24/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ao término das atividades que visam desenvolver a consciência ecológica, o aluno deverá ser capaz de:
- identificar ações ecológicas;
- conhecer/reconhecer organizações não governamentais de ação ecológica;
- compreender que a ações do cotidiano são importantes para ambiente.
Não há necessidade
Professor, apresente aos seus alunos imagens de ações de ecologistas das grandes organizações não governamentais como o greenpeace e a wwf-Brasil. Faça de forma rápida, apenas para incitar a curiosidade e a imaginação dos pequenos.
Depois, apresente as mesmas imagens, de forma dialogada.
Inicie as atividades apresentando um conjunto de imagens:
ecologista1 (http://www.redesul.am.br/penseverde/wp-content/uploads/2009/07/greenpeace.jpg)
[a imagem mostra um banner gigante colocado no braço do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - ação do Greenpeace)
ecologista2 (http://ces.fgvsp.br/images/Greenpeace-AngraDosReis.jpg)
[a imagem mostra ativistas do Greenpeace protestando contra a produção de usinas nucleares]
ecologista3 (http://www.greenpeace.nl/raw/image_full/photosvideos/photos/greenpeace-voert-campagne-zeer.jpg)
[a imagem mostra ação contra a poluição dos oceanos]
ecologista4 (http://www.greenpeace.org/raw/image_full/poland/multimedia/galeria/setki-nagich-os-b-pozowa-o-we-6.jpg)
[na França, voluntários posam nus para alertar quanto ao aquecimento global]
ecologista5 (http://www.wwf.fr/va r/wwf/storage/images /media/wwf-dossier-spe ciaux/portfolio/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers2/27500-1-fre-FR/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers.jpg)
[manifesto, na França, contra ações que provocam o aquecimento global]
Elas podem ser apresentadas com uso de TV-multimídia, por meio de apresentação de slides com projetor multimídia ou ainda no laboratório de informática onde os alunos acessam os slides, neste último caso, peça que agrupem-se em 2 ou 3 alunos, para poderem conversar sobre as imagens e soltar suas imaginações.
Antes de cada imagem, pergunte às crianças: quem gostaria de fazer... (apresente a imagem) isso? [elas vão se divertir].
A cada imagem, converse com as crianças. Peça que eles apresentem hipóteses do que ela representa; porque aquelas pessoas organizaram aquela ação.
Depois das conversas sobre as hipóteses das crianças, informe sobre a instituição que organizou a ação e porque ela o fez.
Ao término das discussões, explique para as crianças que as ações em defesa do ambiente devem ser tomadas todos os dias, por todas as pessoas.
Utilize um dicionário explicando para as crianças o que é este livro e para que serve; procure o significado das palavras "ecologia" e "ecologista". Aproveite para ensinar as crianças a fazer uso destes livros.
1. ecologia: ("Parte da Biologia que tem como objectivo!objetivo o estudo das relações dos seres vivos com o seu meio natural." - dicionário priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)
2. ecologista: ("Que ou quem defende o ecologismo." - dicionário priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)
Com um computador e um projetor multimídia, utilize o recurso "Lixo! Nem pensar" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14738/lixo_em_vias_publicas.swf).
Lixo? Nem pensar!
Jogue com as crianças:
1. leia cada balão para as crianças;
2. converse com crianças quando o personagem precisa tomar uma decisão;
2. só faça a ação depois de discutir e chegarem a um consenso sobre ela (a ação);
3. pergunte o que aconteceria se tivessem escolhido a outra opção;
4. mostre, no jogo, como seria.
Aula 2
Converse sobre a necessidade de reciclagem do lixo, lembre da aula anterior e das ações das ONG. Explique, novamente, que somos ecologistas em nosso cotidiano.
Também sobre o jogo, que a ação tomada vai muito além de deixar a cidade limpa: é uma ação ecológica.
As crianças vão "brincar" de reciclagem. Baixe vários jogos para eles (todos do portal do professor):
1. "é tempo de reciclar" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12428/tempo_de_reciclar.swf;
- neste jogo as crianças devem pres tar atenção nas cores das latas de lixo.
2. "onde colocar o lixo" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11724/onde_colocar_o_lixo.swf;
- neste jogo as crianças montam um quebra-cabeça com mensagem final de ajuda ao meio ambiente.
3. "jogo das cores" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14813/jogo_das_cores.swf;
- as crianças precisam escolher em qual latão o lixo deve ser jogado, se as crianças souberem ler, terão a informação sobre o tempo que demora para decomposição de cada material, caso ainda não sejam alfabetizadas, voc~e pode informar a eles, conforme realizem esta atividade.
4. "jogo da reciclagem" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19146/jogodareciclagem.swf
- a criança precisa pegar o lixo e colocar no latão correto; há indicação escrita no latão, além da cor.
Nesta aula, leve material para que as crianças façam cartazes sobre as cores dos latões de lixo. Os cartazes devem ser afixados na sala de aula e nos corredores da escola, fazendo uma preparação para a prática social final.
Nossa ação de ecologista: professor, converse com os alunos e convide-os a fazer uma "ação de ecologista".
Eles devem lembrar que as ações quotidianas são as mais importantes, mas que fazer pequenos eventos podem sensibilizar as demais pessoas a adotarem atitudes ecológicas em seu dia-a-dia.
A sugestão é: organize com os alunos para uma campanha que vise o uso de latões coloridos para o lixo da escola.
A campanha pode envolver os pais das crianças, num mutirão de pintura das latas de lixo; outra opção é arrecadar fundos para comprar as lixeiras coloridas.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da reciclagem | Animação/simulação |
É tempo de reciclar | Animação/simulação |
Onde colocar o lixo | Animação/simulação |
Lixo? Nem pensar! | Animação/simulação |
Jogo das cores | Animação/simulação |
Você é ecológico? Visite o site Planeta Web e faça já o teste em: http://www.terra.com.br/planetanaweb/quiz/ecologia/index.htm.
Deve ser feita durante todo o processo de aprendizagem. Professor, utilize critérios para verificação da aprendizagem e reestruturação de suas aulas. Para essa aula, os critérios podem ser:
a) as crianças conversaram a aprtir das imagens apresentadas;
b) as crianças apropriaram-se dos conceitos de ecologia e ecologista;
c) as crianças participaram conversando e discutindo as ações do recurso utilizado de forma coletiva;
d) as crianças jogaram no laboratório;
e) as crianças participaram da elaboração dos cartazes educativos;
f) as crianças participaram da campanha em prol das lixeiras coloridas na escola;
g) as crianças mudaram o comportamento no sentido de utilizar corretamente as lixeiras coloridas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/06/2012
Cinco estrelasGostei muito... uma aula e tanto, por que esses recursos não chegam aos professores, deveria sr levado aos professores em forma de cursos, muito bom mesmo..nota 1000
24/03/2010
Cinco estrelasO tema é bastante discutido na atualidade, o aluno pode participar de alguma forma na preservação o meio ambiente. A abordagem é simples e pode ser aplicada na sala de aula. Gostei, parabéns!