06/03/2009
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Esta proposta tem como foco a Alfabetização de Adultos
A alfabetização de Jovens e Adultos é um grande desafio, pois os alunos chegam às salas de aula, inseguros e muitas vezes com a certeza de que não aprenderão, pois trazem em suas histórias algumas tentativas frustradas de aprender. Além disso, há o aspecto da expectativa, ler é realizar um sonho.
Iniciei minha carreira docente trabalhando com alfabetização de jovens e adultos, considero que me tornei “gente” ao passar por essa experiência. Por mais que tenha me esmerado em ensinar meus primeiros alunos, carrego a certeza de que eles me ensinaram muito mais.
E nessa jornada identifiquei que uma das primeiras ações é resgatar o ser humano e elevar sua auto-estima mostrando que é possível ler, aprender, e que o processo é muito mais prazeroso do que doloroso.
É preciso um cuidado com este público, pois mesmo não decodificando as letras, eles possuem histórias e leituras de mundo que não podem de forma alguma serem desconsideradas. Em contrapartida, eles trazem e expressam o desejo de “copiarem” as letrinhas. Dessa forma, o professor deve apresentar a alfabetização e que a metodologia deve ir muito além da representação das letras.
A proposta que segue propõe um trabalho com charges, por serem textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem.
Essa seqüência de atividade pode ser utilizada logo no inicio do trabalho do professor com a classe.
1ª Atividade
Para descontrair a pressão que todos carregam e ao mesmo tempo enfatizar a necessidade de perseverança no processo, sugiro uma dinâmica bem simples.
Pegue uma notícia do jornal do dia, recorte e diga para os alunos que irão “brincar” de telefone sem fio. Explique as regras da brincadeira, ou seja, o colega deve passar para o seguinte exatamente aquilo que entendeu do colega anterior.
Faça uma roda e leve um dos alunos para um canto da sala e leia a notícia. Recomende que ele volte e cochiche no ouvido de um colega o que ouviu e assim por diante. Quando chegar no último aluno, peça para ele falar em voz alta o que compreendeu. Com certeza, no meio do caminho ocorrerão alguns ruídos e as informações aparecerão incompletas ou até mesmo sem sentido.
Leia a notícia para todos e discuta que ao não conseguir ler, a pessoa fica a mercê da visão e do entendimento do outro, e que se alfabetizar é adquirir o direito de tirar as próprias conclusões.
Incentive o grupo a buscar forças para aprender a ler não só as letrinhas, mas as relações entre texto e contexto.
Abra espaço para as pessoas se colocarem, mas não force aqueles que ainda não se sentem à vontade. Vínculo e confiança são construídos, com respeito e paciência.
Esse é um momento inicial de entrega, de exposição, tenha muito tato na condução do debate.
Em seguida utilize o filme disponível no portal do professor, que fala sobre a difícil e sofrida vida de adultos analfabetos. Mostra as dificuldades que eles têm para conciliarem trabalho, família e estudo na vida adulta. Além disso, mostra ainda como a alfabetização e educação muda a vida dessas pessoas, dando-lhes conhecimento de sua cidadania e de seus direitos em diferentes regiões do Brasil.
Abra novamente o debate para que as pessoas possam colocar-se a respeito do conteúdo do vídeo.
2ª Atividade
fonte: http://www.chargeonline.com.br/
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_charges_novas_15.shtml
Utilize as estratégias de leitura para ajudar aos alunos a identificarem as mensagens.
Estratégias de Leitura:
São os recursos que todos os leitores, tanto os iniciantes como os competentes, usam para produzir sentido enquanto lêem um texto ou para descobrir sobre o escrito.
São de natureza procedimental, o que significa que são constituídas e desenvolvidas em situações de uso.
Quanto mais atos de leitura e escrita os alunos realizam, mais eles avançam os seus conhecimentos sobre a própria leitura e sobre a escrita.
Ler ensina a ler e escrever.
As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.
Fazemos inferências (dedução) daquilo que não está explícito no texto com base em outras leituras ou experiências anteriores.Buscamos confirmação durante a leitura através de informações contidas no próprio texto ou em nossas experiências (checagem).
Ao ler, percebemos as palavras globalmente, selecionamos apenas os índices relevantes.
Para saber mais, leia:
Amplie bem o repertório dos alunos e depois proponha que os alunos façam uma charge. Para tal utilize cliparts e imagens da web. Você pode utilizar o PowerPoint ou o OpenOffice.
Trabalhe com inserção de figuras
Caixa de textos de depois salve o slide como jpg.
EXEMPLO DE CHARGE ELABORADA COM CLIPARTS
Faça um trabalho de revisão textual das charges. E socialize a produção de todos. Que tal montar um mural na escola com as produções!
Nome | Tipo |
---|---|
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I | Vídeo |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2011
Cinco estrelasConsidero a aula muito excelente por vários motivos,dentre os quais destaco: O foco(alf.de adultos),o resgate do ser humano enquanto cidadão, o cuidado com a elevação da auto-estima,a consideração que foi dada aos conhecimentos prévios e a escolha dos reursos didáticos: (charge), o audio-visual (filme), a dinâmica de grupo e as estratégias de leitura. Enfim, a ação didática desenvolvida pela professora contribuiu para o desenvolvimento do ato de ler e de ser cidadão.
10/02/2011
Três estrelasachei sua aula super interesante,parabens!!!!!