01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno entrará em contato com o gênero textual fábula, compreendendo suas características e refletindo sobre a temática da história apresentada.
Contribuirá para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de texto
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor iniciará a aula tecendo e ouvindo comentários sobre o que seja uma fábula. Através de perguntas como:
- Alguém já ouviu falar em fábulas?
- Vocês sabem o que são fábulas?
Explicar, então, que uma fábula é uma história pequena com um fundo moral cujos personagens principais são, geralmente, animais, com características de pessoas.
Momento 2
Em seguida, o professor deverá ler a história “A Raposa e as uvas” para os alunos, sentados em uma roda no chão, em um ambiente acolhedor, propício para essa atividade.
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.
Momento 3
Após a leitura, iniciar uma conversa com os alunos a respeito do texto.
Deixar que as crianças comentem a respeito da história, dando sua opinião e relatando a parte que mais chamou a sua atenção.
Em seguida perguntar se, alguma vez, já tentaram realizar alguma coisa e não conseguiram. (uma tarefa escolar, uma atividade física). Deixar que eles contem suas experiências.
Perguntar para aqueles que relataram um acontecimento, como eles se sentiram e como reagiram diante daquilo que não conseguiram realizar.
Questionar o que a raposa poderia ter feito para apanhar as uvas (ouvir as sugestões – Ela poderia, por exemplo, pedir ajuda ou persistir).
Refletir com as crianças o porquê de a raposa ter desdenhado as uvas, discutindo se ela agiu certo e se aquela atitude foi boa para ela.
Por fim, perguntar se aquela história ensina algo, ou seja, se eles puderam aprender alguma coisa com essa leitura.
Após alguns comentários, concluir que há uma moral, um ensinamento: não devemos ser vaidosos, não aceitando nossas próprias limitações.
Retomar o conceito de fábula exposto no início da aula, ressaltando qual é o personagem da história e quais são as suas características.
Comentar sobre as possíveis semelhanças entre as ....s pessoas que o personagem possui.
Momento 4
Solicitar que os alunos façam uma ilustração da história, em uma folha ofício, escrevendo, embaixo do desenho, uma frase ou um parágrafo sobre a fábula.
Lembrá-los de escrever o título no início da folha e de assinarem o nome.
Esses desenhos poderão ser expostos na sala em um mural.
Momento 5
Entregar a fábula “O leão e o rato” xerocada para as crianças lerem silenciosamente e colarem no caderno.
O LEÃO E O RATO
Um leão dormia sossegado, quando foi despertado por um rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
-O senhor riu da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo
Conversar sobre a moral da história, formulando-a oralmente com as crianças. (Ouvir as diferentes ideias.)
Em seguida, registrar no caderno o conceito de fábula, em um parágrafo, construído coletivamente.
Exemplo: A fábula é uma história curta que apresenta um ensinamento (uma moral) e tem animais como personagens.
Após esse registro, realizar as seguintes atividades no caderno:
1)Escreva, com suas palavras, a moral da fábula "O leão e o rato".
2) Responda:
- Na sua opinião, o que o ratinho sentiu ao cair nas garras do leão?
- O que você faria se fosse o leão? Engoliria ou soltaria o ratinho? Por quê?
- Por que o leão pensou que seria impossível ser ajudado pelo ratinho?
3) Conte uma situação na qual você ajudou alguém.
Momento 6
O professor fará a correção da atividade anterior no quadro, ouvindo comentários e tecencendo considerações sobre as respostas.
O professor deverá avaliar os desenhos das crianças e a escrita na folha ofício, observando se eles conseguiram representar a história e se foram capazes de escrever algo pertinente e significativo sobre a fábula.
As atividades da fábula “O leão e o rato” serão realizadas individualmente e o professor ao corrigi-las, avaliará se alunos conseguiram interpretá-la, formulando uma moral e opinando a respeito da temática.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/04/2012
Cinco estrelasessa opinião emuito legal