Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Introduzindo o uso do dicionário

 

16/11/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a importância do dicionário e desenvolver alguns conhecimentos que permitam utilizá-lo, tais como a ordem alfabética e a função dos números nos verbetes.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cada aluno deverá ter um dicionário de fácil manuseio e ter conhecimento da ordem alfabética.

Estratégias e recursos da aula

1. Iniciar a aula com os seguintes questionamentos.

a) Na sua opinião, para que serve um dicionário?

b) Como as palavras aparecem organizadas em um dicionário?

c) Você costuma usar o dicionário? Em quais situações?

2. Explicar aos alunos que, o dicionário nos permite conhecer o significado das palavras e que estas se apresentam em ordem alfabética, o que facilita o seu manuseio.

3. Entregar uma folha contendo a reprodução de uma página de um dicionário com as seguintes questões.

a) Que palavras aparecem em destaque no alto da página do dicionário?

b) Você saberia explicar por que essas duas palavras aparecem em negrito?

* Espera-se que o aluno perceba que a palavra da esquerda indica o 1º verbete da página e, a palavra da direita o último verbete.

VERBETE: é cada palavra do dicionário que aparece destacada, seguida de uma explicação.

Professor: * Antes de iniciar o trabalho com o dicionário é necessário rever, com os alunos, a ordem alfabética, através de algumas atividades.

                * Explicar aos alunos que as palavras aparecem no dicionário em ordem alfabética e que existem outras situações em que costumamos encontrar as palavras organizadas nessa ordem, como: lista telefônica, lista de chamada, enciclopédias, fichários de bibliotecas.

                * Explicar que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado.

                * É importante salientar que, inicialmente, o trabalho com o dicionário é difícil e demorado, cabendo ao professor estar atento às suas especificidades.

ATIVIDADES:

1) Organize os nomes da lista abaixo em ordem alfabética.

Guilherme

Rafael

Aline

Cláudia

Juliana

Marcelo

Bruna

2) O que você observou para organizar esses nomes?

R. A primeira letra de cada nome.

3) Conheça a seguir títulos de livros de poemas infantis.

a. Imagine que você precisasse organizar esses títulos em ordem alfabética. Observando apenas a primeira letra de cada um deles, seria possível organizá-los? Por quê?

R. Os alunos devem perceber que não é possível organizá-los observando apenas a primeira letra, porque esta é igual em todos os títulos apresentados.

b. Que letra (1ª, 2ª, 3ª...) deve ser observada para que esses títulos possam ser organizados em ordem alfabética?

R. A 2ª letra.

4) Observe agora os seguintes grupos de palavras.

GRUPO A - sonhar - sozinho - sol - sorriso - sopa - socorro

GRUPO B - trabalho - trator - trampolim - trapalhão - trança - travesso

Agora, organize as palavras dos grupos A e B em ordem alfabética. Em seguida, responda:

a. Que letra você observou no GRUPO A para organizar as palavras? E no GRUPO B?

R. No grupo A, deve ser observada a 3ª letra e no grupo B, a 4ª letra.

5) O professor irá ditar algumas palavras. Escreva-as e, depois, responda às questões a seguir.

a. No momento de escrever as palavras, você teve dúvidas quanto à escrita correta de alguma(s) delas?

b. O que podemos fazer, além de perguntar para alguém, para tirar dúvidas quanto à escrita correta de uma palavra?

PROFESSOR: Ditar aos alunos palavras que geralmente causam dúvidas quanto à sua escrita correta. Solicitar aos alunos que digam como escreveram essas palavras. Independentemente de eles terem acertado, soliciatar que confirmem a escrita pesquisando-as no dicionário.

6) Leia as palavras a seguir.

MACAMBÚZIO   -    NABABO   -   LAPÍDEO

a. Você sabe dizer o significado de cada uma dessas palavras?

b. Onde podemos encontrar o significado dessas e de outras palavras?

c. Consulte, no seu dicionário, o significado dessas palavras e escreva ao lado de cada uma delas, respectivamente. (a atividade poderá ser feita com o auxílio do professor)

R. MACAMBÚZIO - carrancudo; triste.

NABABO - milionário; pessoa que vive com grande luxo.

LAPÍDEO - que tem a dureza da pedra.

7) Você já sabe que uma mesma palavra pode apresentar diferentes sentidos. Observe abaixo um verbete retirado de uma página de dicionário.

sonho s.m.1. Conjunto de im agens, ideias, etc. surgidas durante os sono. 2. Fantasia; ilusão; utopia.   ; 3. Aspiração; vivo desejo. 4. Bolo fofo, feito de ovos e farinha, e frito. ( Celso Pedro Luft. Minidicionário Luft. São Paulo, Ática, 1999.)

a) Qual é a função dos números no verbete apresentado acima?

R. Indicar os diferentes significados de uma mesma palavra.

 Leia a frase a seguir:

Durante à noite, em meu sonho, eu voava como uma borboleta.

b) Qual dos sentidos (1, 2, 3, ou 4) é o mais adequado para a palavra destacada na situação acima?

c) Escolha um outro sentido para a palavra sonho e elabore uma frase, empregando-a. Depois, escreva qual dos sentidos que você empregou na pal avra.

8) Outras atividades podem e devem ser propostas durante todo o ano com o uso do dicionário por isso, é importante que cada aluno possua o seu.

9) Entregar uma folha com frases, com algumas palavras sublinhadas. Pedir aos alunos que procurem no dicionário o significado mais adequado para as palavras destacadas. Fazer a correção individual e, posteriormente, no quadro.

Avaliação

O professor ao trabalhar as atividades propostas avaliará se o aluno:

* observou a importância do dicionário na identificação do significado das palavras;

* compreendeu que a ordem alfabética facilita o uso do dicionário;

* entendeu a função dos números no significado de  cada verbete;

* conseguiu localizar, no dicionário, o significado das palavras propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aparecida de Almeida Neves, Col. Est. 11 de Abril , Paraná - dijo:
    aparecida.almeida827@gmail.com

    17/04/2012

    Cinco estrelas

    O uso do dicinário em sala de aula é indiscutivel, pois leva o aluno a pesquisar e aprender a significação das palavras ao fazer as atividades propostas pelo professor.


  • Isabel Chrystina de Araujo, DANIEL ROCHA E E PROF E FUND , Paraná - dijo:
    isabel_ingles@yahoo.com.br

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    Sim a aula é bem interessante para ser colocada em prática, independente do ano, tanto no Fundamental como no Médio.


  • marcia woitowicz, COL.INOCÊNCIO DE OLIVEIRA , Paraná - dijo:
    marciawoitowicz@seed.pr.gov.br

    17/04/2012

    Cinco estrelas

    Excellent!


  • cristina behring, Colegio Estadual Vera Cruz , Paraná - dijo:
    crisbehring@seed.pr.gov

    17/04/2012

    Três estrelas

    A principio a aula terá maior exito nas series fundamentais pois a forma de manusear o dicionario e suas funçoes os ajudará na lingua a ser aprendida


  • Iana, Marili Faria Pirotelli , Paraná - dijo:
    iana@seed.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Obrigada pela aula. Não podemos esquecer de que para trabalharmos o hipertexto, antes precisamos mostrar as etapas "step by step" a nossos alunos.


  • Lindalva G. S. Lima, Escola Eneida Rabello , Pernambuco - dijo:
    lindalvaportugues@hotmail.com

    17/03/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhoso! Aplicarei com certeza este material.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.