Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A dança do Carimbó

 

17/12/2008

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas que nosso país é rico em diversidade e por isso é muito importante conhecer os costumes das diferentes regiões do país. Os alunos aprenderão o que é a Dança do Carimbó.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos conheçam quais são as regiões do Brasil, principalmente a que será citada no recurso destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Ressaltamos que, para a realização das atividades propostas, é importante e recomendável que estas aulas sejam desenvolvidas no Laboratório de Informática.

AULA 1

Atividade1

Para o desenvolvimento das atividades propostas nestas aulas, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até quatro (4) integrantes. Após a  organização dos alunos no Laboratório de Informática, o professor  deverá apresentar aos alunos o recurso postado abaixo.
É importante salientar que o professor deverá ouvir o recurso antes de apresentá-lo aos alunos, pois há necessidade de que recortes sejam efetuados para apresentar somente as partes que abordam sobre a Dança do Carimbó. Desta forma, as partes que interessam para estas aulas são:
0’00 até 1 mim;
0 mim e 07 sec até 13 mim e 30 sec;
26 min e 15 sec até 27 min e 41 sec.

Recurso:



Link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/3933/dominio-em-art-0013.mp3  

O recurso consiste em um áudio, no qual os apresentadores do programa Escola Brasil falam sobre a música e a história do Carimbó, oriunda do Pará.

Atividade 2

Feita a apresentação do recurso, o professor deverá promover uma discussão sobre o que os alunos conhecem do Estado do Pará: em qual região do Brasil está situado, qual é a sua capital etc.
Em seguida, visando ampliar o conhecimento que os alunos têm sobre o  Estado do Pará, o professor deverá solicitar para que eles façam uma pesquisa na Internet sobre o referido Estado. Sugerimos que o professor selecione os temas previamente e distribua para cada grupo um tema diferente, tais como: costumes e características geográficas do Estado do Pará; histórico e origem da dança do Carimbó; Folclore brasileiro; Músicas e vídeos; discografia entre outros. Após a pesquisa, é importante que os alunos compartilhem com toda a sala o que aprenderam em suas pesquisas. 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1269/imagens/carimbo.jpg

Figura 1 - Imagem da Dança do Carimbó. Disponível em: http://www.rosanevolpatto.trd.br/dancacarimbo.htm Acesso em: 12. Dez. 2008.

Observação: É importante que o professor disponibilize para os alunos mapas do Brasil, livros de geografia e dicionários.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1269/imagens/estadopara.jpg

Figura 2 - Imagem do Mapa do estado do Pará. Disponível em: http://www.buscainmobiliarias.com/br/mapas/para.gif Acesso em: 12. Dez. 2008.

Sugestões de sites para a pesquisa:


http://www.pinducacarimbo.com.br/hist_carimbo.html  
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm  
http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm  


AULA 2

Atividade1

Depois que os alunos fizerem a pesquisa sobre o estado do Pará, como proposta na aula anterior, eles deverão apresentá-las com o objetivo de socializar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas.
Sugere-se que cada grupo apresente suas pesquisas como se estivessem em um programa de rádio (como no recurso). Desta forma, eles poderão trabalhar a escrita de suas falas (escrita da língua portuguesa e o tipo de texto jornalístico) e ainda a leitura do texto, trabalhando a entonação das palavras e a criatividade.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Mapa do Brasil e Internet
Avaliação
A avaliação deverá ser feita no decorrer das aulas, mas principalmente sobre a apresentação das pesquisas, pois nesta o professor poderá perceber se os alunos se dedicaram nas atividades propostas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sandra Mara Chiamnski, JOAO CIONEK C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    smchimanski@seed.pr.br.

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula interdisciplinar é o que dá sentido a aprendizagem do aluno, ele percebe a educação interligada e não as disciplinas isoladas, contudo, poderá experimentar todos os sentidos na aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.