Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 3

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:

  • Aprender usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada nos textos que leem.
  • Decidir sobre a grafia de uma palavra desconhecida ou que suscite dúvidas.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e o uso do dicionário – Parte 2” disponível no Portal do Professor. É importante que os/as alunos/as dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas aulas a seguir.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola e da própria sala de aula.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a forme uma roda de conversa com os/as alunos/as e distribua para cada um/a deles/as uma letra do alfabeto. O/A jogador/a que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Fui ao clube e no caminho vi...” e completa a frase com o nome de uma pessoa, animal, objeto, o que for adequado para completá-la, porém a inicial da palavra deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A. Depois, o/a jogador/a que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.

Após a realização do jogo, peça aos/às alunos/as que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles/as têm sobre dicionário. Pergunte:


a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outros).


b) Vocês sabem o que é um dicionário?


c) Como ele é organizado?


d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?

Depois de estabelecido o diálogo, registre o seguinte texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos/as alunos/as para a ordem alfabética das letras em destaque.

alfabetojp

Professor/a leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991, comente que o mesmo foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos/às alunos/as que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário” a fim de que estas letras fizessem parte de nosso alfabeto.

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os/as alunos/as a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Faça você a leitura do texto, leia com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras registre as atividades propostas.

1) Defina o significado da palavra “Dicionário”?

2) Você gostou de alguma definição apresentada por seus/suas colegas? Se gostou registre abaixo. Caso não tenha gostado de nenhuma delas justifique sua resposta.

3) Releia o texto e copie a primeira letra de cada palavra.

4) Destaque oralmente, as letras que não apareceram no texto e que agora fazem parte de nosso alfabeto?

Professor/a ao terminar o registro das questões dialogue com a turma indagando: em que tipo de materiais é comum encontrar palavras organizadas em ordem alfabética? (Possíveis respostas: agenda de endereços e telefones, diário de classe, dicionário, lista de aprovados em concursos, livros numa biblioteca, dentre outros). Converse com eles/as sobre a necessidade de se organizar alguns materiais em ordem alfabética: a localização dos nomes facilita na hora da consulta.

Apresente a turma uma página de dicionário

dicionário2

Leia a página apresentada, peça aos/às alunos/as que identifiquem a fonte.

Proponha as seguintes atividades:


a)  Indique a letra inicial das palavra s dessa página.


b) Localize a palavra látex, leia o verbete (palavra de dicionário, enciclopédia ou glossário com definições e ex plicações) e responda: o que significa látex?

 Professor/a ressalte que muitas vezes, ao lermos um texto, não compreendemos bem o significado de uma palavra. Para descobrirmos seu significado, podemos consultar o dicionário.

Leia este quadro com atenção:

Imagem Dicionário

Fonte: Folha de São Paulo, São Paulo, 29 de janeiro 2005, Suplemento Folhinha, p.4

Professor/a após a leitura do texto registrado no quadro anterior dialogue com os/as alunos/as. Pergunte se entenderam os diferentes itens apresentados, solicite que alguns/mas relatem o que conseguiram aprender. Em seguida proponha que façam as seguintes atividades:


a) Retome a página do dicionário apresentada anteriormente e localize as informações obtidas no item 2 do texto “Como usar o dicionário”.


Agora, responda:
a) Quais são as palavras que estão escritas no topo da página do Dicionário Aurélio Infantil? O que elas indicam?

b) Após as informações obtidas no texto “Como usar o dicionário”, dê sua opinião.

c) Saber a ordem alfabética é importante para fazermos consulta no dicionário? Justifique sua resposta.

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

ORDEM ALFABÉTICA13REGISTRANDO NO CADERNO DE PORTUGUÊS

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

Professor/a antes de registrar na lousa, explique para seus/suas alunos/as os passos para descobrir as palavras no dicionário. Dê vários exemplos, depois faça o registro, sugerido abaixo, na lousa para que eles/as tenham no caderno o registro destes passos.

ORIENTAÇÕES PARA SE CONSULTAR UM DICIONÁRIO

Ao se consultar um dicionário é importante observar as seguintes orientações:

1ª – Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se considerar a ordem alfabética da segunda letra de cada palavra. Veja:
alface – amargo - anel – atrasado

2ª – Quando as palavras têm as duas primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da terceira letra. Veja:
boate – bobo – boca – bode

3ª – Quando as palavras têm as três primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da quarta letra. Veja:
cabana – cabelo – cabide – cabo

Deve-se proceder sempre da mesma maneira até se encontrar a primeira letra que diferencia as palavras. Há casos em que essa diferença ocorre quase no final da palavra. Veja:
alfabetização – alfabetizado

Não se esqueça: No alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta.

Quarta aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a leve seus/suas alunos/as até o Laboratório de Informática e utilize os sítios selecionados abaixo:

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm neste sítio os/as alunos/as deverão colocar palavras em ordem alfabética.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada _geral/sumiram_let/sumiram_letras.html neste sítio os/as alunos/as deverão completar as letras que sumiram das palavras.

Após a utilização dos sítios sugeridos retornem para a sala de aula, avalie com os/as alunos/as este momento, solicite que falem o que acharam das atividades realizadas, inclusive de suas dificuldades e facilidades.

Elabore atividades que contemplem o uso do dicionário. Veja algumas sugestões:

1) Observe e leia esta tira:

Imagem Tirinha

Fonte: http://opensadorselvagem.org/images/image/mafalda%20dicion%C3%A1rio.jpg

2) O que significa a fala: “Desse jeito você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso?”

3) Quando devemos utilizar o dicionário?

4) Se você fosse procurar as palavras a baixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta.

pássaro – trampolim – abacate – tinta – papagaio – abacaxi
___________________________________________________________________

5) Observe a reprodução da página de um dicionário.

dicionário

Fonte: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário infantil de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

Agora responda:

a) Entre quais verbetes dessa página você encaixaria estas palavras? (Professor/a, se ainda for necessário retome o significado da palavra verbete, descrita anteriormente).

ecoar - editor - educado – egoísta


b) Como você descobriu o local correto? Justifique sua resposta.


6 ) No texto Bê-a-bá (texto registrado na aula “Ordem alfabética – Parte 2” disponível no Portal do Professor) foram utilizadas várias palavras, abaixo estão registradas algumas delas, copie-as e em seguida consulte o dicionário para descobrir seu significado.

harmonizar –
manjericão-
paparicar –
sapoti -

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a realize observações e registros individuais dos/as alunos/as. Esse material servirá de apoio às suas reflexões sobre o desenvolvimento da turma em relação à temática trabalhada e possibilitará análises e subsídios para o seu próprio planejamento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 25 calificaciones

  • Cinco estrelas 16/25 - 64%
  • Quatro estrelas 8/25 - 32%
  • Três estrelas 1/25 - 4%
  • Duas estrelas 0/25 - 0%
  • Uma estrela 0/25 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.