15/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
__________________________
* Este todo pode ser representado por valor monetário, figura, total de um conjunto, etc.
Não há conteúdos prévios a serem trabalhados.
Iniciar as atividades conversando com os estudantes, no sentido de apurar e registrar o que os alunos já conhecem sobre o conteúdo: Fração.
Após anote os conceitos por eles apresentados em quadro-negro e a partir destes apresente o que segue.
Nesta aula, proponho que faça uso da metolodologia WebQuest com seus alunos e alunos. Professor/a, sabe o que é WebQuest?
Camila Leonardo propõe no acervo de WebQuests da Comunidade WebQuestBrasil, atividades que farão com que estudantes aprendam sobre a história das frações, atendendo neste momento a dimensão histórica do conteúdo.
Então vamos lá!
Atividade 01 - Sobre a história das frações
Proponha aos estudantes que visitem, em duplas no laboratório de informática a WebQuest: História da Matemática: Fração, e realizem as atividades nela proposta, esta atividade levará 2 aulas, para que pesquisem, organizem e apresentem os registros referentes aos questionamentos propostos.
Os questionamentos propostos na tarefa da WebQuest: História da Matemática: Fração e que deveão ser respondidos, são:
1) Na História da Matemática como surgiu a fração? A descoberta da fração foi importante?
2) O que é fração? Quais são os tipos de fração? E explique cada tipo de fração.
3) Em que situação do nosso cotidiano usamos a fração? Para que elas servem?
Neste momento os estudantes deverão perceber as necessidades apresentadas no fato histórico que fizeram com que o homem desenvolvesse o conceito de fração.
Antes de partir para as atividades propriamente ditas, assista ao que apresenta o vídeo Frações: Conversa de Professor, de aprox. 11 min. para que conheça e compreenda os problemas e maneiras de ensinar o conceito de frações, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8793
Frações [Conversa de professor]
Após a leitura do vídeo parta a novas atividades com os estudantes.
Atividade 02 - Sobre o conceito de frações
Nesta atividade, que durará 01 aula, por meio de quatro figuras geométricas planas divididas em partes iguais, com partes que possuem colorações diferentes. Abaixo da figura existe um campo para preenchimento com a representação fracionária das partes coloridas em relação a todas as partes que compõem a figura geométrica plana. Em outro momento, é solicitado ao aluno a representação em forma de fração das partes não coloridas em relação a todas as partes da figura geométrica plana.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8991
Atividade 03 - Sobre equivalência de frações
a) Proponha aos estudantes que realizem a seguinte atividade, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/frac/tangram/
b) Com base num valor monetário qualquer, como por exemplo R$ 36,00 solicite que os estudantes realizem atividade similar a anterior.
Calculem 1/2 de R$ 36,00
Calculem 1/4 de R$ 36,00
Calculem 1/4 de R$ 36,00 + 1/4 de R$ 36,00
Discutam no grupo e encontrem outras divisões que unidas dêem 1/2 de R$ 36,00
Solicite aos alunos e alunas que ainda em grupos, façam uma síntese do que estudamos até aqui. Esta síntese poderá ser realizada por meio de texto, história ou desenho livre que represente o que foi estudado até aqui. Esta atividade poderá ser realizada como tarefa de casa.
A última aula desta série, deverá ser realizada em sala de aula.
Com a turma organize um cartaz, que poderá ser apresentado e disponibilizado posteriormente para toda a escola que apresente o conceito de fração construído pela turma. Neste cartas poderão ser incluídas imagens, colagens e frases que apresentem a síntese da turma sobre o tema.
Nome | Tipo |
---|---|
Fracciones1 | Animação/simulação |
Barros, Gílian C. WebQuest: Fração - Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=189&id_pagina=2
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2014
Cinco estrelasMuito bem explicado, me ajudou muito na elaboração do meu plano de aula com matemática, fazendo com que os alunos possam aplicar a matemática no seu cotidiano.