassada; mas cabe a nós educadores ensiná-los sobre a história dos símbolos nacionais. E esta aula será bem oportuna, pois logo será comemorado o dia da bandeira brasileira; e lembrá-los da função simbólica desta para a nação será muito gratificante. Vou trabalhar com alunos do 9º ano e Ensino Médio.
31/08/2010
Cinco estrelasBelíssimo seu trabalho, nunca tinha encontrado explicação melhor para estudar a Bandeira do Brasil. Por favor me envia slides sobre a história da Independência do Brasil? parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a experiencia acima, sempre quiz apresentar tal mudanca em sala, mas nào tinha tempo de fazer pesquisa,dessa forma é magnífico vou levar as alterações na bandeira brasileira.Até para mim está sendo gratificante tal conhecimento. Amei magnífico.Tenho certeza meus alunos vão adorar tal conhecimento. Pois sempre que levo alguma novidade ou curiosidade eles ficam bem animados e sempre cobram novidade, esta será excelente.Parabéns