25/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá questionar os alunos sobre as obras de arte ou artista que foram abordadas no cinema?
Para complementar a discussão o professor poderá apresentar trechos de filme:
A reportagem da revista Bravo:
Revista Bravo!. Edição 147 – Nov. 2009. Peixonautas – bastidores. http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/peixonauta-bastidores-510124.shtml
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Analisando as obras
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre as diferenças entre as obras:
Ticiano – Baco e Ariadne – 175cm x 190cm
Disponível em: http://cgfa.acropolisinc.com/titian/p-titian11.htm Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Campo com flores perto de Arles, 1888 - Vincent Van Gogh.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8864 Acesso em 16 de Nov. de 2009.
A dança da Vida – Edward Munch – 1899-1900
Disponível em: http://www.edvard-munch.com/Paintings/love/danceOfLife_3.jpg Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Fernand Léger: Elementos mecânicos (1918-23)
Disponível em: http://dspace.upv.es/manakin/bitstream/handle/10251/2003/tesisUPV2765.pdf?sequence=1 Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Agora o professor deverá questionar a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as obras. O professor deverá instigar os alunos sobre o contexto de cada obra: período, mudanças sociais, políticas e econômica da época, aspectos culturais, etc.
Durante a discussão com os alunos sobre as características das obras o professor deverá apresentar a turma algumas informações referentes as obras. Sugerimos o material de apoio: http://estagiocewk.pbworks.com/f/tutorial1conf.pdf
O professor deverá questionar a turma sobre:
Ao término das discussões os alunos deverão fazer um texto individual sobre suas impressões com relação as obras analisadas.
Aula 02: Analisando o vídeo
O professor deverá relembrar a turma as obras analisadas na aula anterior e solicitar que os alunos apresentem seus textos. Durante as apresentações a turma e o professor podem complementar, discutir e sugerir alternativas para os textos.
Após a discussão do texto o professor deverá apresentar o vídeo: Guernica de Marcelo Ricardo Ortiz, disponível em: Experiências inovadoras em artes. http://julianagsouzadias.blogspot.com/2009/11/guernica.html.
Após o vídeo o professor deverá solicitar a turma que identifique as obras e os artistas, qual a relação entre as obras, características da animação e do roteiro, etc.
Agora os alunos deverão escolher um artista e/ou um grupo de obra s que t enham alguma relação (histórico, política, socia l, econômica e/ ou cultural) e pesquisar sobre o artista e o contexto da obra.
Atenção Professor! Essa atividade pode ser elaborada em dupla ou trios. Reserve o laboratório de informática da escola com acesso a Internet e se possível um scanner para digitalizar os desenhos dos alunos. Selecione alguns livros de arte e sites para orientar os alunos durante a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre História da Arte.
Nesse momento defina com a turma a duração das apresentações, a ordem das apresentações e os critérios de avaliação que serão utilizados. Em Avaliação sugerimos alguns critérios.
No p rimeiro momento após a escolha dos artistas os grupos deverão realizar a pesquisa e apresentar para turma:
Para essa atividade os alunos poderão utilizar o Google Docs para sistematizar as informações da apresentação. O Google Docs está disponível em: http://docs.google.com/
Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar o Google Docs indicamos o tutorial: “Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs”, disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Aula 03: Apresentação da pesquisa
Os grupos deverão iniciar as apresentações de acordo com a ordem definida na aula anterior. Ao término de cada apresentação o professor deverá complementar o tema do grupo, questionar alguns pontos confusos, sugerir materiais de apoio, etc. É importante que os outros alunos interajam com os grupos durante as apresentações.
Aula 04: Elaboração do roteiro
Agora os grupos deverão se reunir e com base na pesquisa realizada deverão elaborar o roteiro.
O professor deverá apresentar para a turma as características principais do roteiro.
Sugerimos alguns textos para reflexão do professor:
Atenção professor! Os alunos podem utilizar diversas técnicas (desenho, colagem, massinha, etc.) para produzir suas animações. Apresente a eles os pontos positivos e negativos de cada técnica: material utilizado, processo, edição, recursos necessários x recursos disponíveis, etc.
Aula 05: Iniciando a produção
Os grupos deverão iniciar a produção de suas animações com base no roteiro elaborado na aula anterior. Cada grupo deverá possuir o material necessário para elaboração e conclusão da atividade, dessa forma irá evitar transtornos c om a falta d e material.
Sugerimos que o professor reserve mais 1 aula para conclusão das atividades.
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.
Prática social final do conteúdo:Mostra de animação
No dia da apresentação dos vídeos o professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar toda a comunidade escolar. Os grupos poderão criar cartazes divulgando seu trabalho, postar um trailler na internet, etc.
Antes de cada apresentação o representante de cada equipe deverá informar ao público o artista e obra utilizada, de qual período e o motivo da escolha.
Sugestão de avaliação:
Critérios |
Satisfatório (85 – 100) |
Regular (65 – 85) |
Insuf iciente (50 – 65) |
Participação do aluno durante as discussões |
Participou das discussões em todas as aulas emitindo comentários per tinentes ao tema |
Participou das discussões em algumas aulas emitindo comentários pertinentes ao tema |
Participou das discussões em algumas aulas emitindo comentários irrelevantes ao tema |
Envolvimento com as atividades |
Apresentou todas as atividades dentro do prazo e no formato solicitado |
Apresentou algumas atividades dentro do prazo e fora do formato solicitado |
Apresentou algumas atividades fora do prazo |
Responsabilidade com o trabalho e com o grupo |
Realizou todas as tarefas recebidas no prazo e no formato solicitado contribuindo totalmente para o grupo |
Realizou algumas das tarefas receb idas, fora do prazo e no formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo |
Não realizou algumas das tarefas recebidas, e outras fora do formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo |
Abordagem do tema |
O grupo abordou o tema em profundidade |
O grupo abordou o tema nos pontos básicos (comum) |
O grupo abordou o tema com superficialidade (não atingiu os pontos básicos) |
Domínio da técnica |
Destreza no domínio da técnica utilizando os recursos com qualidade e inovação |
Destreza no domínio da técnica |
Dificuldades em utilizar a técnica escolhida |
Clareza na compreensão do tema |
O tema foi apresentado de forma clara e concisa |
O tema foi apresentado com algumas dificuldades |
O tema foi apresentado com algumas dificuldades e erros de informação |
Articulação das ideias |
O conteúdo foi bem articulado |
Dificuldades para articular o conteúdo |
Conteúdo desarticulado |
Qualidade na apresentação (capricho, qualidade e inovação) |
Trabalho caprichado, limpo, criativo e corresponde a técnica proposta |
Trabalho criativo com dificuldades na técnica proposta |
Trabalho sem capricho e com pouca criatividade |
Prazo de entrega |
Entregou no prazo |
Entregou no prazo mas incompleto |
Entrega fora do prazo e incompleto |
Nome | Tipo |
---|---|
Produção do longa de animação "Tarsilinha" começa em agosto:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u594921.shtml
Tiziano: http://www.pitoresco.com.br/universal/tiziano/tiziano.htm
Edvard Munch: http://www.edvard-munch.com/gallery/love/danceOfLife.htm
Fernand Léger: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernand_L%C3%A9ger
Fernand Léger: http://www.ricci-arte.biz/pt/Fernand-Leger-10.htm
TV Pinguin: http://www.tvpinguim.com.br/portugues/
Ocaiw: http://www.ocaiw.com/index.php?lang=pt
Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/
Professor, em Estratégias da aula sugerimos alguns critérios de avaliação para que seja apresentado e discutido com a turma, de forma que os alunos participem ativamente do processo de avaliação.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei ótima essa aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o mado como voc~es colocaram a exposição da aula trabalhei semelhante com o 6º ano o ano passado e eles adoraram, aprofundei um pouquinho na arte contemporânea atual foi muito interessante.Aproveitando estes tipos de aulas estou precisando de ajuda em uma pesquisa sobre a hsitória ou origem do biscoito de polvilho no mundo e em mg se vocês poderem me ajudar emviem para mim no meu imail acima antecidadamente agradeço
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o mado como voc~es colocaram a exposição da aula trabalhei semelhante com o 6º ano o ano passado e eles adoraram, aprofundei um pouquinho na arte contemporânea atual foi muito interessante.Aproveitando estes tipos de aulas estou precisando de ajuda em uma pesquisa sobre a hsitória ou origem do biscoito de polvilho no mundo e em mg se vocês poderem me ajudar emviem para mim no meu imail acima antecidadamente agradeço
24/03/2010
Cinco estrelasO envolvimento da turma na construção da propria arte com base em estudos anteriores, torna o processo mais significativo. Parabéns!