25/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Professor, no laboratório de informática, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situação para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:
Considere os preços do litro de gasolina coletados em seis postos de uma cidade: R$ 1,99; R$ 2,08; R$ 2,03; R$ 2,05; R$ 1,98 e R$ 1,99.
a) A média de preços
b) A moda
c) A mediana
De um tempo para que eles possam discutir. Peça a eles que registrem as soluções encontradas, em seguida, peça a eles que pesquisem sobre o assunto “Medidas de tendência central”, como exemplo, citamos alguns sítios:
Professor, converse com seus alunos e questione:
Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exercícios estão disponíveis em:
Peça a eles que respondam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de cálculo ou na calculadora científica.
Outro recurso disponível aos alunos é a calculadora científica. Existem diversos modelos de calculadoras científicas. Entre os diversos modelos, o mais utilizado pelos meus alunos e a Kenko 105-B, mas qualquer calculadora científica pode ser utilizada, basta seguir as orientações do manual.
Por exemplo: Da população {89, 45, 36}, calcule o somatório dos valores, a média aritmética, o somatório dos valores ao quadrado, a variância e o desvio padrão.
Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exercícios estão disponíveis em:
Peça a eles que respondam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de cálculo ou na calculadora científica.
Em seguida, coloque alguns exemplos para que eles possam praticar um pouco sobre o cálculo. Utilize uma planilha de cálculo disponível nos computadores do laboratório. Tire as dúvidas que por ventura ainda persistirem.
Professor, proponha atividades para seus alunos possam aplicar o conhecimento sobre o assunto, por exemplo:
Atividade 1:
Uma atividade interessante é fazer uma pesquisa a respeito dos desejos e necessidades dos alunos da escola que dará subsídios para que a direção possa elaborar o Plano Político e Pedagógico. Nesta atividade, separe alunos em grupos, de no máx imo 8 pessoas. Eles devem:
· Planejar è Elaborar um documento onde eles vão descrever:
* Como eles planejam fazer?
* Como os resultados serão avaliados?
* Que diferença o projeto trará para escola.
· Executar è coletar, organizar, resumir, analisar.
· Divulgar è apresentar dados em relatórios e/ou seminários.
Professor, em “recursos complementares”, existem alguns sítios que trazem informações sobre como orienta na elaboração de um projeto de pesquisa.
Atividade 2:
Outra atividade, esta interdisciplinar, com os Professores de Educação Física seria realizar a estatística dos jogos das diversas modalidades esportivas. Abaixo citamos alguns links disponíveis para organizar esta atividade:
· Basquetebol, http://calipolensebasket.wordpress.com/2008/01/07/como-fazer-a-estatistica-num-jogo-de-basquetebol/
· Voleibol, http://www.ese.ipvc.pt/dmh/Projectos/estat_voleibol.htm. Veja o esquema high tech do técnico Bernardinho para monitorar a equipe e os adversários na quadra emhttp://info.abril.com.br/edicoes/224/arquivos/4746_1.shl.
Fonte: http://www.melhordovolei.com.br/imagens_entrevistas/robertinha/estadao.jpg
Sendo que para realizar esta atividade, será necessária toda a organização e planejamento mencionados atividade 1.
Professor, pode-se também utilizar um atividade lúdica on-line que para os alunos do Ensino Médio esta disponível em
http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/Gloria3ciclo/gloria.htm e para os alunos do Ensino Fundamental – Final esta disponível em http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/GloriaSecundario/gloria.htm.
Elaboração de projeto de pesquisa:
Estatística no Voleibol
Atividades teóricas
Exercícios:
Vídeos:
Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/07/2010
Três estrelasso faltou as respostas dos cauculos propostospara fascilitar o estudo
24/03/2010
Cinco estrelasAchei interessante o jogo Glória da Estatística, mas a contagem de tempo para responder é muito rápida e na distribuição Linux Educacional 2.0 as palavras com (ç) acentuação sai criptografadas. Mas o jogo é muito interessante, parabéns para quem o desenvolveu! Abraço!