Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a organização do Trânsito

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas um pouco sobre a organização e as leis do trânsito.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o professor investigue o que os alunos sabem sobre o assunto da organização do trânsito para que possa partir do que eles já sabem e propiciar condições para que o repertório de conhecimentos se enriqueça e se amplie.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
-Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

AULA 1

Motivação

O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem pessoas que já sofreram algum acidente de trânsito como, por exemplo, colisão entre carros, atropelamento de pessoas etc., bem como, indagar se eles sabem porquê tais acidentes foram causados.

Atividade 1

Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática (em duplas ou trios), o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos sobre o porquê da existência das placas de trânsito, com o objetivo de verificar quais são os conhecimentos que eles já têm sobre estas leis (de trânsito.) Ressaltamos que este diálogo é importante para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados no processo de ensino e aprendizagem. Feito isso, o professor deverá sistematizar esses conhecimentos prévios dos alunos - considerando que eles já conheçam algumas placas de sinalização.

Abaixo se encontra a ilustração de algumas placas de sinalização (Fig.1), que poderão ser apresentadas aos alunos e ajudar na sistematização do conhecimento prévio destes. 
 

 

Figura 1 - Placas de Trânsito. 

Disponível em: http://alcalino.net/placas/geral.html      

Acesso em: 28. Set. 2010. 
 

Sugestão:

O link abaixo se refere ao site do Portal de Trânsito Brasileiro, que versa sobre a temática da aula (Trânsito). Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos o item Educação (deste site), pois lá há Dicas, Regras, Sinalização, entre outros assuntos interessantes que podem ajudar na sistematização do conhecimento dos alunos.

http://www.transitobr.com.br/   
 

AULA 2

Atividade 1

Após as discussões e sistematização do conhecimento prévio dos alunos,  o professor deverá apresentar a eles o recurso abaixo (Fig.2).


Recurso:

link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13105/transitolegal.swf

Figura 2- Imagem do recurso "Trânsito Legal"

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13105/transitolegal.swf

Acesso em: 12. Dez. 2008.


O recurso simula uma cidade com problemas de trânsito. Os alunos terão então que colocar ordem nas ruas para evitar acidentes. Para isso, deverão colocar as placas de trânsito em seus devidos lugares e acabar com as ações erradas que ocorrem na cidade.
No momento em que os alunos estiverem explorando o recurso é importante que o professor circule no Laboratório de Informática para que verificar como os alunos estão efetuando as atividades propostas no recurso se estão tendo dificuldades, de forma a auxiliá-los na realização desta atividade.

Atividade 2

Sugerimos que o professor  finalize a aula com a leitura do artigo apresentado abaixo. Após a leitura deste, o professor deverá questionar os alunos sobre: o título do artigo; se o que acontece é real ou é um sonho; da importância de se respeitar as leis do trânsito, bem como,  relacionar  o artigo e o recurso.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1268/imagens/transito_caos.jpg

Figura 3 - Relacionada com o assunto do Artigo. 

Disponível em: http://www.brunorusso.eti.br/imagem/transito.jpg 

Acesso em 12. Dez. 2008.


Artigo: Trânsito - Sonho ou realidade

Esta noite eu tive um sonho. Sonhei que morava num país onde tudo estava desorientado. Honestidade já não se praticava, a ética não existia e as pessoas não valorizavam sequer a vida. Para estas pessoas, viver ou morrer era a mesma coisa. Vi tantas coisas erradas que até chorei. Os governantes, pessoas que no passado defendiam a moralidade, hoje, no governo fazem pior. Os dados estatísticos elaborados e mostrados pelas autoridades não condizem com a verdade. No trânsito deste país muitas pessoas perdem a vida em um evento que eles chamam de “acidente”, mas que na realidade é uma prática comum onde as pessoas matam ou se matam, onde o trânsito se transformou numa guerra na qual não se sabe quem é o inimigo. Neste sonho, descobri que “o trânsito de um país é o espelho das normas de condutas da sociedade”. Vi filhos cometendo imprudência e vi pais ensinando errado, pois os exemplos arrastam e os pais não se corrigem. Vi pais levando seus filhos para a escola sem usar o cinto de segurança, pais transportando crianças com menos de sete anos e ainda sem capacete na motocicleta. Vi pais ensinando seus filhos a dirigir antes da idade que a lei permite. Vi pessoas estacionando em fila dupla, para levar vantagem sobre aqueles que estavam estacionados de forma correta. Vi motociclistas “costurando” no trânsito, ultrapassando pela direita e “furando o sinal”. Vi motoristas dirigindo embriagados e achando que estavam dirigindo melhor. Vi motoristas conduzindo seus carros em alta velocidade, ultrapassando em locais sem nenhuma segurança. Vi motoristas impacientes, que buzinavam a todo o instante, que corriam e que não respeitavam o pedestre na faixa. Vi motoristas que nas rodovias corriam como se o mundo estivesse acabando... Infelizmente, para muitos destes motoristas, o mundo acabou mesmo. Vi pedestre passando fora da faixa. Vi também motoristas que respeitavam as leis, a sinalização, mas que falavam mal dos policiais, dos “pardais” e dos radares. Vi condutores que andam corretamente, mas que davam sinal de luz para os condutores que vem em sentido contrário para avisar que tem polícia na rodovia. Vi motoristas comprando o “guarda” para não ser multado. Mas vi também muitos motoristas honestos, éticos, respeitadores da vida. A maioria dos condutores, felizmente. Mas vi muitos pais enterrando seus filhos ainda novos. E vi muitos filhos enterrando seus pais. Vi famílias inteiras terminarem uma história de vida num único dia, num acidente de trânsito. Ouvi pessoas falarem que tudo isso é fatalidade e que aconteceu porque - “chegou a hora”- e que Deus quis assim. Ainda bem que foi apenas um sonho.
Quando acordei... Parecia tudo tão real...

Autor: Anacleto Basso
Palestrante motivacional com ênfase em segurança no trânsito, tendo já realizado inúmeras palestras em todo o Brasil – sendo um dos palestrantes destaques na área de segurança no trânsito.

Referência do Artigo: 

Disponível em: http://www.anacletobasso.com.br/sites/Artigos/93.html  Acesso em: 26. Nov. 2008.

Abaixo estão algumas dicas de sites em que há materiais sobre a legislação do trânsito brasileiro para serem trabalhados com os alunos.


http://www.denatran.gov.br/ 
http://br.geocities.com/transitonet/l/l-0002.html  
http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb.shtml
http://www.criancasegura.org.br/midia_noticias_corpo.asp?id_artigo=448
 

Recursos Complementares

O professor poderá em outra oportunidade, fazer um passeio com os alunos no bairro da escola para que eles possam ver as placas de sinalização de trânsito que há pelo bairro.

Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, desde o início em que os alunos deverão expressar seus conhecimentos sobre o assunto até o momento em que farão as atividades do recurso.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Thais, SEMED , Amazonas - dijo:
    thaissnaidercruz@hotmail.com

    29/06/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante os recursos. Vc poderia fazer também um jogo em que os alunos são os carros e a sala de aula vira uma pista com as sinalizações.


  • Carol, UPF , Rio Grande do Sul - dijo:
    kkpellari@hotmail.com

    31/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, mas cuidado com algumas figuras (ex: figura 1) que podem apresentar dizeres impróprios para crianças.


  • Maria jose, Escola Municipal Pref.Alvaro Brandão , Mato Grosso do Sul - dijo:
    josicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei este Projeto maravilhoso.Parabens


  • Neuza Rodrigues Nogueira Negreiros, EEEFM NILSON SILVA , Rondônia - dijo:
    neuzinha.ro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua aila.Parabéns.O recurso utilizado para uma cidade com problemas no trânsito,foi demais.Vou trabalhar com meus alunos.


  • Tania Maria de Souza Lima, GRUPO ESCOLAR DR LUIS VIANA FILHO , Bahia - dijo:
    tanias.lima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente entre outras atividades também tenho formação para o transito.


  • ANGELITA BARROS, ESCOLA MUNICIPAL FAZENDA MIYA POLO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    angelita_gaucha@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS ESSA AULA FOI MUITO BOA, OS ALUNO SDESDE CEDO APRENDE A ORGANIZAÇÃO DO TRANSITO DE FORMA LÚDICA


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.