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Criação de um Texto Cooperativo – RPG (Role Playing Game)

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de criar um personagem e elaborar um texto de forma cooperativa a partir de uma atividade de RPG.

Duração das atividades
100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio mas será interessante sondar com os alunos as informações que eles têm sobre o RPG elaborar uma pequena definição com a turma.

Exemplo:

RPG é a abreviação de Role Playing Game ou Jogo de Interpretação dos Personagens, , cujo objetivo é elaborar personagens dentro de certos contextos e construir com eles histórias de forma cooperativa.
É um jogo onde não há vencedor.

Estratégias e recursos da aula

Com o auxílio de uma gravura, definir com os alunos o local onde a história acontecerá.

Figura

Explorar com o auxílio da gravura o vocabulário comum mínimo para que a história se desenvolva.
Vocabulário :

  • portão de entrada com ponte elevadiça
  • pátio
  • torre de homenagem
  • torre de vigia
  • cozinha externa
  • muralha
  • poço
  • torre de flanqueio

Os alunos deverão fazer  oralmente uma lista de pessoas que eles acham que poderiam viver/trabalhar neste castelo. Depois disso, escolhererão qual será o personagem que cada um  irá interpretar. A decisão também poderá ser por sorteio, rodízio ou consenso. 

Sugestões de alguns personagens:

1- Rei

2-Rainha

3-Príncipe, Amigo do Príncipe

4-Princesa, Amiga da Princesa

5-Jardineiro, , Esposa do JArdineiro, Filha do Jardineiro

6-Ama, Dama de Companhia, Arrumadeira

7-Cozinheiro Chefe, Cozinheira, filha dos cozinheiros, Aprendiz de Cozinheiro

8-Chefe dos Guardas, Guarda1

9-Conselheiro 1, Conselheiro 2

10- Bobo da Corte

11- Costureiras

12- Mago, aprendiz de magia

Depois de distribuídos os personagens, cada aluno deverá preencher as 3 fichas com as suas características.

Ficha da Personagem

Aspectos Físicos                             Aspectos Sociais                               Aspecos Psiccológicos

Idade:                                          Nome:                                              Temperamento:

Sexo:                                           Profissão:                                          

                                                   Estado Civil:

Depois da ficha preenchida, os alunos são convidados a andar pela sala imitando o seu personagem, seu modo de sentar e  a falar uma frase se apresentando.

A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA PELA I NTERPRETAÇÃO DAS PERSO NAGENS

O profe ssor inicia oralmente uma história, solicitando que os alunos respondam de improviso, representando os seus papéis.

Início da História:

Um dia, no pátio do castelo, embaixo da torre de flanqueio, o Príncipe conversava com seu Melhor Amigo sobre a sua paixão pela Filha do Jardineiro, mal sabia ele que o Chefe dos Guardas ouvia tudo.....

(Os alunos sentados em roda deverão falar sempre que solicitados)

- O que o Príncipe disse ao Amigo?

- O que o Amigo respondeu?

- O que o Chefe dos Guardas pensou?

E assim por diante até formar uma pequena história de improviso a partir da fala dos personagens .

Sugetões de Atividades:

-Registro da atividade realizada com desenho.

Recursos Complementares

Sugestão de Links no Youtube

Como Funcionam os Castelos.

Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=vZEcNlV-Pf8

parte2
http://www.youtube.com/watch?v=EPlN3ICt6t8&feature=channel

Avaliação

AVALIAÇÃO

-Auto-avaliação da atividade por toda a turma (se ele gostou da proposta, como foi seu desempenho e da turma).

-A avaliação será feita pelo professor durante toda a atividade, tanto da parte oral quanto da parte escrita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

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Opiniones

  • mayra, escola municipal francisco zeferino pessoa , Pernambuco - dijo:
    mayra14@leite.com

    30/04/2015

    Cinco estrelas

    é muito bom pois além de o aluno se envolver numa história de brincadeiras e de mundos mágicos o aluno tbm poderá aprender mais dentro da aula .


  • Rafael Oliveira, RPG Urbano - BRPG , Pernambuco - dijo:
    ms_rao@msn.com

    10/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente perspectiva. O RPG é hoje, a ferramenta de construção literária mais rica em diversidade de elementos para narrativa.


  • Raul Santiago, UV-4 José Leopoldino , Ceará - dijo:
    raulda1135@hotmail.com

    14/07/2014

    Cinco estrelas

    Gostei. E abre um precedente para ambientar a atividade em outras épocas e em diferentes momentos históricos.


  • Cássia Piccinin de Figueiredo, Municipal , São Paulo - dijo:
    aewshbach@hotmail.com

    21/05/2014

    Cinco estrelas

    Precisamos de mais projetos como esse.


  • Erms Pereira, UFAL , Alagoas - dijo:
    erms@fis.ufal.br

    12/01/2014

    Quatro estrelas

    É uma ótima referência para desenvolver um RPG "rápido e rasteiro".


  • juliane, ola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! , Amapá - dijo:
    jul_fofura@hotmail.com

    22/04/2012

    Quatro estrelas

    acho o RPG um recurso convencional para os jogadores ,mas acho que poderia ter mais opsoes ou resposta parao narrador. "-" "_" +_+ *-* :-) 0 0


  • Gabriel, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    zalmorpgista@hotmail.com

    18/12/2011

    Quatro estrelas

    Também considero o RPG um recurso muito proveitoso, mas ele deve, também, assemelhar-se ao máximo com os jogos convencionais. Não é necessário que eles falem APENAS quando solicitados. Quando a cena é limitada, os outros deverão saber apenas ouvir. O mais importante é conseguir essa organização interna. Com o tempo, eles irão saber respeitar essas limitações da cena. Também é importante limitar o número de alunos em cada grupo. Nos jogos convencionais, o limite recomendado de jogadores é 10.


  • Talita, USP , São Paulo - dijo:
    talitacs@gmail.com

    19/05/2011

    Três estrelas

    Acho o RPG um recurso educativo ótimo, e a idéia da aula boa, mas talvez fosse bom colocar mais links sobre o assunto para os professores que estão vendo isto pela primeira vez. Abraços.


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