Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A história da arte e a história das cidades

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer alguns movimentos importantes da história da arte e as obras dos principais artistas;
  • identificar a influência do contexto histórico, social, econômico e político nas obras de arte;
  • compreender o contexto histórico que envolve as obras selecionadas
  • criar narrativas com base nas obras e contexto histórico abordado
  • sintetizar as informações no formato história em quadrinhos
  • criar uma animação digital baseado na história em quadrinhos (storyboard)
Duração das atividades
5 a 7 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História da arte: movimentos e principais artistas e obras de cada período
  • roteiro para audiovisual
  • criação de storyboard
  • características da animação digital
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá questionar os alunos sobre as obras de arte ou artista que foram abordadas no cinema?

  • se eles conhecem algum filme?
  • qual o mais polêmico?
  • qual ele mais gostou?
  • qual não gostou?
  • se o contexto abordado no filme corresponde a realidade da obra? etc.

Para complementar a discussão o professor poderá apresentar trechos de filme:

  • O código de Da Vinci – Leonardo Da Vinci
  • Frida Kahlo – Frida Kahlo
  • Agonia e Êxtase – Michelangelo
  • Goya – Goya
  • A moça com o brinco de pérola – Vermmer
  • Os amores de Picasso – Picasso
  • Camille Claudel – Camille Claudel E Rodin

 

A reportagem da revista Bravo:

Revista Bravo!. Edição 147 – Nov. 2009. Peixonautas – bastidores. http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/peixonauta-bastidores-510124.shtml

 

Instrumentalização/desenvolvimento

 

Aula 01: Analisando as obras

 

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre as diferenças entre as obras:

undefined

Ticiano – Baco e Ariadne – 175cm x 190cm

 Disponível em: http://cgfa.acropolisinc.com/titian/p-titian11.htm Acesso em 12 de Nov. de 2009.

Field with flowers near Arles

undefined

Campo com flores perto de Arles, 1888 - Vincent Van Gogh.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8864 Acesso em 16 de Nov. de 2009.

undefined

A dança da Vida – Edward Munch – 1899-1900

Disponível em: http://www.edvard-munch.com/Paintings/love/danceOfLife_3.jpg Acesso em 12 de Nov. de 2009.

 

undefined

Fernand Léger: Elementos mecânicos (1918-23)

Disponível em: http://dspace.upv.es/manakin/bitstream/handle/10251/2003/tesisUPV2765.pdf?sequence=1  Acesso em 12 de Nov. de 2009.

 

Agora o professor deverá questionar a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as obras. O professor deverá instigar os alunos sobre o contexto de cada obra: período, mudanças sociais, políticas e econômica da época, aspectos culturais, etc.

 

Durante a discussão com os alunos sobre as características das obras o professor deverá apresentar a turma algumas informações referentes as obras. Sugerimos o material de apoio: http://estagiocewk.pbworks.com/f/tutorial1conf.pdf

 

O professor deverá questionar a turma sobre:

  • Quais obras foram influenciadas pelo contexto histórico?
  • Quais obras foram influenciadas pela biografia do artista?
  • Quais obras foram influenciadas pelo contexto cultural da época?

 

Ao término das discussões os alunos deverão fazer um texto individual sobre suas impressões com relação as obras analisadas.

 

Aula 02: Analisando o vídeo

O professor deverá relembrar a turma as obras analisadas na aula anterior e solicitar que os alunos apresentem seus textos. Durante as apresentações a turma e o professor podem complementar, discutir e sugerir alternativas para os textos.

 

Após a discussão do texto o professor deverá apresentar o vídeo: Guernica de Marcelo Ricardo Ortiz, disponível em: Experiências inovadoras em artes. http://julianagsouzadias.blogspot.com/2009/11/guernica.html.

 undefined

Após o vídeo o professor deverá solicitar a turma que identifique as obras e os artistas, qual a relação entre as obras, características da animação e do roteiro, etc.

 

Agora os alunos deverão escolher um artista e/ou um grupo de obra s que t enham alguma relação (histórico, política, socia l, econômica e/ ou cultural) e pesquisar sobre o artista e o contexto da obra.

 

Atenção Professor! Essa atividade pode ser elaborada em dupla ou trios. Reserve o laboratório de informática da escola com acesso a Internet e se possível um scanner para digitalizar os desenhos dos alunos. Selecione alguns livros de arte e sites para orientar os alunos durante a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre História da Arte.

Nesse momento defina com a turma a duração das apresentações, a ordem das apresentações e os critérios de avaliação que serão utilizados. Em Avaliação sugerimos alguns critérios.

 

No p rimeiro momento após a escolha dos artistas os grupos deverão realizar a pesquisa e apresentar para turma:

  • Artista (s)
  • Obras (s)
  • Relações
  • Biografia do (s) artista (s)
  • Contexto histórico da (s) obra (s)

 

Para essa atividade os alunos poderão utilizar o Google Docs para sistematizar as informações da apresentação. O Google Docs está disponível em: http://docs.google.com/

Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar o Google Docs indicamos o tutorial: “Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs”, disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm

 

Aula 03: Apresentação da pesquisa

Os grupos deverão iniciar as apresentações de acordo com a ordem definida na aula anterior. Ao término de cada apresentação o professor deverá complementar o tema do grupo, questionar alguns pontos confusos, sugerir materiais de apoio, etc. É importante que os outros alunos interajam com os grupos durante as apresentações.

 

Aula 04: Elaboração do roteiro

Agora os grupos deverão se reunir e com base na pesquisa realizada deverão elaborar o roteiro.

O professor deverá apresentar para a turma as características principais do roteiro.

 

Sugerimos alguns textos para reflexão do professor:

  • GRIBL, H. Roteiro e animação na escola: stop motion como oportunidade. Disponível em: http://www.ggpe.prpg.unicamp.br/teia/material/heitor_gribl/stop_motion_como_aportunidade_pedagogica.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2009.

 

  • STOPINSKI, W. Animando com o gimp. Multimeios na escola. Disponível em: < a rel="externo" href="http://www.diaadia.%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20pr.go%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20v.br/multimeios/modules/noticias/article.php?s%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20toryid=62">http://www.diaadia .pr.gov.br/multimeios/modules/noticias/art icle.php?storyid=62 Acesso em: 15 de Nov. de 2009.

 

Atenção professor! Os alunos podem utilizar diversas técnicas (desenho, colagem, massinha, etc.) para produzir suas animações. Apresente a eles os pontos positivos e negativos de cada técnica: material utilizado, processo, edição, recursos necessários x recursos disponíveis, etc.

 

Aula 05: Iniciando a produção

Os grupos deverão iniciar a produção de suas animações com base no roteiro elaborado na aula anterior. Cada grupo deverá possuir o material necessário para elaboração e conclusão da atividade, dessa forma irá evitar transtornos c om a falta d e material.

Sugerimos que o professor reserve mais 1 aula para conclusão das atividades.

 

Catarse

 

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.

Prática social final do conteúdo:Mostra de animação

No dia da apresentação dos vídeos o professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar toda a comunidade escolar. Os grupos poderão criar cartazes divulgando seu trabalho, postar um trailler na internet, etc.

Antes de cada apresentação o representante de cada equipe deverá informar ao público o artista e obra utilizada, de qual período e o motivo da escolha.

Sugestão de avaliação:

Critérios

Satisfatório (85 – 100)

Regular (65 – 85)

Insuf iciente (50 – 65)

Participação do aluno durante as discussões

Participou das discussões em todas as aulas emitindo comentários per tinentes ao tema

Participou das discussões em algumas aulas emitindo comentários pertinentes ao tema

Participou das discussões em algumas aulas emitindo comentários irrelevantes ao tema

Envolvimento com as atividades

Apresentou todas as atividades dentro do prazo e no formato solicitado

Apresentou algumas atividades dentro do prazo e fora do formato solicitado

Apresentou algumas atividades fora do prazo

Responsabilidade com o trabalho e com o grupo

Realizou todas as tarefas recebidas no prazo e no formato solicitado contribuindo totalmente para o grupo

Realizou algumas das tarefas receb idas, fora do prazo e no formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo

Não realizou algumas das tarefas recebidas, e outras fora do formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo

Abordagem do tema

O grupo abordou o tema em profundidade

O grupo abordou o tema nos pontos básicos (comum)

O grupo abordou o tema com superficialidade (não atingiu os pontos básicos)

Domínio da técnica

Destreza no domínio da técnica utilizando os recursos com qualidade e inovação

Destreza no domínio da técnica

Dificuldades em utilizar a técnica escolhida

Clareza na compreensão do tema

O tema foi apresentado de forma clara e concisa

O tema foi apresentado com algumas dificuldades

O tema foi apresentado com algumas dificuldades e erros de informação

Articulação das ideias

O conteúdo foi bem articulado

Dificuldades para articular o conteúdo

Conteúdo desarticulado

Qualidade na apresentação (capricho, qualidade e inovação)

Trabalho caprichado, limpo, criativo e corresponde a técnica proposta

Trabalho criativo com dificuldades na técnica proposta

Trabalho sem capricho e com pouca criatividade

Prazo de entrega

Entregou no prazo

Entregou no prazo mas incompleto

Entrega fora do prazo e incompleto

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, em Estratégias da aula sugerimos alguns critérios de avaliação para que seja apresentado e discutido com a turma, de forma que os alunos participem ativamente do processo de avaliação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maristela Garcia, Escola estadual 12 de Abril , Mato Grosso - dijo:
    maristela-garcia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima essa aula.


  • Godiva Affonso Teixeira de Godoy Westin, EE VICENTE LANDI JUNIOR , Minas Gerais - dijo:
    godatgw@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o mado como voc~es colocaram a exposição da aula trabalhei semelhante com o 6º ano o ano passado e eles adoraram, aprofundei um pouquinho na arte contemporânea atual foi muito interessante.Aproveitando estes tipos de aulas estou precisando de ajuda em uma pesquisa sobre a hsitória ou origem do biscoito de polvilho no mundo e em mg se vocês poderem me ajudar emviem para mim no meu imail acima antecidadamente agradeço


  • Godiva Affonso Teixeira de Godoy Westin, EE VICENTE LANDI JUNIOR , Minas Gerais - dijo:
    godatgw@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o mado como voc~es colocaram a exposição da aula trabalhei semelhante com o 6º ano o ano passado e eles adoraram, aprofundei um pouquinho na arte contemporânea atual foi muito interessante.Aproveitando estes tipos de aulas estou precisando de ajuda em uma pesquisa sobre a hsitória ou origem do biscoito de polvilho no mundo e em mg se vocês poderem me ajudar emviem para mim no meu imail acima antecidadamente agradeço


  • Lilian Correia Lecuona, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HERLEY MEHL - ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - dijo:
    lilianlecuona@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O envolvimento da turma na construção da propria arte com base em estudos anteriores, torna o processo mais significativo. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.