Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pra que time ele joga? Respeitar é combater a intolerância.

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina G. M. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender e desenvolver sentimentos de respeito e solidariedade quanto às múltiplas formas de expressar o desejo sexual, incentivando a reflexão sobre o preconceito e a discriminação;
• Combater posturas homofóbicas no ambiente escolar;
• Identificar que a orientação sexual de cada um é um direito que todos temos em nosso país.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

No Brasil, as pesquisas que enfocam com profundidade o impacto da discriminação de gênero e orientação sexual na educação têm alcançado um alto grau de qualidade e respeitabilidade internacional e fornecem diagnósticos que apontam a escola brasileira como um importante espaço de reprodução de modelos particularmente autoritários, preconceituosos e discriminatórios em relação a mulheres e homossexuais, entre outros grupos (CADERNOS SECAD 4, 2007).


Além disso, dados da UNESCO (2000) apontam para a falta de esclarecimento dos jovens brasileiros e de seus pais com relação à sexualidade. O mesmo se dá junto aos docentes, sessenta por cento (60%) afirmam não saber como tratar a questão da homossexualidade em suas classes ou disciplinas.
Professor, pensando nessas questões elencadas, propomos essas aulas para se abordar tal temática.


As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa e dialogada;
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo, tal escolha dependerá da disponibilidade e do contexto da instituição de ensino.


ATIVIDADE 1:
Professor, para o início das atividades deverá apresentar um vídeo, com duração de 23 minutos e dividido em 3 partes, intitulado Pra que time ele joga?, o qual está disponível nos links a seguir:


Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=cy5y4P33rLg

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ZfMcfhwfoi4&feature=related

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=q7nQBQq1I0I&feature=related

                            Figura 1: Título do filme
Disponível em: : http://www.youtube.com/watch?v=cy5y4P33rLg

Professor, leia a sinopse do filme escolhido como forma de orientar a turma.


Sinopse do filme:
O filme apresentado trata da questão da homossexualidade a partir da história de um adolescente (Pedro) que é bom em matemática e ainda participa de um time de futebol do seu colégio e que levanta algumas “suspeitas” em seus(suas) colegas por nunca ter sido visto namorando uma garota.

                                Figura 2: Pedro com o time de futebol da escola
                             Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cy5y4P33rLg


A homossexualidade do garoto fica explícita para os(as) colegas no dia em que um ex-namorado lhe dá um beijo na frente da escola, desencadeando uma série de reações, incluindo a do próprio garoto que se isola dos outros e deixa de participar da final do campeonato de futebol com sua equipe. A sua desistência e vergonha perante os colegas é o ponto fundamental para a reflexão realizada, momento em que seu professor de Educação Física revela ser também homossexual e tenta convencê-lo a lutar contra o preconceito e enfrentar a situação. Assim, o garoto resolve voltar para a escola e ajudar seu t ime de futebol a vencer o campeonato. A história termina com a vitória de seu time e a aparente aceitação que recebe de seu grupo de colegas.

                                        Figura 3: cena com as colegas da escola
                             Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cy5y4P33rLg


O filme aborda com certa tranquilidade o fato de todos aceitarem a homossexualidade do garoto. Tanto seus(suas) colegas quanto seus pais aceitam sua orientação sexual sem maiores problemas no final.

                    Figura 4: Cena de Pedro com a família e o professor de Educação Física
               Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q7nQBQq1I0I&feature=related

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá realizar uma discussão e reflexão com a turma a partir de alguns temas propostos pelo filme. Os/as alunos/as deverão socializar suas percepções. Algumas sugestões para discussão:


• Como a temática homossexualidade foi tratada no filme?
• Quais as dificuldades enfrentadas pelo personagem (Pedro)?
• Como vocês se sentiriam no lugar Pedro no filme, ou seja, como um homossexual masculino?
• Existe homofobia na escola? Como ela ocorre?
• A prática homofóbica pode afetar a vida escolar dos indivíduos?
• Por que existem preconceitos em relação ás pessoas que não são heterossexuais?
• Quais os estereótipos estão ligados ao homossexual masculino?
• A nossa escola prevê no Plano Político-Pedagógico alguma medida referente ao assunto, ou assegura a promoção de valores voltados ao reconhecimento da diversidade sexual?
• De que modo cada um de nós pode eliminar os preconceitos contra as pessoas que têm orientação sexual diferente da nossa?

Dica para o professor:
     Busque relacionar a intolerância e o preconceito contra os homossexuais a algo que fere os direitos humanos, gerando sofrimento desnecessário, evasão escolar, dentre outras tragédias pessoais. Caso os alunos não conheçam a Declaração Universal dos Direitos Humanos sugerir a consulta do material.
Disponível em: http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
     Não pode faltar: Deixar claro que homossexualidade não é crime, nem pecado e nem doença. A orientação sexual de cada um é um direito que todos temos em nosso país.
     Após esta etapa, em cinco (5) grupos, orientá-los na realização da segunda atividade proposta.


ATIVIDADE 2: Agência de publicidade na campanha contra a discriminação     Professor, nessa atividade deverá dividir os alunos em até 5 grupos. Cada grupo representará uma agência de publicidade que estará disputando uma campanha de sensibilização na escola sobre o respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual.
 &n bsp;   Material: Cartolina ou papel pardo para cartaz, lápis, canetas coloridas, tesoura de ponta redonda, cola e revistas velhas.
     Procedimentos: Divida os alunos em grupos e explique novamente que cada grupo será uma agência de publicidade que estará disputando uma campanha que tem a temática “Respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual”. Avise que terão 30 minutos para se prepararem e apresentarem um cartaz com uma frase e um desenho para estampar tal campanha. Ao final do tempo determinado, os grupos apresentarão as propostas. Quando terminarem, poderá realizar uma votação entre os grupos envolvidos para escolha do melhor cartaz.


Observação:Professor, devido à complexidade da temática, sabe-se que a mesma possui um caráter interdisciplinar, dessa forma, as aulas propostas poderão contar com a contribuição de outras áreas de ensino tais como: História, Sociologia, Artes, Literatura, Educação Física, Língua Portuguesa dentre outras.

Recursos Complementares

Professor, para melhor fundamentação teórica acerca da temática sugerimos a consulta e/ou leitura do caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) intitulado Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos.

Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_protege/caderno5.pdf

Avaliação

     A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. Dessa forma, o processo avaliativo ocorrerá a partir da participação e produção dos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Anita leocádia, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA , Paraíba - dijo:
    anitaleopereira@yahoo.com.br

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    A proposta de trabalho é excelente. Aplicamos em um curso de extensão para estudantes do ensino médio de escolas publicas que estamos realizando na UFPB Campus II e foi muito positivo para a reflexão em busco do respeito a diversidade de genero. Inclusive, esta atividade deu origem a uma comunicação oral do nosso Projeto de Extensão. Caminhemos na luta pela ética, pela equidade e pelo respeito a diversidade de gênero na escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.