Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


POLUIÇÃO DO MAR - um problema a ser discutido pelas crianças

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Fazer propostas de soluções para o problema da poluição do mar e das praias;
  • Argumentar para defender seu ponto de vista ou abrir mão dele quando julgar que não tem procedência.
  • Desenvolver a habilidade de atenção ouvindo histórias sobre o mar.

Duração das atividades
2 aulas com atividades estão divididas em momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre os seres que habitam o mar. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada " Ser vivo no ambiente marinho".

Estratégias e recursos da aula

Pensando que a consciência ecológica deve ser cultivada desde cedo; o professor realiza o estudo sobre os seres que habitam no mar; para discussão da poluição do mar e das praias deve promover na sala de aula leituras relacionadas à poluição do mar e das praias. Os textos jornalísticos e/ou as histórias que tratam  da preservação da vida marinha são bons recursos para a aprendizagem infantil.

 Atividade 1: Motivar as crianças para estudar os problemas relacionados à poluição marinha.

1° Momento: Como sugestão, o professor  inicia a aula com a leitura do livro “O monstro do mar” de Pedro Bandeira. O texto utiliza uma linguagem infantil para tratar do tema relacionado à poluição marítima causada pelo lixo jogado nas praias e no mar pelos seres humanos. Na história os irmãos Elisa e Cecéu pretendem recolher conchinhas na praia, porém acaba se tornando difícil encontrar conchinhas no meio de tanto lixo; eles então encontram uma sereiazinha doente que lhes conta sobre um monstro que tem invadido o fundo do mar e estava matando todos os seres marinhos. Durante as histórias os alunos, de forma lúdica, começam a perceber os danos que a poluição das praias e do mar causa aos seres que habita o mar.

undefined

FONTE:http://www. editoramelhoramentos.com.br/imprensa/images/mo nstro_do_mar.gif

O professor realiza questionamentos como:

  • Quem vocês acham que é esse monstro do mar?
  • Por que os animais marinhos estão morrendo?
  • O que vocês acham que pode ser feito para evitar a poluição marinha?

2° Momento: O professor procura investigar quais os conhecimentos das crianças sobre a poluição e se essa questão é um problema para eles. Nesse momento o professor registra os saberes das crianças e assume o papel de escriba registrando as idéias das crianças em forma de texto coletivo.

Atividade 2: Construção de um painel coletivo

1° Momento: O professor solicita que as crianças registrem por intermédio do desenho, os seres que habitam o mar e que estão ameaçados pela poluição causada pelo lixo jogado nas praias pelos seres humanos.

2° Momento: O professor e as crianças montam um painel, como ilustração para uma campanha de conscientização e preservação do ambiente marinho.

Painel produzido pelas crianças na faixa etária de 5 anos

OBS.: Em nossa sala de aula a imagem do painel foi utilizada para estampar uma camiseta, que posteriormente foi utilizada pelas crianças, pais e professores em uma campanha alertando sobre o perigo da poluição marinha para os seres que habitam no mar; em nosso caso, a campanha foi sugerida pelas crianças após a leitura da história.

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças;


  • organizaram seus painéis;
  • argumentaram para defender um ponto de vista;
  • expressam suas ideias por meio da oralidade e do desenho.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cristina Olmos , Prefeitura Municipal de Santos , São Paulo - dijo:
    criolmos@yahoo.com.br

    19/07/2010

    Quatro estrelas

    Temos que cuidar do planeta para que possamos usufruir das imensas maravilhas que ele nos oferece. Com responsabilidade e consciência desde cedo podemos plantar frutos sadios para as futuras gerações.


  • carlos Alberto Oliveira Simaria, Portugal - dijo:
    carlos.simaria@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Desde a tenra idade as crianças devem ser sensibilizadas,para este problema ambiental que tanto nos atormenta,sendo a forma correcta,brincando se vai sensibilizando para não poluirmos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.