Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O CONHECIMENTO ESPACIAL CORPORAL POR MEIO DA MÚSICA

 

21/11/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Perceber que temos tudo em dobro no nosso corpo, isto é, um de cada lado (ficando um do lado esquerdo e outro do lado direito) e, assim toma-lo como orientação no espaço.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simetria do corpo;
  • Lateraliedade ( frente e atrás; esquerda e direita; em cima e embaixo)
Estratégias e recursos da aula
                                                                

Atividade 1– A música- momento da motivação
1º Momento- Estabelecer movimentos de acordo com a letra da música

Antes de iniciar o trabalho com a música, é necessário trazer para o momento da roda o CD para que as crianças possam ouvir e se sentirem motivadas. O professor pode escrever a letra da música numa cartolina deixando num canto da sala para que as crianças possam ter o contanto com ela. Como pode ser visto abaixo:

Desengonçada
Composição: Bia Bedran
(refrão)
Vem dançar, vem requebrar
Vem fazer o corpo se mexer
Acordar
É a mão direita, mão direita, mão
Direita agora,
A mão direita, que eu acordar.
É a mão esquerda, a mão esquerda,
A mão esquerda agora
As duas juntas que eu vou acordar
(refrão)
É o ombro direito, é o ombro direito,
É o ombro que eu vou acordar.
É o ombro esquerdo, é o ombro
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o cotovelo direito, é o cotovelo
Direito
É o cotovelo que eu vou acordar
É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o braço direito, é o braço direito
É o braço que eu vou acordar
É o braço esquerdo, é o braço
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o joelho direito, é o joelho direito
É o joelho que eu vou acordar
É o joelho esquerdo, é o joelho
Esquerdo,
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o pé direito, é o pé direito, é o
Pé direito agora
É o pé direito, que eu vou acordar
É o pé esquerdo, é o pé esquerdo
É o pé esquerdo agora
Os dois juntos que eu vou
Acordar
(refrão)
É a cabeça, os ombros, as mãos,
Cotovelos e braços
Que eu vou acordar
A cintura, a barriga, o bumbum,
Os joelhos
Tudo junto que eu vou acordar

2º Momento- Realizar os movimentos de acordo com a música

A criança necessita vivenciar  experiências com seu próprio corpo para se apropriar de conceitos de orientação espacial, a diversidade de atividades contribui para ensinar as crianças desde cedo o processo  de descentralização do corpo,  para começar a considerar a lateralidade do outro, como por exemplo: à esquerda e a direita de quem está a sua frente.
Antes de dançar o professor pode explicar as crianças que fará um “X” na mão direita de cada criança para que possam diferenciar o lado direito e o lado esquerdo.

Realizado todos esses procedimentos, o professor coloca a música para que todas dancem e se orientem pela orientação do seu corpo e do corpo do outro.

                  Figura 1- crianças realizando os movimentos da letra da música

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar a motivação das crianças durante a realização da atividade;
  • Observar se utilizou do símbolo na mão para orientar-se na realização  dos movimentos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Edilene Pereira, Rio Branco Acre , Acre - dijo:
    edilenesouzap@bol.com.br

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    A criança necessita de atividades assim para desenvolver a aprendizagem, pois além de encantar, aprende e nnca mais esquece. Parabéns!


  • maria jose, Esc. Mul. Vila Nova , Tocantins - dijo:
    zezagloria@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente! ja utilizamos a música tambem com grupo de professores, pura animação! e com as crianças então, alem da animação e motivação uma aula de lateralidade, orientão espacila e sem falar da aproximidade com seu corpo. muito bom parabenssssssssssss


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.