18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Professor pergunte aos estudantes que tipo de carne preferem. Discorra que é comum quando estamos na churrascaria que o garçom ofereça alguns tipos de carne. Logo ouvimos a pergunta "aceita um churrasco senhor?". Às vezes não damos conta da quantidade de gordura que consumimos com estes alimentos. Após a discussão encaminhe os estudantes para o laboratório de informática e solicite que acessem o vídeo “Colesterol".
A ciência tem evoluído muito no estudo deste conteúdo. Explique que sua nomenclatura deriva do grego chole que quer dizer “bile”, e stereos (sólido) enquanto o sufixo químico –ol designa um álcool.
Apresente aos estudantes algumas de suas características:
Para ampliar horizontes, solicite esteja organizados em equipe composta por três estudantes para que possam acessar a animação "Colesterol" de forma que identifique a sua estrutura e entender como ocorre seu transporte pelos vasos sanguíneos.
É também necessário que saibam suas propriedades. Observa-se que o fraco caráter anfifílico é atribuído ao seu grupamento –OH; sistema de anéis fusionados lhe proporciona maior rigidez do que a apresentada em outros lipídeos de membrana; pode aparecer em forma esterificada, e formar longas cadeias de ácidos graxos denominadas ésteres de colesteril.
Explique também que é possível entender melhor a estrutura química do Colesterol a partir de sua estrutura molecular e entendam como ocorre seu transporte pelos vasos sanguíneos. Desta forma, solicite que se organizem em equipe de três componentes, acessem animação "Colesterol” na imagem tridimensional. Deverão observar também que na fórmula química estão presentes: o carbono, oxigênio e o hidrogênio. É importante que observem que esta estrutura se está arranjada em quatro anéis (A,B,C e D). Após devem verificar o que a faz se assemelhar às estruturas químicas dos hormônios, progesterona, testosterona e com o cortisol.
Terminada a explicação peça para que pesquisem mais informações sobre este conteúdo e façam uma produção na Wiki (ferramenta de escrita colaborativa). Para escrever deverão acessar o endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Colesterol>.
Você já explicou como o colesterol está presente quimicametne no organismo humano. Assim, solicite que a vejam clicando na imagem tridimensional. Solicite que se organizem em equipe de três e que acessem a animação "Colesterol" pois é importante que observem a sua estrutura molecular.
Interdisciplinaridade
Disciplinas como a Bioquímica, a Biologia, Ciências Naturais, Educação Física e Matemática também podem tratar deste conteúdo. Por exemplo: Em Biologia pode-se pesquisar se existe algum tipo de gordura que não faz mal a saúde. Educação Física o incentivo à prática se exercícios físicos. Na disciplina de Matemática é possível trabalhar o cálculo da massa corpórea. A Bioquímica pode tratar da composição química e sua transformação no organismo humano.
Os estudantes deverão fazer uma pesquisa na escola e em suas casas para verificar que tipo e a quantidade de carne consumida semanalmente. Para finalizar o trabalho deverão solicitar o apoio da disciplina de Matemática e elaborar gráficos que representem os dados coletados e afixar no quadro mural da escola. Poderão ainda divulgar os resultados nos meios de comunicação.
A verificação da aprendizagem pode ocorrer em forma de rubrica pois é importante compreender a caminhada e apropriação dos novos conhecimentos. Desta maneira os estudantes deverão elaborar cartazes tratando da importância de se prevenir para que tenhamos o equilíbrio do colesterol no organismo. Enfim para que a população se previna quanto ao exesso de gordura. Para tanto os estudantes deverão utilizar um softwer de apresentação, sugerimos o impress que é um software livre. Esta produção deverá ser desenvolvida em equipe, sugerimos que o professor utilize a rubrica para avaliar.
Nome | Tipo |
---|---|
Colesterol | Imagem |
Colesterol | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula bem elaborada, ótimas idéias, com um texto bem explicativo, e explora bastante os recursos pedagógicos.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa aula!! Com certeza vou elaborar algo parecido!! Obrigada
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela sua sugestão de aula professor Marco Antonio Amaral. Adorei os recursos pedagógicos usados.
24/03/2010
Cinco estrelasparabens,muito bem elaborada essas aulas suas ideias contribuiram para o conhecimento de meus alunos e irão motivar minha criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, adorei a sua aula e principalmente a parte onde a Educação Física entra, é muito importante trabalhar esses temas voltados à saúde nos dias de hoje em que o sedentarismo toma conta das pessoas.