Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reciclagem, uma boa idéia!

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Elaborar o conceito de lixo; 2. Reconhecer a importância da reciclagem do lixo para o mundo atual.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Inicialmente discuta com seus alunos o conceito do que é lixo. Explore os conhecimentos prévios dos alunos. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar em cima de exemplos levantados pelos alunos. Questione-os. Que exemplos eles conhecem?

 

Dica! Você pode se preparar para esta discussão por meio da leitura do seguinte material.

 

Exercício - Os alunos concordam com o destino que o nosso lixo tem?  Divida a turma em grupos e lance o seguinte desafio: para onde vai o lixo que produzimos? Aqui fica a sugestão de alguns sites que os alunos podem consultar:

 
 

Dica! Muitos termos que aparecerão durante a pesquisa podem ser novos para os alunos. Este glossário pode ajudar com as dúvidas.

 
 

Atividade para casa – Como sugestão de atividade para a casa os alunos podem produzir um texto respondendo às seguintes perguntas:

 

1.     O que e quanto será que eu produzo de lixo todos os dias?

2.     O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo que vai para os lixões?

 
Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, esta segunda aula tem como objetivo o início de um projeto de ação continuada para todo o ano letivo.

 

Confira quais foram as sugestões que os alunos trouxeram da atividade para casa. Aproveite-as e discuta com seus alunos as vantagens da reciclagem.

 

Tópicos que não podem ficar fora desta discussão:

 
  1. O que é reciclagem?
  2. O que pode ser reciclado?
  3. O que é coleta seletiva?
 

Atividade – Montagem de um programa de coleta seletiva. A idéia é que os alunos montem um a campanha na própria escola. Aqui vão algumas sugestões:

1.     Montagem de uma cartilha com informações sobre o que pode e o que não pode ser reciclado e com as vantagens da coleta seletiva.

2.     Criação de um blog para a divulgação da campanha entre as demais turmas da escola.

3.     Criação de um espaço para coleta seletiva na escola, com lixeiras diferenciadas para coleta de material.

Para criação da cartilha, os alunos podem ser divididos em grupos e cada um fica responsável por um tópico. Aqui vão sugestões de alguns sites que os alunos podem consultar:

 

1.     http://www.recicloteca.org.br

2.     http://www.compam.com.br

3.     http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm

 

Vários vídeos que podem ajudar são encontrados na seção multimídia no site do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

 

Dica! Antes de começar a pesquisa, organize com seus alunos um roteiro de que informações deverão constar na cartilha.

 

Para divulgação da campanha nada melhor que a internet. Professor, você pode criar um blog para seus alunos para que este seja utilizado como espaço para divulgação da campanha. Os alunos podem difundir o endereço do blog para as demais turmas, professores, pais e amigos. Saiba como criar um blog aqui.

 

Para concretizar o projeto só falta a organização de um espaço para a coleta. Mãos à obra! Divida a turma em 5 grupos e cada um vai ficar responsável por confeccionar uma lixeira diferente: uma azul para papéis, uma amarela para os metais, uma vermelha para plásticos, uma verde para vidros e uma marrom para a matéria orgânica.

 

Material de consulta para o professor:

http://www.ider.org.br/oktiva.net/anexo/51943 - Lixo é cidadania – Cartilha preparada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER. Traz i númeras informaç ;ões sobre conceitos r elacionados ao tema “li xo”.

Material de aprofundamento para o aluno:

http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf - O livro de Gaia – Pequeno livro que conta a história de uma menina chamada Gaia e o seu interesse sobre reciclagem. Conta com uma linguagem bem acessível para os alunos. Clique na imagem para acessar o livro.

http://www.cempre.org.br/download/livro_reciclino.pdf - Reciclino - Faminto por Reciclagem – Livro ilustrado que conta a história de Reciclino, um dinossauro faminto por reciclagem. Conta com uma linguagem bem acessível aos alunos. Clique na imagem para acessar o livro.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/onde.htm
http://www.brasilescola.com/curiosidades/voce-sabe-para-onde-vai-lixo.htm
http://br.geocities.com/lixoreciclavel/onde.htm.
Estes sites trazem informações sobre qual é o destino do lixo doméstico que produzimos.


2. http://www.insea.org.br/html/glossario.html.
Glossário on line de termos relacionado ao lixo preparado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA.


3. http://www.recicloteca.org.br
http://www.compam.com.br
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm.
Sites nos quais os alunos podem recolher informações para a confecção da cartilha da campanha de reciclagem.


4. https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR&pli=1.
Este site explica passo a passo com é a criação de um blog.


5. http://www.cempre.org.br/videos.php.
Seção multimídia no site do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). Conta com inúmeros vídeos relacionados ao tema reciclagem
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Quanto ao entendimento do tema por meio dos exemplos dados e pela reflexão a respeito do destino do lixo. Utilize também a atividade de casa sugerida na primeira aula como parte da avaliação. 2. Por meio do material produzido para a campanha de reciclagem. A cartilha proposta traz as informações necessárias? Os alunos se mobilizaram na campanha? E o mais importante: houve uma mudança de atitude perante o lixo depois das atividades desenvolvidas?
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/16 - 68,75%
  • Quatro estrelas 3/16 - 18,75%
  • Três estrelas 2/16 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosangela Molitor, IEPPEP , Paraná - dijo:
    rosangelamolitor@hotmail.com

    10/07/2010

    Quatro estrelas

    gostei como coloca os objetivos da aula;estou no último ano do magistério,no IEPPEP;e este semestre estamos preparando o projeto Educadores Verdes;q fala sobre a reciclagem do lixo,cada grupo pegou 1 tema diferente,o material ja temos quase todo;o planejamento esta em andamento;meu grupo irá ensinar a fazer brinquedos e fantoches com reciclavéis;nossa oficina se chamará¨CRIAR e BRINCAR¨.e é de grande valia quando temos alguém q se preocupa por ajudar quem quer aprender;abraços


  • Rose de Arantes, ESCOLA CORREGO DA BICA , Pernambuco - dijo:
    bio.roarantes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula bem elaborada...


  • Taís Maria da Conceição Oliveira, Cederj, Pólo Três Rios , Rio de Janeiro - dijo:
    tchuskinhaah@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O tema “Reciclagem, uma boa idéia!” foi muito bem trabalhado, sendo bem explorado facilitando o entendimento dos alunos, além dele ser um tema atual. Adequando a maneira de ensinar ao conhecimento prévio do aluno para que assim pudesse utilizar mais recursos para explorar ainda mais o tema trazendo novidades para o aluno. Trabalhar com textos e recursos tecnológicos também é muito interessante, pois o aluno vai ter o recurso áudio-visual podem assim assimilar o que foi visto.


  • Edleni Teixeira de Matos, Cederj, polo de São Fidelis , Rio de Janeiro - dijo:
    edleni@msn.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Em relação a exploração do contéudo, foi muito explorado e elaborado, para que os alunos possam entender melhora conteúdo e com isso foi adequado para o conteúdo ao nível de ensino, e utilizou como recursos didáticos a internet, sites, e até mesmo deu uma proposta de montar um espaço para reciclagem. Sobre o contexto da aula, foi muito bem programada, pois o professor, deu uma aula para explicar e deixou que os alunos fizesse um texto. E a avaliação é um método para avaliar se os alunos entender


  • Luiz Gonzaga, Ciep 358 AlbertoPasqualini , Rio de Janeiro - dijo:
    lglizardo@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, principalmente por permitir que os alunos busquem o conhecimento e construam o que é necessário para efetivarem o projeto. Parabéns pela inclusão dos link como apoio ao professor.


  • maria Bernadete de Souza, EEPSG LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MULLER , Mato Grosso - dijo:
    bernadete.souza1@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito legal essa aula, dá para trabalhar varios conceitos de lixo com os alunos.


  • Mariana Vieira Barros, Cederj Pólo Campo Grande , Rio de Janeiro - dijo:
    mariana_zootec@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O conteúdo da aula foi muito bem explorado, pois para poder chegar ao enfoque que a Reciclagem seria uma boa idéia, o professor teve que explorar o que seria o lixo, para onde iria o lixo e o que era a reciclagem. Assim os alunos puderam entender o assunto explorado alem de aprender novos conceitos. Uma aula que começa de modo expositivo e termina com um ensinamento prático é uma ótima maneira de fixar o conteúdo discutido além de aprimorar pensamentos e questionamentos.


  • Mariana Vieira Barros, Cederj Pólo Campo Grande , Rio de Janeiro - dijo:
    mariana_zootec@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Continuando: Os recursos didáticos oferecidos foram muito atuais o que desperta a curiosidade dos alunos além de serem adequados ao nível de ensino. A redação feita como atividade para casa após o termino da primeira aula foi uma ótima forma de avaliar se os conceitos dados em aula foram realmente entendidos e a partir dessa redação o professor pode dar seguimento com a aula prática para que houvesse a fixação do aprendizado.


  • analice C.targino de melo, EEEFM ROCHA LEAL , Rondônia - dijo:
    coelho.analice@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o tema,atual e necessário.Aqui na minha cidade fala-se muito em reciclagem,porém não temos coleta seletiva,não disponibilizamos nem de lixeiras públicas,precisamos mesmo é conscientizar os pequenos e investir no meio ambiente.


  • José Carlos Costa da Rosa, EE PADRE CONSTANTINO DE MONTE , Mato Grosso do Sul - dijo:
    kaka_1116@msn.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho é excelente.. gostei muito.


  • Deusdete Dias da Silva, Esc. Mul. Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - dijo:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom! riquissímo material de pesquisa, links de aula, dá pra fazer uma ótima aula de educação ambiental, nesse tipo de aula você realmente prende a atenção dos seus alunos evitando o desvio da atenção, além de garantir uma aprendizagem com qualidade.


  • Francineide Dantas, EEEFM OBDULIA DANTAS , Paraíba - dijo:
    francineidecr@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é muito boa ,pois a mesma envolve o aluno e isso exige do mesmo uma grande participação , muita motivação com o conteúdo muito bom de se trabalhar bem um projeto.


  • Sonia maria Italo, Unigranrio , Rio de Janeiro - dijo:
    soniamariaitalo46@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, e das sugestões de sites.


  • cremilda lopes costa de carvalho, Escola Municipal Benito Gama , Bahia - dijo:
    cremildaw2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito criativa e de fácil compreensão.Acredito que os alunos aprendem mais e colocam em prática o respeito pelo nosso meio ambiente.Valeu!


  • Taís Maria da Conceição Oliveira, Cederj, Pólo Três Rios , Rio de Janeiro - dijo:
    tchuskinhaah@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula em si foi muito bem elaborada e com teor teórico e prático que permite ao aluno um melhor aprendizado. Os esxercícios propostos foram bem feitos, pois ao responder o aluno ainda ia analisar sua atitude quanto à sua parte em em relação ao assunto. Como método avaliativo nada melhor do que levar em conta todo o entendimento do aluno e o empenho do aluno perante ao que foi proposto, no caso a produção da cartilha.


  • Maria Leite de Souza, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - dijo:
    maria.leite.souza@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula está baseada num assunto que realmente precisa ser trabalhado no dia a dia dos alunos, pois estamos vivendo momentos que precisamos reclicar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.