Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aceita um churrasco senhor(a)?

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo; Visualizar e compreender a estrutura molecular do colesterol.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos na sala de aula, 2 aulas de 50 minutos no laboratório de informática
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Elementos químicos
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/problematizando.jpg

Professor pergunte aos estudantes que tipo de carne preferem. Discorra que é comum quando estamos na churrascaria que o garçom ofereça alguns tipos de carne. Logo ouvimos a pergunta "aceita um churrasco senhor?". Às vezes não damos conta da quantidade de gordura que consumimos com estes alimentos. Após a discussão encaminhe os estudantes para o laboratório de informática e solicite que acessem o vídeo “Colesterol".

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/videos.gif

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/explicando.png

A ciência tem evoluído muito no estudo deste conteúdo. Explique que sua nomenclatura deriva do grego chole que quer dizer “bile”, e stereos (sólido) enquanto o sufixo químico –ol designa um álcool.

Apresente aos estudantes algumas de suas características:

  • É definido como um composto sólido, cristalino, branco, insípido e inodoro essencial para a vida.
  • É encontrado nos tecidos de todos os animais. Pertence a família dos esteróides.
  • É parte da estrutura das membranas celulares, reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios, do ácido biliar (ácidos colanóicos) e da vitamina D.
  • Ele é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.
  • É um lipídio anfipático presente na membrana plasmática de todas as células de animais.
  • Ele aumenta a rigidez da membrana e influencia também a sua permeabilidade.
  • Está presente em grandes quantidades em células do fígado, do cérebro e da medula espinal.
  • É um importante componente estrutural das membranas, pois, é também, precursor da síntese de ácidos biliares, hormônios esteróides e vitamina D.
  • É insolúvel no sangue (molécula praticamente hidrofóbica) e deve ser subseqüentemente transportado por lipoproteínas (estruturas esféricas que apresentam uma combinação de proteínas e lipídios), como LDL e HDL, aos outros tecidos pelo fluxo sangüíneo.
  • Pode ser sintetizado endogenamente ou obtido da dieta. Não deixe de explicar que ele também tem uma formula molecular pela qual é possível compreender sua estrutura química.

Para ampliar horizontes, solicite esteja organizados em equipe composta por três estudantes para que possam acessar a animação "Colesterol" de forma que identifique a sua estrutura e entender como ocorre seu transporte pelos vasos sanguíneos.


Colesterol

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/colesterol3.JPG

É também necessário que saibam suas propriedades. Observa-se que o fraco caráter anfifílico é atribuído ao seu grupamento –OH; sistema de anéis fusionados lhe proporciona maior rigidez do que a apresentada em outros lipídeos de membrana; pode aparecer em forma esterificada, e formar longas cadeias de ácidos graxos denominadas ésteres de colesteril.
Explique também que é possível entender melhor a estrutura química do Colesterol a partir de sua estrutura molecular e entendam como ocorre seu transporte pelos vasos sanguíneos. Desta forma, solicite que se organizem em equipe de três componentes, acessem animação "Colesterol” na imagem tridimensional. Deverão observar também que na fórmula química estão presentes: o carbono, oxigênio e o hidrogênio. É importante que observem que esta estrutura se está arranjada em quatro anéis (A,B,C e D). Após devem verificar o que a faz se assemelhar às estruturas químicas dos hormônios, progesterona, testosterona e com o cortisol.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/atividade.gif

Terminada a explicação peça para que pesquisem mais informações sobre este conteúdo e façam uma produção na Wiki (ferramenta de escrita colaborativa). Para escrever deverão acessar o endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Colesterol>.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/atividadecomplementar.gif

Você já explicou como o colesterol está presente quimicametne no organismo humano. Assim, solicite que a vejam clicando na imagem tridimensional. Solicite que se organizem em equipe de três e que acessem a animação "Colesterol"  pois é importante que observem a sua estrutura molecular.

 Colesterol

 

Interdisciplinaridade

Disciplinas como a Bioquímica, a Biologia, Ciências Naturais, Educação Física e Matemática também podem tratar deste conteúdo. Por exemplo: Em Biologia pode-se pesquisar se existe algum tipo de gordura que não faz mal a saúde. Educação Física o incentivo à prática se exercícios físicos. Na disciplina de Matemática é possível trabalhar o cálculo da massa corpórea. A Bioquímica pode tratar da composição química e sua transformação no organismo humano.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

Os estudantes deverão fazer uma pesquisa na escola e em suas casas para verificar que tipo e a quantidade de carne consumida semanalmente. Para finalizar o trabalho deverão solicitar o apoio da disciplina de Matemática e elaborar gráficos que representem os dados coletados e afixar no quadro mural da escola. Poderão ainda divulgar os resultados nos meios de comunicação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1242/imagens/avaliacao.png

A verificação da aprendizagem pode ocorrer em forma de rubrica pois é importante compreender a caminhada e apropriação dos novos conhecimentos. Desta maneira os estudantes deverão elaborar cartazes tratando da importância de se prevenir para que tenhamos o equilíbrio do colesterol no organismo. Enfim para que a população se previna quanto ao exesso de gordura. Para tanto os estudantes deverão utilizar um softwer de apresentação, sugerimos o impress que é um software livre. Esta produção deverá ser desenvolvida em equipe, sugerimos que o professor utilize a rubrica para avaliar. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Colesterol Imagem
Colesterol Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colesterol.html; http://painel-colesterol.blogspot.com/2008/10/composio-qumica-e-estrutura-molecular.html. Fundamentos da Química. v.unico. Moderna. Química Fundamental. v. único. FTD.
Avaliação
Entendemos que a avaliação ocorra ao longo do processo de desenvolvimento das atividades e seja formativa. O todo deve ser analisado. Nesta aula, o professor deve avaliar desde a elaboração dos cartazes, entrevista, escrita colaborativa, apresentação e divulgação dos resultados, integração e participação na elaboração das produções até o uso dos recursos tecnológicos. Compreender o processo de avaliação é necessário. sugerimos que você acesse o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272 e leia o destaque da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Nedina Emboava de Souza, Escola Municipal Anizio teixeira da silva , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ned1000@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula bem elaborada, ótimas idéias, com um texto bem explicativo, e explora bastante os recursos pedagógicos.


  • Grasiella Martins Pereira, CIEP BRIZOLAO 418 ANTONIO C BERNARDES (MUSSUM) , Rio de Janeiro - dijo:
    grasimartins@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa aula!! Com certeza vou elaborar algo parecido!! Obrigada


  • ANA PAULA PINHEIRO, INST ESTADUAL ERNESTO FERREIRA MAIA , Rio Grande do Sul - dijo:
    anpinpol@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela sua sugestão de aula professor Marco Antonio Amaral. Adorei os recursos pedagógicos usados.


  • RICARDO SILVA OLIVEIRA, COLEGIO DEMOCRATICO ESTADUAL ANISIO TEIXEIRA , Bahia - dijo:
    discbiocdeat33@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabens,muito bem elaborada essas aulas suas ideias contribuiram para o conhecimento de meus alunos e irão motivar minha criatividade.


  • Andréia Aparecida Salton, EE ANDRÉ ANTONIO MAGGI , Mato Grosso - dijo:
    aa.salton@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, adorei a sua aula e principalmente a parte onde a Educação Física entra, é muito importante trabalhar esses temas voltados à saúde nos dias de hoje em que o sedentarismo toma conta das pessoas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.