Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Evolução dos modelos atômicos

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a evolução dos modelos atômicos até o aceito atualmente.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos no laboratório de informática, 1 aula de 50 minutos para apresentação dos trabalhos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber sobre número atômico, prótons, elétrons e nêutrons.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/problematizando.jpg

Professor inicie esta aula questionando os estudantes. Pergunte a eles:

  • O homem está preparado para recriar com segurança a explosão do Big Bang?
  • Esta ação pode ser uma atividade de risco para a humanidade?

Em seguida no Laboratório de Informática, solicite que se organizem em duplas e assistam ao vídeo “Modelos Atômicos" depois, elaborem um Blog a partir do conteúdo apresentado.

Após a elaboração do Blog eles deverão acessar a animação “Show atômico” fazer as interações retomar o Blog e completar com as novas informações.
 

 

 

Após a elaboração do Blog o professor pode solicitar aos estudantes que acessem a animação “Show atômico” façam as interações, compreendam sobre a evolução dos modelos atômicos até a teoria de Bohr. O manuseio desta ferramenta de apoio facilitará o desenvolvimento das atividades propostas nestas aulas.

 Show atômico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/showatomico.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/atividade.gif

Os estudantes deverão se agrupar de maneira a formar três equipes. Logo em seguida acessar a WebQuest para efetuar a resolução das atividades, ou seja, descrever os modelos atômicos. Para acessar clique no endereço: <http: //www.cfpa.pt/phpwebquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1433&id_pagina=1>


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/questoes.png

Solicite aos estudantes que desenvolvam uma pesquisa a partir das questões abaixo:

  • Que você sabe sobre o aparecimento dos elementos químicos: Hidrogênio, Hélio, Lítio, Berílio?
  • Que elementos químicos foram produzidos no interior das estrelas e em explosões de Supernovas?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/saibamais.png

Cientistas tentarão recriar o Big Bang. Leia esta notícia e entenda como será a maquina que possibilitará recriar a grande explosão. No mesmo endereço é possível assistir a um vídeo sobre com esta informação que está disponível no endereço: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL754143-10406,00-CIENTISTAS+TENTARAO+RECRIAR+O+BIG+BANG.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Show atômico Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.comciencia.br/reportagens/telescop/telescop5.htm; http://blog.comunidades.net/modelosatomicos/; http://br.geocities.com/chemicalnet/modelos.htm; http://fisica-com-quimica.blogspot.com/2008/03/modelos-atmicos-histricos-evoluo.html;http://www.algosobre.com.br/quimica/modelos-atomicos.html;Fundamentos da Química. v.único. Moderna. Química Fundamental. v. único. FTD.
Avaliação
É importante que o professor faça um levantamento prévio para verificar que conhecimentos e experiências trazem sobre o conteúdo e que podem ser pré-requisitos para o entendimento desta aula.Consideramos que após o desenvolvimento de cada atividade seja verificado que conhecimentos apropriaram, sobretudo para perceber se não há necessidade de que seja retomado o que foi trabalhado. Priorizamos as pesquisas. Acreditamos que podem indicar melhor apropriação de conhecimentos. Nesta aula a avaliação deve ser feita com base na qualidade da informação recolhida, qualidade da apresentação do trabalho (a falta de originalidade será penalizada); forma de estruturação do trabalho (não esquecer as fotografias, esquemas, figuras, tabelas e etc.) e linguagem científica. Sugerimos que cada atividade tenha valor igual a 0,5 (meio ponto). Que os conceitos sejam atribuídos e computados como somativos. A Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP trabalha esta questão. Você pode fazer uma leitura acessando o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 15 calificaciones

  • Cinco estrelas 8/15 - 53,33%
  • Quatro estrelas 7/15 - 46,67%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cintia Daniele, C E Duque de Caxias , Rio de Janeiro - dijo:
    cdanielebrown@gmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa e criativa.


  • eloí, UNOPAR-UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ , Rio Grande do Sul - dijo:
    loibatista@hotmail.com

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    excelente forma de mobilizar conhecimento com as ferramentas de apoio: mídias Eloí


  • Edenildo Gomes Ribeiro, EEM MARIA CELESTE DE AZEVEDO PORTO , Ceará - dijo:
    edenildogr@gmail.com

    11/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula e os meus alunos adoraram. As aulas de química com animações são mais proveitosas.


  • Tiago Augusto Januario, PEDRO SILVA PROF , São Paulo - dijo:
    quim_tiago@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa essa aula!!!!!!


  • Wilson Aparecido Pereira, ESCOLA ESTADUAL ANA NERI , Mato Grosso - dijo:
    wappjuina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma ótima aula, mas que os professores dee Educação Física terão dificuldades conceituais de implementá-la. Venho lutando por isso há alguns anos, mas é luta difícil, até por questão de currículo dos cursos superiores.


  • SULAMIR DE ARAÚJO GUEDES, EEEFM DR FRANCISCO FREITAS LIMA , Espírito Santo - dijo:
    sulafarm@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula, achei interessante.


  • Rosa Cruz, EEM Raimundo Nogueira , Ceará - dijo:
    rosa_marye@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O uso de vídeos e animações nas aulas de Química é extremamente importante para uma melhor fixação de conceitos. Mas, devem ser bem conduzidas pelo professor, caso contrário o resultado positivo não aparece.


  • ELIZABETH DANTAS, ceu emef cidade dutra , São Paulo - dijo:
    bethdantasfig@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esse seu projeto é muito bom, estou levando para sala de aula para tentar apilca-lo. Obrigada, Beth


  • Edson Tobias de Jesus, CE JOAQUIM SOEIRO DE CARVALHO , Maranhão - dijo:
    tobiasedson@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima dica para o professor lecionar o tema como atomistica


  • André Luís Leal Barbosa da Silva, COL PE ANTONIO VIEIRA , Rio de Janeiro - dijo:
    profandrebarbosa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante.


  • Sandra Alves, SMEC de Juina , Mato Grosso - dijo:
    sandrajuina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal! Para os aliunos do Ensino Médio, é algo hiper interessante, pois aborda conceitos tão difícies de construir, pois com as aulas livrescas a siituação fica no imaginário. Através das animações dos shows, disperta a curiosidade e aguça a espontaneidade em expor o entendimento, principalemnte com os encaminhamentos de reflexões que o professor sugere. Parabéns!!


  • RAYLENO MATEUS TAVARES, Secretaria Municipal de Educação de SITIO NOVO DO TOCANTINS , Tocantins - dijo:
    raylenomateus@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bom, é a primeira aula que vejo, estarei vendo as demais e vejamos se posso colaborar com alguma coisa...


  • ELIZABETH DANTAS, ceu emef cidade dutra , São Paulo - dijo:
    bethdantasfig@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esse seu projeto é muito bom, estou levando para sala de aula para tentar apilca-lo. Obrigada, Beth


  • Silvia Maria Rubim, EE PROF. JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    silvia_rubim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma ótima aula. Que bom encontrar esses recursos audiovisuais para complementar nossas aulas.


  • Alaíde Costa Camelo, EEEFM IRMA MARIA CELESTE , Rondônia - dijo:
    alaide.camelo@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante à abordagem desta aula! Instigante aos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.