Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Alfabetização- Direito de ler e ser.

 

06/03/2009

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre o conceito de alfabetização e sua relevância para o cidadão; Aprender a associar o texto e a imagem com conteúdos reflexivos e críticos. Oferecer aos alunos a oportunidade de debater a condição social do analfabeto. Utilizar um gênero textual, a charge para apropriar-se da escrita formal de forma contextualizada e que fortaleça o comportamento crítico dos alunos sobre as relações sociais nos quais estamos inseridos.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar o que os alunos sabem sobre charge e o nível de consciência a respeito do direito a alfabetização plena.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Esta proposta tem como foco a Alfabetização de Adultos

 

A alfabetização de Jovens e Adultos é um grande desafio, pois os alunos chegam às salas de aula, inseguros e muitas vezes com a certeza de que não aprenderão, pois trazem em suas histórias algumas tentativas frustradas de aprender. Além disso, há o aspecto da expectativa, ler é realizar um sonho.
Iniciei minha carreira docente trabalhando com alfabetização de jovens e adultos, considero que me tornei “gente” ao passar por essa experiência. Por mais que tenha me esmerado em ensinar meus primeiros alunos, carrego a certeza de que eles me ensinaram muito mais.
E nessa jornada identifiquei que uma das primeiras ações é resgatar o ser humano e elevar sua auto-estima mostrando que é possível ler, aprender, e que o processo é muito mais prazeroso do que doloroso.
É preciso um cuidado com este público, pois mesmo não decodificando as letras, eles possuem histórias e leituras de mundo que não podem de forma alguma serem desconsideradas. Em contrapartida, eles trazem e expressam o desejo de “copiarem” as letrinhas. Dessa forma, o professor deve apresentar a alfabetização e que a metodologia deve ir muito além da representação das letras.
A proposta que segue propõe um trabalho com charges, por serem textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem.
Essa seqüência de atividade pode ser utilizada logo no inicio do trabalho do professor com a classe.

 

1ª Atividade

Para descontrair a pressão que todos carregam e ao mesmo tempo enfatizar a necessidade de perseverança no processo, sugiro uma dinâmica bem simples.
Pegue uma notícia do jornal do dia, recorte e diga para os alunos que irão “brincar” de telefone sem fio. Explique as regras da brincadeira, ou seja, o colega deve passar para o seguinte exatamente aquilo que entendeu do colega anterior.
Faça uma roda e leve um dos alunos para um canto da sala e leia a notícia. Recomende que ele volte e cochiche no ouvido de um colega o que ouviu e assim por diante. Quando chegar no último aluno, peça para ele falar em voz alta o que compreendeu. Com certeza, no meio do caminho ocorrerão alguns ruídos e as informações aparecerão incompletas ou até mesmo sem sentido.
Leia a notícia para todos e discuta que ao não conseguir ler, a pessoa fica a mercê da visão e do entendimento do outro, e que se alfabetizar é adquirir o direito de tirar as próprias conclusões.
Incentive o grupo a buscar forças para aprender a ler não só as letrinhas, mas as relações entre texto e contexto.
Abra espaço para as pessoas se colocarem, mas não force aqueles que ainda não se sentem à vontade. Vínculo e confiança são construídos, com respeito e paciência.
Esse é um momento inicial de entrega, de exposição, tenha muito tato na condução do debate.
 

Em seguida utilize o filme disponível no portal do professor, que fala sobre a difícil e sofrida vida de adultos analfabetos. Mostra as dificuldades que eles têm para conciliarem trabalho, família e estudo na vida adulta. Além disso, mostra ainda como a alfabetização e educação muda a vida dessas pessoas, dando-lhes conhecimento de sua cidadania e de seus direitos em diferentes regiões do Brasil.

 

 

Abra novamente o debate para que as pessoas possam colocar-se a respeito do conteúdo do vídeo.

 

 

2ª Atividade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/pelicano.jpg

 

 

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/mariano.jpg

 fonte: http://www.chargeonline.com.br/

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/lula.jpg

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_charges_novas_15.shtml

 

Utilize as estratégias de leitura para ajudar aos alunos a identificarem as mensagens.

Estratégias de Leitura:

São os recursos que todos os leitores, tanto os iniciantes como os competentes, usam para produzir sentido enquanto lêem um texto ou para descobrir sobre o escrito.
São de natureza procedimental, o que significa que são constituídas e desenvolvidas em situações de uso.
Quanto mais atos de leitura e escrita os alunos realizam, mais eles avançam os seus conhecimentos sobre a própria leitura e sobre a escrita.
Ler ensina a ler e escrever.
As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.
Fazemos inferências (dedução) daquilo que não está explícito no texto com base em outras leituras ou experiências anteriores.Buscamos confirmação durante a leitura através de informações contidas no próprio texto ou em nossas experiências (checagem).
Ao ler, percebemos as palavras globalmente, selecionamos apenas os índices relevantes.

Fonte: http://escolapublica.fde.sp.gov.br/rodada5/apoio/Hip%C3%B3teses%20e%20estrat%C3%A9gias%20de%20leitura.pdf

 

Para saber mais, leia:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/186057.jpg

 

Amplie bem o repertório dos alunos e depois proponha que os alunos façam uma charge. Para tal utilize cliparts e imagens da web. Você pode utilizar o PowerPoint ou o OpenOffice.
Trabalhe com inserção de figuras
Caixa de textos de depois salve o slide como jpg.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/Slide2.JPG

 

 

EXEMPLO DE CHARGE ELABORADA COM CLIPARTS

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1225/imagens/Slide1.JPG

Faça um trabalho de revisão textual das charges. E socialize a produção de todos. Que tal montar um mural na escola com as produções!

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I Vídeo
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge Confira uma linha do tempo com os principais nomes da charge e da caricatura brasileiras http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0194/aberto/mt_148779.shtml http://revistas.unipar.br/akropolis/article/view/337/304 www.salaodehumordepiracicaba.com.br http://humortadela.uol.com.br/ http://www.brasilescola.com/charges/ http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/letras/anais_2coloquio/charges_sala-de-aula.pdf
Avaliação
Estabeleça a relação entre o conceito de charge e a produção dos alunos. Verifique o avanço em relação as hipóteses de escrita.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Auzinete Maria Ribeiro de Almeida, Sec. Municipal de Educação , Pernambuco - dijo:
    auzinete10@hotmail.com

    17/05/2011

    Cinco estrelas

    Considero a aula muito excelente por vários motivos,dentre os quais destaco: O foco(alf.de adultos),o resgate do ser humano enquanto cidadão, o cuidado com a elevação da auto-estima,a consideração que foi dada aos conhecimentos prévios e a escolha dos reursos didáticos: (charge), o audio-visual (filme), a dinâmica de grupo e as estratégias de leitura. Enfim, a ação didática desenvolvida pela professora contribuiu para o desenvolvimento do ato de ler e de ser cidadão.


  • lucimar, escola francisco ferreira silva , Maranhão - dijo:
    lucipereira2003@hotmail.com

    10/02/2011

    Três estrelas

    achei sua aula super interesante,parabens!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.