Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O email como gênero textual em sala de aula

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o e-mail com novo meio de comunicação, através do computador, ligado à Internet.

Identificar a  sua função social bem como a sua estrutura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha trabalhado os gêneros textuais bilhetes e cartas e já tenha tido algum contato com o computador.

Estratégias e recursos da aula

Professor: Para o desenvolvimento desta aula faz-se necessário que a escola disponha de computadores para uso dos alunos. Caso não disponha desse instrumento para todos os alunos, deverá dispor de, pelo menos,  um para cada três alunos, para que as atividades sejam realizadas. É indispensável também que o professor tenha conhecimentos básicos de como utilizar o computador e decomo se envia e recebe e-mail.

1. Iniciar a aula através da seguinte conversa:

* Recentemente, surgiu um novo meio de comunicação à longa distância, ou seja, o computador. Interligado pela Internet, os computadores permitem a comunicação com qualquer parte do mundo em apenas alguns segundos. Mas é preciso que o destinatário da mensagem também tenha um computador conectado e um endereço eletrônico (e-mail). Pela Internet, portanto, é possível enviar mensagens muito rapidamente. E com mais algumas vantagens: você não precisa sair de casa, nem comprar envelopes e selos cmo acontece com as cartas.

* Esclarecer aos alunos que o email possui uma estrutura parecida com a da carta: saudação e destinatário, assunto, despedida e assinatura (podendo variar dependendo do grau de formalidade e/ou de quem seja o destinatário). A linguagem é simplificada e varia, igualmente, conforme a situação estabelecida entre os interlocutores. Seus parágrafos costumam ser curtos para uma maior clareza na leitura.

2. Levar os alunos a um computador e orientá-los no seu uso quanto à: acesso à Internet, criar e-mail individual gratuito e exemplificar escrevendo um email.

PROFESSOR: Caso a escola possua o recurso de data show, as orientações e as atividades poderão ser apresentadas para todos os alunos simultaneamente.

http://res1.windows.microsoft.com/resbox/pt-Ptb/Windows%207/Main/0/5/05b04a57-94b2-4dc1-bbbd-a0cfebdd8e2a/05b04a57-94b2-4dc1-bbbd-a0cfebdd8e2a.jpg

3. Após esgotar-se todas as dúvidas, entregar aos alunos uma folha contendo dois ou três modelos de e-mails. Ler os emails e esclarecer as demais dúvidas que surgirem.

SUGESTÃO: Emails com destinatários diversos: para uma autoridade, para um amigo(a), para o professor, para que o aluno observe a diferença na linguagem empregada.

4. A seguir, propor as seguintes atividades.

I - Pedir aos alunos que escrevam um email (numa folha de papel) para o prefeito da cidade, convidando-o para um dado evento na escola;

II - Pedir aos alunos que escrevam um email (numa folha de papel) para um colega de sala de aula , informando-o que tal dia não haverá aula e por qual motivo. 

Professor: É necessário que os alunos observem as diferenças básicas de cada email-texto produzido, comparando a linguagem usada e as diferenças quanto ao conteúdo e à finalidade Só depois de que forem discutidas, compreendidas e apreendidas as questões referentes à funcionalidade desse gênero, os alunos farão a revisão(ões) e reescrita(s).

III - A sugestão de atividades escritas não devem descartar o manuseio do computador, bem como o envio e recebimento de emails para que o alun,o durante diversas aul as, tenha contato e se familiarize com esse gênero.

Avaliação

Após a reescrita dos emails propostos o professor avaliará se os alunos:

* reconheceram o gênero textual email como novo meio de comunicação;

* identificaram a função social do email;

* identificaram sua estrutura;

* usaram linguagem e conteúdo adequados à finalidade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Daniela Lopes Leite, CAIC Municipal Elomir Silva , Rio de Janeiro - dijo:
    Danlopesl@yahoo.com.br

    07/03/2014

    Cinco estrelas

    As aulas apresentadas aqui são maravilhosas.


  • ANA CRISTINA DIAS DA SILVA, 0411023 ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO PLINIO CASADO , Rio de Janeiro - dijo:
    acristinads@oi.com.br

    27/09/2012

    Quatro estrelas

    Bem legal!!


  • Andreza Coelho Figueira, Escola Dom Floriano , Pará - dijo:
    andcfbj@gmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Para nós professores de sala de aula é um aprendizado diferente, porém de muita importância em nosso cotidiano,pois com isso estamos cada vez mais interligados e fazendo parte da era tecnologia avançada e nossos alunos sentem-se realmente acompanhando o avanço e fazendo a diferença, participando e com isso valorizando o conhecimento, expondo suas idéias, buscando estar cada vez mais por dentro desses novos conhecimentos. para mim professora me sinto lisongeada pois vejo meus alunos interessados


  • ERLETE VIANA, Escola Dom Floriano , Pará - dijo:
    viana.erlete@gmail.com

    24/04/2010

    Cinco estrelas

    excelente idéia, serve para que o aluno perceba a função da internet e do email e desenvolva a habilidade da leitura e escrita. Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.