17/12/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias a serem utilizadas são:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Ressaltamos que, para a realização das atividades propostas, é importante e recomendável que estas aulas sejam desenvolvidas no Laboratório de Informática.
AULA 1
Atividade1
Para o desenvolvimento das atividades propostas nestas aulas, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até quatro (4) integrantes. Após a organização dos alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar aos alunos o recurso postado abaixo.
É importante salientar que o professor deverá ouvir o recurso antes de apresentá-lo aos alunos, pois há necessidade de que recortes sejam efetuados para apresentar somente as partes que abordam sobre a Dança do Carimbó. Desta forma, as partes que interessam para estas aulas são:
0’00 até 1 mim;
0 mim e 07 sec até 13 mim e 30 sec;
26 min e 15 sec até 27 min e 41 sec.
Recurso:
Link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/3933/dominio-em-art-0013.mp3
O recurso consiste em um áudio, no qual os apresentadores do programa Escola Brasil falam sobre a música e a história do Carimbó, oriunda do Pará.
Atividade 2
Feita a apresentação do recurso, o professor deverá promover uma discussão sobre o que os alunos conhecem do Estado do Pará: em qual região do Brasil está situado, qual é a sua capital etc.
Em seguida, visando ampliar o conhecimento que os alunos têm sobre o Estado do Pará, o professor deverá solicitar para que eles façam uma pesquisa na Internet sobre o referido Estado. Sugerimos que o professor selecione os temas previamente e distribua para cada grupo um tema diferente, tais como: costumes e características geográficas do Estado do Pará; histórico e origem da dança do Carimbó; Folclore brasileiro; Músicas e vídeos; discografia entre outros. Após a pesquisa, é importante que os alunos compartilhem com toda a sala o que aprenderam em suas pesquisas.
Figura 1 - Imagem da Dança do Carimbó. Disponível em: http://www.rosanevolpatto.trd.br/dancacarimbo.htm Acesso em: 12. Dez. 2008.
Observação: É importante que o professor disponibilize para os alunos mapas do Brasil, livros de geografia e dicionários.
Figura 2 - Imagem do Mapa do estado do Pará. Disponível em: http://www.buscainmobiliarias.com/br/mapas/para.gif Acesso em: 12. Dez. 2008.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.pinducacarimbo.com.br/hist_carimbo.html
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm
AULA 2
Atividade1
Depois que os alunos fizerem a pesquisa sobre o estado do Pará, como proposta na aula anterior, eles deverão apresentá-las com o objetivo de socializar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas.
Sugere-se que cada grupo apresente suas pesquisas como se estivessem em um programa de rádio (como no recurso). Desta forma, eles poderão trabalhar a escrita de suas falas (escrita da língua portuguesa e o tipo de texto jornalístico) e ainda a leitura do texto, trabalhando a entonação das palavras e a criatividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAula interdisciplinar é o que dá sentido a aprendizagem do aluno, ele percebe a educação interligada e não as disciplinas isoladas, contudo, poderá experimentar todos os sentidos na aprendizagem.