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Eclipse Solar

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como ocorre o eclipse solar.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender que a Lua é o satélite natural da Terra e que ela gira ao seu redor; e como ocorrem as Fases da Lua.

Estratégias e recursos da aula

Introdução
Os eclipses são fenômenos celestes que, ao longo da história, causaram temor e admiração. O termo eclipse é de origem grega, significando desmaio ou abandono, e refere-se ao obscurecimento da luz, quando se observa o Sol ou a Lua durante o fenômeno. Ao observarem os eclipses, povos de diferentes épocas relacionaram o evento extraordinário à interferência de figuras mitológicas que estariam tentando “devorar” os astros e sua luz. Os escandinavos falavam de Skoll e Hati, dois lobos que, com o tempo, devorariam o Sol e a Lua. Os antigos chineses e siameses falavam de um dragão. Na mitologia hindu, era o demônio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, por terem-no denunciado aos deuses pelo roubo do vinho da imortalidade. Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios, durante os eclipses, e os antigos romanos elevavam suas tochas ao céu, pedindo por suas vidas. Um costume que perdurou até a Idade Média, e que continuou em pequenas comunidades, foi o de fazer muita algazarra e barulho por ocasião dos eclipses. O toque dos gongos pelos chineses e os gritos e batidas produzidos por outros povos tinham por finalidade afugentar o monstro cosmológico que ameaçava engolir o Sol e a Lua.
Um eclipse é o obscurecimento parcial ou total de um astro, pela interposição de um outro astro. Nas observações diretas do céu, pela sua magnitude, os eclipses mais notáveis são os do Sol e da Lua.
Como fonte luminosa do Sistema Solar, o Sol ilumina a Terra e a Lua, e, em decorrência disto, a Terra e seu satélite projetam sombras no espaço. Em constante movimento, nosso planeta e seu satélite ocupam diferentes posições no espaço e, em certas ocasiões, elas resultam no belo espetáculo do eclipse. Quando a Terra intercepta a sombra da Lua, há um eclipse solar.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Se o disco inteiro do Sol está atrás da Lua, o eclipse é total. Caso contrário, é parcial. Se a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), o diâmetro da Lua é menor que o do Sol, e ocorre um eclipse anular.

Retirado de: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm e http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html (consultado dia 05/11/2009, as 09hrs e 44 min.)

Estratégia
Na aula de hoje usaremos uma atividade experimental em que os próprios alunos farão uma demonstração de como ocorre um eclipse solar.

Atividade Experimental – Demonstrando um Eclipse Solar

Material Necessário
- Uma bola de isopor ou uma bola de futebol
- Uma lanterna média

Professor, escolha dois alunos, um para representar o Sol e outro a Terra, enquanto a Lua será representada pela bola de isopor. Com a sala em penumbra ou escura, posicione os dois alunos no centro da sala, de modo que eles fiquem como na posição abaixo.

Eclipse Solar

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm (consultado em 07/11/09, às 18h15min).

Peça ao aluno que será a “Terra” para posicionar a “Lua” a sua frente na altura de seu rosto e de frente para o aluno que será o “Sol”, de modo que os três astros fiquem alinhados.

Eclipse Solar

Eclipse Solar

Inicie a discussão com as observações do fenômeno:
Turma, o que está ocorrendo? Qual fase da Lua está representada?
- A Terra ficou com uma parte escura, porque a Lua está na frente do Sol.
- Deve ser a Lua Cheia.
- Eu acho que é a Lua Nova, porque daqui da Terra não dá para vê-la.

Muito bem! Percebemos que a Lua ficou entre a Terra e o Sol, e embora seja menor que os dois astros, ela consegue tapar a luz do Sol que chega até a Terra, em alguns locais do planeta, então estes locais escuros da Terra ficarão sem luz, não verão o Sol. Este fenômeno é chamado Eclipse Solar. Um eclipse é o obscurecimento parcial ou total de um astro, pela interposição de outro astro. Neste caso, então, o Sol escurece porque sua luz não consegue chegar para iluminar a Terra, pois a Lua faz sombra. Mas se não houvesse o alinhamento dos três astros, quer dizer, se a Lua estivesse um pouco deslocada, teríamos uma fase da Lua. Vamos fazer o experimento mostrando a Lua sem alinhar com a Terra?


Lua Nova

Fotos: Priscila Barbosa Peixoto

E agora, qual fase da Lua temos então?
- Agora dá para ver direitinho que é a Lua Nova!
Vocês perceberam que isso ocorreu quando a Lua estava entre a Terra e o Sol, o que representa a Fase da Lua chamada Nova. Isso significa que sem alinharem, a Lua teria sua face iluminada, do lado oposto ao lado voltado para a Terra, ou seja, não veríamos o reflexo da luz do Sol na Lua.

Texto complementar
Professor, entregue para os alunos um pequeno texto complementar, com algumas curiosidades sobre o eclipse, e explore com os alunos suas dúvidas sobre o assunto.

Eclipse
Eclipse significa o desaparecimento aparente e temporário de um corpo celeste pela interposição de outro. A palavra vem do grego ekleipsis, que significa desmaio.
O astro interceptado escurece, como se sofresse um desmaio, daí o designativo de origem grega, que se costuma reservar para os casos do Sol e da Lua, embora também ocorram eclipses entre outros astros, como os satélites de Júpiter ou mesmo entre estrelas distantes.
Mistério revelador

Para muitas pessoas os eclipses evocam mistério, mas para a ciência eles servem justamente para desvendá-los. Mas a principal contribuição científica dos eclipses solares sem dúvida está nos estudos da atmosfera solar, que se torna visível durante os poucos minutos da escuridão diurna propiciada por um eclipse total.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Professor, após a leitura e interpretação do texto na aula, entregue aos alunos algumas questões relativas ao assunto abordado na aula, de forma que possa avaliar se a construção de conhecimentos foi satisfatória.

1. O que significa a palavra eclipse?
2. Por que acontecem os eclipses?
3. Temos eclipses de quais astros?
4. Qual a principal contribuição dos eclipses solares para os cientistas?
5. Faça um desenho representando o eclipse solar.

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