14/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Resgate dos jogos e brincadeiras populares;
Vivenciar as brincadeiras utilizadas em gincanas;
Perceber as atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da cooperação;
Vivenciar habilidades encontradas nas manifestações dos jogos e brincadeiras e de forma lúdica.
Não é necessário nenhum conhecimento anterior.
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: coletes.
ATIVIDADE 1
BARRA MANTEIGA
Como brincar:
Trace duas linhas distantes 8 metros ou 8 passos uma da outra. Atrás dessas marcações ficaram os alunos e divididos em dois grupos com o mesmo número de participantes e uns de frente para os outros. Dado o sinal um aluno do grupo escolhido para ser o "Barra Manteiga" e para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braços estendidos e com a palma da mão virada para cima e recita: "Barra Manteiga/ Minha Mãe/ Mandou bater/ Um, dois, três".
O aluno vai batendo de leve em cada mão até bater mais forte numa delas e pronunciando "Barra Manteiga e fugindo na direção do seu grupo. Todos os alunos do grupo adversário tem de correr atrás dele e tentar pegá-lo. Se isso acontecer, o aluno é incorporado à equipe adversária. Caso contrário, é a vez do outro aluno fazer o mesmo com alguém do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso aconteça, o aluno é capturado. Em seguida um aluno do grupo perseguido passa a ser o "Barra Manteiga".
Vence o grupo que ficar com mais gente.
ATIVIDADE 2
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: uma bola e coletes.
Caranguejobol
www.youtube.com/watch?v=aRPfZBbSQkM
Como brincar:
O professor dividirá a turma em duas equipes na posição de caranguejo (quatro apoios de costas). O jogo consiste em fazer o gol na meta contrária e os goleiros ficam de joelhos e os demais só podem deslocar na posição de caranguejo e o aluno que levantar fica dois minutos do lado de fora ou até acontecer um gol.
Somente os goleiros estão autorizados a pegar a bola com as mãos. Marca-se o tempo de duração da partida com dois tempos de cinco minutos.
ATIVIDADE 3
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: 4 sacos e um giz.
Corrida de Saco
Como brincar:
A turma será dividida em quatro grupos e será traçada duas linhas paralelas com cerca de dez metros de distância uma da outra. Uma será a marca da partida e a outra da chegada. Cada grupo receberá um saco.
O primeiro corredor de cada grupo " veste" o saco e o segura com as mãos na altura da cintura e ao sinal do professor, ele sai pulando até a marcação oposta e volta, também pulando.
Em seguida, tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue assim até que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e vençam a competição.
A brincadeira também é chamada de corrida do canguru.
ATIVIDADE 4
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material:colheres, ovo cozido, laranjas ou batatas.
Corrida ovo na colher
Como brincar:
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos ou com a boca uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada e sem derrubar o ovo. Para variar variar, substitua o ovo cozido por laranja ou batata.
Atividade 5
Carrinho de mão
Espaço: quadra esportes, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: nenhum
Formam-se duplas. Uma das pessoas deita de barriga no chão e a outra segura seus dois pés.
O primeiro apóia as duas mãos no chão, levanta o corpo e sai caminhando com as mãos no chão e os pés levantados pela sua dupla.
Atividade 6
Corrida das tampinhas
Espaço: quadra esportes, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: tampinha de garrafa pet ou de refrigerante garrafa e giz
tampinha de refrigerante
tampinha garrafa pet
Para brincar são necessárias no mínimo duas crianças.
Um caminho que servirá como uma pista é desenhado no chão e cada criança fica com uma tampinha.
Um de cada vez os participantes vão dando leves toques na tampinha com a ponta do indicador, para fazê-la andar sem sair do caminho ou tocar na linha.
Quem errar passa a vez a outro. Quando alguém erra, volta a jogar de onde parou na rodada seguinte. O primeiro que terminar o caminho vence.
Os alunos aprenderam a respeitar as limitações dos colegas e aproveitaram para desenvolver suas habilidades?
Os alunos aprenderam o sentido de cooperar uns com os outros através dos jogos e brincadeiras?
Houve a percepção das atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da cooperação;
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/03/2014
Quatro estrelasBrincadeiras muito boas.
16/08/2012
Cinco estrelasficou otimo muito bom
10/06/2010
Cinco estrelasachei muito legal e tirei um 10 na pesquisa de como brinca e o que presisa para brincar obrigado comtinui assim com brincadeiras EXCELENTE :)
24/03/2010
Quatro estrelasPARABENS PELAS ATUVIDADES. NOS NÃO USAMOS MAIS A CORRIDA COM OVOS, POR UMA QUESTÃO DE HIGIENE