Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Arte- expressão e não repressão - Intervenções urbanas artísticas

 

23/02/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir com os alunos a diferença entre arte e pichação de patrimônio público; Integrar a arte digital como forma de expressão; Analisar uma experiência que deu certo em relação a transformação dos pichadores em artistas.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar o que os alunos conhecem sobre pichação, grafite e arte digital.

Estratégias e recursos da aula

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1224/imagens/pi.jpg

 

1ª Atividade


Com o objetivo de confrontar a idéia de vandalismo x arte

Faça um júri simulado-
Procedimentos:
Divida a classe em 3 grupos:
1 deles irá defender a pichação em muros como forma de expressão
O 2º grupo irá defender a idéia de que os pichadores são vândalos.
O 3º grupo serão os jurados que no final definirão qual grupo apresentou argumentos mais consistentes.
Após a vivência, peça para que os alunos opinem sobre o que realmente pensam sobre a questão. Levante os prós e contras que os alunos abordaram na dinâmica.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1224/imagens/ttt.jpg

http://panoptico.files.wordpress.com/2007/04/grafite_palhacada.jpg

 

2ª Atividade

Apresentar para os alunos o episódio do Programa Escola Brasil sobre um projeto que pode transformar pichadores em artistas que está disponível no Portal do Professor. Após a exibição do programa, peça para que os alunos novamente se coloquem e questione se algo mudou diante do exemplo que eles viram.

 



 

 

3ª Atividade

Leia este trecho de um artigo do Jornalista Gilberto Dimenstein e faça uma dissertação.

“A experiência reduziu a poluição visual de Santo André, baseada num princípio testado e aprovado em outras cidades: a pichação não significa a vontade de destruir, sujar o espaço, mas de intervir, de ser reconhecido, de se identificar numa sociedade que só oferece anonimato aos marginalizados.”
Se possível convide um grafiteiro para conversar com os alunos.
Com esta atividade você irá mensurar se a argumentação dos alunos está mais consistente. Foque a discussão sobre o conceito de arte.

Questionamentos sugeridos:

O que é Arte para você?
Qual o valor da arte para o ser humano?
O que determina o que é considerado arte?
A arte popular deve ser reconhecida?
Por que um quadro de Picasso vale milhões?
Um muro grafitado é considerado arte, por quê?
Quais as formas de linguagem artística você conhece?
Você tem habilidades para Arte?
Se você tivesse muito dinheiro, compraria uma obra de arte valiosa?
O que você conhece sobre arte digital?

Peça para os alunos lerem sobre o Projeto Beco-escola, se possível agende uma visita e vá conhecer de perto a transformação do bairro e o impacto na vida dos jovens. Um dos mentores do Projeto é o jornalista Gilberto Dimenstein, colunista da Folha, tente entrar em contato por e-mail com ele e proponha uma entrevista.


4ª Atividade

Proponha que os alunos produzam grafites virtuais, um programa que possui muitos recursos e é gratuito é o GIMP. Ele é mais do que um programa é um movimento virtual de criação artística digital. Ele tem muitos recursos, mas neste site http://www.ogimp.com.br/ há tutoriais que auxiliarão a aprendizagem dos alunos.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1224/imagens/gimp20.jpg

 

Você pode fazer o download do programa nos seguintes sites:
http://www.ogimp.com.br/
http://www.gimp.org/
http://www.superdownloads.com.br
http://www.baixaki.com.br


Lance o desafio.


Um mouse na mão e uma idéia na cabeça
A arte digital como forma de expressão:

Se a tela do computador fosse um muro, o que você desenharia:

 

Imprima os desenhos e faça uma exposição na escola sobre o tema estudado ou publique em um flickr.

FLICKR- é um serviço de armazenamento na web e já tem versão em português.

http://www.flickr.com/

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1224/imagens/flik.jpg


Depois faça um tour pelo bairro e analise se há somente pichações ou grafites. Faça uma proposta dos alunos se unirem a um grupo de grafiteiros e modificarem algum especo do bairro, uma praça abandona, um beco, etc. Desperte a liberdade expressão dos alunos de forma positiva, valorizando o patrimônio de todos e transforme tristeza, degradação em Arte.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Do vandalismo à arte Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
Identifique o interesse dos alunos pelas atividades. Analise se ocorreu ampliação do conceito de Arte, bem como a diferença entre grafiteiro e pichador
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • julio, unb , Distrito Federal - dijo:
    julioreissantos@gmail.com

    23/08/2013

    Cinco estrelas

    otima ! gostaria se possivél de um site só de planos de aula de expressão artistica


  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - dijo:
    jacira.cpa@hotmail.com

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    Vai ser muito proveitosa essas sugestões para meu trabalho. Sempre acompanho suas sugestões de arte. Parabéns!


  • Sueli Maria Macedo Silva, ESCOLA MONSENHOR JOSE KEHRLE , Pernambuco - dijo:
    suelimariams@hotmail.com

    18/01/2012

    Quatro estrelas

    Foi muito proveitoso para a aula que estava pretendendo falar sobre arte e de forma abrangente e significativa. Parabéns Grace!


  • alisson, www , Bahia - dijo:
    alissonsalis10@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    e lindoe au mesmotempo e impresionente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.