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Transporte passivo - Difusão

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Diferenciar transporte ativo de transporte passivo; 2. Explicar como funciona o processo de difusão de um soluto; 3. Distinguir difusão passiva e a difusão facilitada de solutos pela membrana citoplasmática.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Conceito de densidade; 2. Características da membrana plasmática (composição bioquímica, modelo do mosaico fluido e permeabilidade seletiva).
Estratégias e recursos da aula

 Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

No início da aula exponha aos seus alunos os conceitos do que é transporte ativo e transporte passivo. Uma forma de fazer isso é verificar com os alunos o que eles entendem por transporte ativo e passivo respectivamente. Questione os alunos. O que é transporte? E transporte ativo? E passivo? Deixe-os formularem suas próprias idéias. Peça exemplos.

 

Dica! Durante esta discussão oriente os alunos a buscarem exemplos que não estejam necessariamente relacionados com a Biologia. Aproveite os exemplos dos alunos como gancho para a exposição dos conceitos formais de transporte ativo e passivo em relação ao gasto de energia.

 

Atividade para casa 1 - Uma boa forma de verificar a compreensão dos conceitos trabalhados é relacioná-los ao exemplo de um automóvel. Que diferença existe entre um carro que está subindo uma ladeira em primeira marcha e uma carro que desce a ladeira com o motor desligado? Existe diferença de gasto de energia entre os dois exemplos? Qual? Qual dos exemplos se relaciona melhor com os conceitos de transporte ativo e passivo. Peça aos alunos que lhe entreguem por escrito as respostas.

 

Vamos pensar? Professor, questione seus alunos acerca de uma situação inusitada: o que acontece quando alguém “solta” um pum no elevador cheio de passageiros? Como o cheiro desagradável se espalha? Para responder estas perguntas explore com os alunos o objeto de aprendizagem do RIVEDPum no elevador”. Para a realização desta atividade é necessário explorar apenas a primeira e segunda parte do roteiro apresentado. A primeira parte do roteiro mostra como é a difusão das moléculas do cheiro desagradável dentro do elevador. Já a segunda parte ilustra a difusão de corantes em um tanque com água.

 

Dica! Durante esta atividade é recomendável que os alunos estejam voltados para você professor, de modo que você possa conduzir processo passo a passo. Peça aos aluno s que registrem suas hipóteses para e xplicar o fenômeno da difusão do cheiro desagradável. Ao final da atividade aproveite para expor aos alunos os seguintes conceitos: 1) o que é o soluto; 2) o que é o solvente; 3) gradiente de concentração do soluto e 4) difusão. As hipóteses dos alunos para explicar o fenômeno são plausíveis levando em consideração os conceitos apresentados?

 

Exercício – Como atividade de revisão de conceitos e avaliação do aprendizado oriente os alunos a resolverem os seguintes exercícios propostos pelo objeto de aprendizagem:

 

1) Comportamento das moléculas de dois solutos diferentes enquanto se misturam.

 

  

 2) Mistura de ácido clorídrico e hidróxido de amônia.

 

 

   

3) Montagem de um modelo sobre trocas gasosas nos alvéolos.

 

  

Dica! Para a realização desta atividade separe a turma em grupos. No caso dos alunos não terem tempo para a realização desta atividade por completo, oriente-os a darem preferência para a realização dos exercícios 1 e 3.

 

Atividade para casa 2 - Oriente cada grupo a lhe entregar por escrito, como foi pensada a estratégia de resolução de cada um dos exercícios.

 

 

Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Na aula passada, trabalhamos com os alunos o conceito de difusão de uma forma ampla. Nesta segunda aula a proposta &eac ute; um aprofundamento do con ceito, aplicado aos sistemas biológicos. No caso vamos a diferenci ar difusão simples (ou diálise) da difusão facilitada. Inicialmente, explore com os alunos o objeto de aprendizagem do RIVEDdenomina do “Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática”, mais especificamente, a experiência sobre difusão:

  

   

A experiência interativa consiste em observar como di ferentes solutos entram na célula através da membrana plasmática. Durante a realização da experiência interativa oriente os alunos a observarem se existem diferenças de como ocorre a movimentação de cada soluto proposto. Alguns questionamentos podem ajudar: Todos os solutos atravessam a membrana da mesma forma? Observando o sentido de movimentação é possível determinar onde a concentração de cada soluto é maior?

 

Dica! Fique atento! Os alunos conseguiram perceber a diferença de movimentação de cada soluto? Aproveite esta atividade para discutir com os alunos a diferença que existe entre a difusão simples e a facilitada, o papel dos canais transportadores, proteínas carreadoras e a influência do tamanho e carga do soluto no transporte.

 

Dica! Não exponha diretamente os conceitos. Uma boa forma de discuti-los é incitar os alunos a tentarem estabelecer as diferenças entre os tipos de difusão. Aproveite o gancho das idéias levantadas pelos os alunos para a apresentação dos conceitos formais.

 

Exercício Como exercício de consolidaç&at ilde;o dos conteúdos oriente os alunos a resolverem o último exercício proposto pela atividade RIVED “Pum no elevador”:

 


 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Objetos de aprendizagem:

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/pum_no_elevador/pum_elevador.swf - Pum no elevador. Atividade desenvolvida para o RIVED. Objeto de aprendizagem sobre o fenômeno de difusão, através de experimentação, exploração, reconhecimento e análise das atividades contidas no objeto.

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ - Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática. Atividade desenvolvida para o RIVED. Animação interativa que exemplifica os processos de difusão e osmose.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões. 2. Por meio das atividades de casa: os alunos conseguiram diferenciar transporte ativo de passivo em termos de gasto de energia? Os alunos conseguiram relacionar os conceitos de transporte ativo e passivo com o exemplo do automóvel? Como foi a estratégia de resolução dos exercícios do objeto de aprendizagem do RIVED “Pum no elevador”? Os alunos conseguiram estabelecer a relação de como ocorre a mistura de dois solutos em um ambiente aquoso? Que critérios foram utilizados para a montagem do modelo de troca de gases nos alvéolos? 3. Pelas hipóteses levantadas para a explicação dos fenômenos observados nos dois objetos de aprendizagem utilizados nas duas aulas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • Grá, SESI , São Paulo - dijo:
    gra_hanf@hotmail.com

    27/02/2013

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito das aulas, e do jogo queimando neurônios, mas não consigo achar a aula nadando contra a corrente, alguém pode me ajudar?


  • Elandia Pereira, E.E.E.F.M. Arlindo F. Lopes , Espírito Santo - dijo:
    elandiapereira@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom. Dinâmico e proveitoso.


  • estefani, federal , Rio Grande do Sul - dijo:
    estefani@hotmail.com

    28/09/2010

    Três estrelas

    Eu adorei pois nos da oportunidades de aprendizado.


  • silmara, Colégio Estadual João Plath , Paraná - dijo:
    silmaralb.com@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito legal essas comparações


  • Rogerio lucio Bezerra, CAPELÃO FREI ORLANDO, EEF , Ceará - dijo:
    rogesun@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é muito boa, as possibilidades de se aguçar os interesses dos alunos é muito inerente ao modelo de aula. Para os alunos que estudam, faz sonhar com a possibilidade de realiziações experimentais em laboratório. aprovada a proposta do professor parabens


Sem classificação.
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