Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


África: a importância de conhecê-la??

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de:
- Leitura e interpretação de textos;
- Leitura e interpretação de mapas;
- Oralidade (apresentação dos seminários);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e Sala de Vídeo, pois há na aula a sugestão de mostrar um vídeo aos alunos, e este poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.

Motivação:

Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles pensam quando se fala em África (Fig. 1).
É importante que todos aqueles que quiserem dar sua opinião possa fazê-lo, para que mais tarde, após as pesquisas e discussões efetuadas durante as aulas, estas opiniões sejam retomadas.


Figura 1- Imagem do mapa da África
Disponível em: http://www.paises-africa.com/fotos/africa-globo.gif  Acesso em: 31. Out. 2009.

Em seguida, o vídeo (Fig. 2) abaixo deverá ser mostrado aos alunos, com o objetivo de mostrar outro lado da África que não estamos acostumados a ver na mídia. O vídeo tem a duração aproximada de 6 (seis) minutos.

Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related



Figura 2- Imagem do vídeo

Após a apresentação do vídeo alguns questionamentos poderão ser feitos pelo professor aos alunos, como, por exemplo, se eles sabiam que no continente Africano havia cidades desenvolvidas, como nos demais continentes e países do mundo, se eles sabiam que o continente Africano é a raíz das outras civilizações. É importante que o professor deixe que os alunos expressem suas opiniões e conhecimentos neste momento.


Atividade 1

Todos os alunos da sala de aula deverão ser divididos em 5 grupos para que possam realizar pesquisas sobre o tema motriz destas aulas, que é a África.
Em seguida, cada grupo deverá pesquisar um dos seguintes aspectos sobre o Continente Africano:

1- Informações Geográficas:
- Localização do continente;
- Tamanho do continente;
- Principais países;
- Idiomas falados.

2- Informações Históricas:
- Breve histórico do continente – sua importância para a humanidade;

3- Informações do continente com nosso país:
- África e Brasil – o que estes têm em comum?

4- Como vive a população Africana:

- Cidadania e Direitos da população.

5- Curiosidades:
- Copa do Mundo na África;
- Culinária.


Observação: Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, como: Atlas, jornais, revistas, livros e sites. É importante que haja variedade de fontes!

Sugestão de sites em que as pesquisas poderão ser realizadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica  (Fig. 3)

http://www.suapesquisa.com/afric/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica#Hist.C3.B3ria  

http://eduquenet.net/africabrasil.htm  

Figura 3- Imagem do site Wikipédia  


Atividade 2

Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar uma apresentação oral em forma de seminários, que seja interativo e que favoreça a criatividade sobre os principais pontos pesquisados. Os alunos poderão também apresentar um teatro e cartazes contendo as informações pesquisadas.
A língua oral é uma competência fundamental que dever á ser trabalhada desde os primeiros anos do Ensino Fundamental!
Este é um momento de troca de conhecimento entre os grupos e também um importante momento para o professor, pois poderá efetuar uma avaliação das atividades propostas até então nestas aulas.

Atividade 3

Com o objetivo de finalizar estas aulas o professor deverá levantar alguns pontos importantes para discutir com os alunos, são eles:
- Quais foram os aspectos positivos e negativos sobre a África encontrados nas pesquisas?
- Porque vocês aham que é importante conhecer a África de maneira mais profunda e não apenas pelo que a televisão e os jornais costumam mostrar?
- O que mais chamou a atenção de vocês durante os conhecimentos sobre a África?

Neste momento, é importante que o professor instigue a participação dos alunos para responderem às questões feitas, para que possa perceber se eles refletiram sobre o que pesquisaram, se tinham uma idéia diferente a após as pesquisas isso se modificou...
Sugerimos que todos estejam em uma roda para que o diálogo seja mais dinâmico e proveitodo!

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos outra aula publicada no site do Portal do Professor que vai de encontro ao objetivo destas aulas, ou seja, de mostrar que a África é um continente rico e diverso que merece ser conhecido.
Link da aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1137

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura e interpretação de textos;
- Leitura e interpretação de mapas;
- Língua Oral (apresentação dos seminários);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.