Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Frações, construindo o conceito

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de frações a partir da história.
  • Construir o conceito de frações, percebendo que o numerador representa, quantas partes queremos do todo e denominador em quantas partes dividimos um todo* qualquer.
  • Verificar que as frações podem ser representadas por figuras divididas em partes iguais ou não.

__________________________

* Este todo pode ser representado por valor monetário, figura, total de um conjunto, etc.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conteúdos prévios a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

  • Iniciar as atividades conversando com os estudantes, no sentido de apurar e registrar o que os alunos já conhecem sobre o conteúdo: Fração.

  • Após anote os conceitos por eles apresentados em quadro-negro e a partir destes apresente o que segue.

Nesta aula, proponho que faça uso da metolodologia WebQuest com seus alunos e alunos. Professor/a, sabe o que é WebQuest?

Camila Leonardo propõe no acervo de WebQuests da Comunidade WebQuestBrasil, atividades que farão com que estudantes aprendam sobre a história das frações, atendendo neste momento a dimensão histórica do conteúdo.

Então vamos lá!

Atividade 01 - Sobre a história das frações

Proponha aos estudantes que visitem, em duplas no laboratório de informática a WebQuest: História da Matemática: Fração, e realizem as atividades nela proposta, esta atividade levará 2 aulas, para que pesquisem, organizem e apresentem os registros referentes aos questionamentos propostos.

Os questionamentos propostos na tarefa da WebQuest: História da Matemática: Fração e que deveão ser respondidos, são:

1) Na História da Matemática como surgiu a fração? A descoberta da fração foi importante?

2) O que é fração? Quais são os tipos de fração? E explique cada tipo de fração.

3) Em que situação do nosso cotidiano usamos a fração? Para que elas servem?

Neste momento os estudantes deverão perceber as necessidades apresentadas no fato histórico que fizeram com que o homem desenvolvesse o conceito de fração.

Antes de partir para as atividades propriamente ditas, assista ao que apresenta o vídeo Frações: Conversa de Professor, de aprox. 11 min. para que conheça e compreenda os problemas e maneiras de ensinar o conceito de frações, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8793

Frações [Conversa de professor]

undefined

Após a leitura do vídeo parta a novas atividades com os estudantes.

Atividade 02 - Sobre o conceito de frações

undefined

Nesta atividade, que durará 01 aula, por meio de quatro figuras geométricas planas divididas em partes iguais, com partes que possuem colorações diferentes. Abaixo da figura existe um campo para preenchimento com a representação fracionária das partes coloridas em relação a todas as partes que compõem a figura geométrica plana. Em outro momento, é solicitado ao aluno a representação em forma de fração das partes não coloridas em relação a todas as partes da figura geométrica plana.

Fraccione 1

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8991

Atividade 03 - Sobre equivalência de frações

a) Proponha aos estudantes que realizem a seguinte atividade, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/frac/tangram/

undefined

b) Com base num valor monetário qualquer, como por exemplo R$ 36,00 solicite que os estudantes realizem atividade similar a anterior.

  • Calculem 1/2 de R$ 36,00

  • Calculem 1/4 de R$ 36,00

  • Calculem 1/4 de R$ 36,00 + 1/4 de R$ 36,00

  • Discutam no grupo e encontrem outras divisões que unidas dêem 1/2 de R$ 36,00

Solicite aos alunos e alunas que ainda em grupos, façam uma síntese do que estudamos até aqui. Esta síntese poderá ser realizada por meio de texto, história ou desenho livre que represente o que foi estudado até aqui. Esta atividade poderá ser realizada como tarefa de casa.

A última aula desta série, deverá ser realizada em sala de aula.

Com a turma organize um cartaz, que poderá ser apresentado e disponibilizado posteriormente para toda a escola que apresente o conceito de fração construído pela turma. Neste cartas poderão ser incluídas imagens, colagens e frases que apresentem a síntese da turma sobre o tema.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fracciones1 Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Miriam S.Soares, UERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    miriamsaso@yahoo.com.br

    18/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito bem explicado, me ajudou muito na elaboração do meu plano de aula com matemática, fazendo com que os alunos possam aplicar a matemática no seu cotidiano.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.