Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudando os meios de comunicação

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os órgãos do sentido e estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunicação. Se já ouviram essa expressão e, se sabem dar exemplos de meios de comunicação. Conforme as crianças forem falando a professora deverá ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunicação citados. A lista deve conter o maior número de nomes possível dentre eles:

TELEFONE – RÁDIO – COMPUTADOR – CELULAR – TELEVISÃO – INTERNET – CARTA – JORNAL – REVISTAS – CINEMA – LIVRO – CD – DVD – MÚSICA – E-MAIL

Explicar que os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunicação. Colocar situações para as crianças pensarem... Imaginem se o telefone não existisse, como poderíamos dar uma notícia urgente para a outra pessoa? E se a televisão não existisse... como saberíamos o que acontece no nosso país?

Momento 2

Após essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da criança ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída à cada criança). OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.

Em seguida, distribuir revistas para as crianças pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista feita no momento 1.

Momento 3

Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência. Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios de comunicação são de diferentes tipos: uns são sonoros,   (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).

Momento 4

Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada criança que, durante sua reaslização devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.

Folha 1

undefined

Folha 2

undefined

Avaliação

Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem como a sua utilidade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marísia Peron, CEI |Vovó Diva , Mato Grosso do Sul - dijo:
    peronmarisia@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula sobre meios de comunicação, a forma de explorar o assunto com os aliunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.