Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estatística – Medida de tendência central

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Calcular média aritmética
  • Determinar a moda
  • Calcular a mediana
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • População e amostra
  • Frequência
Estratégias e recursos da aula

               Professor, no laboratório de informática, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situação para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:

     Considere os preços do litro de gasolina coletados em seis postos de uma cidade: R$ 1,99; R$ 2,08; R$ 2,03; R$ 2,05; R$ 1,98 e R$ 1,99.

          a) A média de preços

          b) A moda

          c) A mediana

               De um tempo para que eles possam discutir. Peça a eles que registrem as soluções encontradas, em seguida, peça a eles que pesquisem sobre o assunto “Medidas de tendência central”, como exemplo, citamos alguns sítios:

               Professor, converse com seus alunos e questione:

        • O que representa a média aritmética dos valores de uma lista?
        •  A média ponderada simplifica o cálculo da média aritmética?
        • O que é moda?
        • E mediana?

               Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exercícios estão disponíveis em:

Peça a eles que respondam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de cálculo ou na calculadora científica.

               Outro recurso disponível aos alunos é a calculadora científica. Existem diversos modelos de calculadoras científicas. Entre os diversos modelos, o mais utilizado pelos meus alunos e a Kenko 105-B, mas qualquer calculadora científica pode ser utilizada, basta seguir as orientações do manual.

Por exemplo: Da população {89, 45, 36}, calcule o somatório dos valores, a média aritmética, o somatório dos valores ao quadrado, a variância e o desvio padrão.

               Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exercícios estão disponíveis em:

Peça a eles que respondam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de cálculo ou na calculadora científica.

                Em seguida, coloque alguns exemplos para que eles possam praticar um pouco sobre o cálculo. Utilize uma planilha de cálculo disponível nos computadores do laboratório. Tire as dúvidas que por ventura ainda persistirem.

                Professor, proponha atividades para seus alunos possam aplicar o conhecimento sobre o assunto, por exemplo:

Atividade 1:

                Uma atividade interessante é fazer uma pesquisa a respeito dos desejos e necessidades dos alunos da escola que dará subsídios para que a direção possa elaborar o Plano Político e Pedagógico. Nesta atividade, separe alunos em grupos, de no máx imo 8 pessoas. Eles devem:

          · Planejar è Elaborar um documento onde eles vão descrever:

               * Como eles planejam fazer?

               * Como os resultados serão avaliados?

               * Que diferença o projeto trará para escola.

          · Executar è coletar, organizar, resumir, analisar.

          · Divulgar è apresentar dados em relatórios e/ou seminários.

Professor, em “recursos complementares”, existem alguns sítios que trazem informações sobre como orienta na elaboração de um projeto de pesquisa.

Atividade 2:

               Outra atividade, esta interdisciplinar, com os Professores de Educação Física seria realizar a estatística dos jogos das diversas modalidades esportivas. Abaixo citamos alguns links disponíveis para organizar esta atividade:

                    · Basquetebol, http://calipolensebasket.wordpress.com/2008/01/07/como-fazer-a-estatistica-num-jogo-de-basquetebol/

                    · Voleibol, http://www.ese.ipvc.pt/dmh/Projectos/estat_voleibol.htm. Veja o esquema high tech do técnico Bernardinho para monitorar a equipe e os adversários na quadra emhttp://info.abril.com.br/edicoes/224/arquivos/4746_1.shl.

Fonte: http://www.melhordovolei.com.br/imagens_entrevistas/robertinha/estadao.jpg

Sendo que para realizar esta atividade, será necessária toda a organização e planejamento mencionados atividade 1.

               Professor, pode-se também utilizar um atividade lúdica on-line que para os alunos do Ensino Médio esta disponível em

http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/Gloria3ciclo/gloria.htm e para os alunos do Ensino Fundamental – Final esta disponível em http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/GloriaSecundario/gloria.htm.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

  • Atividades em sala.
  • Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs sobre o assunto. Caso queira utilizar algum Blog já existente, sugerimos o seguinte http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090615065308AApbXzO
  • Webquest: http://www.webquestbrasil.org/
  • Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
  • Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
  • Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, exercícios virtuais. Acesse http://www4.escola24h.com.br/.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • thiago , colegio cecilia meireles , Bahia - dijo:
    thiaguinholima3@hotmail.com

    08/07/2010

    Três estrelas

    so faltou as respostas dos cauculos propostospara fascilitar o estudo


  • Dinho Cruz, NTE - LAGARTO , Sergipe - dijo:
    dinhocgs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante o jogo Glória da Estatística, mas a contagem de tempo para responder é muito rápida e na distribuição Linux Educacional 2.0 as palavras com (ç) acentuação sai criptografadas. Mas o jogo é muito interessante, parabéns para quem o desenvolveu! Abraço!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.